Assim como no trânsito, o tráfego aquático possui suas regras. Os carros são como as lanchas, as motos são como os jet skis e os pedestres são como os banhista. "As imprudências no mar podem causar acidentes tão graves quanto no trânsito". É o que diz o velejador e medalhista olímpico Lars Grael na campanha de conscientização exibida na TV aberta durante o verão.
Apesar de Paulo Afonso não possuir uma faixa litorânea, o alerta de Lars Grael vale também para a nossa cidade, banhada pelo Rio São Francisco. Ultimamente, a extensão do Canal da PA IV tem sido muito utilizada por condutores de lanchas, bem como tem sido feito o uso de jet skis no Balneário Prainha.
A Marinha é a responsável por delimitar a área para o uso dessas embarcações e equipamentos aquáticos, no entanto, Paulo Afonso não é dotada de uma base que faça esta fiscalização – a base marítima mais próxima fica em Juazeiro. O que pode haver é uma orientação dos Bombeiros, mas não é de responsabilidade da corporação tais ações.
Em entrevista ao Fantástico em fevereiro, o campeão brasileiro de jet-ski, Deniso Casarino, mostrou os perigos do mal uso do equipamento, que tem potência de um carro esportivo, podendo atingir em torno de 120km/h. Ainda segundo ele, os jet skis não tem freio, somente acelerador, e o seu mecanismo de segurança é por meio da chave. Nas proximidades da Prainha tem sido comum encontrar jet skis em uso. Não se sabe se os condutores desses equipamentos foram instruídos para a pilotagem adequada e se possuem habilitação.
Em fevereiro deste ano, uma menina de três anos, que pela primeira vez via o mar, foi morta ao ser atingida por um jet ski, onde um adolescente que não tinha autorização, nem experiência para pilotar o equipamento, foi apontado como o responsável pelo acidente que ocorreu no Litoral de São Paulo. Acompanhe abaixo a reportagem sobre o caso exibida pela Rede Globo no Fantástico:
O que fica é o alerta para os banhistas que frequentam o Balneário Prainha, e também para os condutores destas embarcações, que não só podem estar sujeitos a causar um acidente, mas também podem ser vítimas. "Não deixe que a alegria de alguém morra na praia".