Vários kits odontológicos do programa federal "Brasil Sorridente" foram encontrados lacrados há duas semanas no lixão da Barroca por uma família moradora do bairro.
Os kits de saúde bucal encontrados são enviados pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros para serem distribuídos entre a população, parte é direcionado para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) e outra parte é distribuída entre as escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A reportagem do site ozildoalves.com.br tentou, por diversas vezes, entrar em contato com o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Aureliano, com o intuito de saber qual é posição da secretaria em relação ao fato, mas infelizmente não obteve êxito.
Cada kit é embalado individualmente contendo uma escova e um creme dental fluoretado 90g (1500 ppm) e apresenta data de validade até março deste ano.
Não se sabe se os kits foram desviados da Secretaria Municipal de Saúde ou simplesmente negligenciados por sua administração, o fato é que, de acordo com pesquisa do Mistério da Saúde, 45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente.
Quando o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, a transferência dos recursos federais é imediatamente suspensa dificultando, assim, a prestação de serviços de qualidade por parte dos municípios.
Os kits encontrados no lixo poderiam garantir a higiene bucal de vários pauloafonsinos. A Secretaria Municipal de Saúde, que tem sido enfaticamente criticada pela população pauloafonsina, se calou diante de tão grave acontecimento.