Neste domingo (15), agentes policiais plantonistas na delegacia regional de Delmiro Gouveia receberam uma ligação telefônica de um homem que se dizia juiz de direito e se identificava como Doutor Paulo. Ele queria saber dos policiais quantos detentos existia naquela delegacia e pedia uma relação com o nome de pelo menos dez presos e os contatos de seus familiares.
Desconfiados da farsa, os policiais passaram o telefone para o delegado de plantão que negou repassar as informações para o tal juiz que ainda insistiu e passou a ligação para um suposto desembargador que reforçou o pedido das informações, que segundo ele seria para realizar um levantamento do número de presos existentes nas delegacias da região. O delegado novamente negou a solicitação e encerrou o contato.
Conforme agentes policiais, esta não é a primeira vez que este mesmo homem liga para delegacias do Sertão tentando colher informações de presos. O distrito policial de Ouro Branco teria passado pela mesma situação recentemente, inclusive pelo suposto juiz de direito.
Os policiais alertaram outras delegacias sobre o golpe que para eles seria colher informações de detentos para posteriormente entrar em contato com os familiares deles e realizar chantagens em troca de dinheiro.