A reinauguração da Maternidade – Casa de Parto Normal – do BTN
Por Antônio Galdino (Com informações da Folha Sertaneja)
O fechamento da Maternidade do BTN há alguns meses gerou a maior polêmica na comunidade.
Na reinauguração das novas instalações a Maternidade – Casa de Parto Normal –, que aconteceu na noite do dia 06 de julho, a ênfase dos oradores estava focada no fato de que as antigas instalações não ofereciam condições de um serviço com a qualidade exigida e desejada.
As instalações atuais, conforme declarou o diretor técnico do HMPA, Dr. Juliano, “atendem às exigências para esta finalidade e irão oferecer às parturientes um parto humanizado onde tudo se realiza no mesmo local e com a presença do marido, da mãe, de uma amiga ou parente da parturiente, que ao parir, não precisa mudar para outro quarto. O acompanhante poderá permanecer, no mesmo quarto da mãe, ao lado do seu bebê, durante todo o tempo em que ela ficar na Maternidade, que deverá ser de 24 horas”.
Disse ainda o Dr. Juliano que, “na hipótese de qualquer anormalidade a paciente será transferida imediatamente para o HNAS, que é a referência médica regional, e para isso uma ambulância estará à disposição da Casa de Parto durante 24 horas”, concluiu o médico diretor técnico do HMPA.
No evento, falaram também os vereadores Petrônio Nogueira, Antônio Alexandre e Marcondes Francisco. O vice-prefeito Jugurta e o Anilton Bastos falaram no último ato público tendo em vista as restrições da Justiça Eleitoral, tendo em vista que são candidatos à reeleição em 7 de outubro. Anilton se emocionou, principalmente em dois momentos. Quando se dirigiu a um grupo de gestantes que assistiam ao evento e quando se referiu ao homenageado, Dr. Lourivaldo Emanoel dos Anjos, médico como ele, que trabalhou muitos anos na Chesf, implantou a Medicina do Trabalho na Divisão de Recursos Humanos da APA, quando o professor Antônio Galdino era o gerente deste DRHP e também atuou prestando serviços à prefeitura de Paulo Afonso.
Também foram oradores o médico Luiz Aureliano, ex-secretário de Saúde, que falou de “projetos realizados na gestão do prefeito Anilton e de outros que estão em tramitação e que devem ser liberados brevemente, mas já aprovados, tanto na esfera estadual como na esfera federal”. O médico Luiz de Deus, suplente de Deputado Federal e que já foi diretor do HNAS, prefeito de Paulo Afonso e deputado estadual em quatro legislaturas também falou “da importância de se entregar à população esta nova maternidade, com a estrutura que oferece às parturientes um parto humanizado, assistido pela família em um ambiente físico digno.”
Muito aplaudido foi o atual secretário de Saúde, Kleilson, que falou da sua “satisfação de ver chegar à comunidade deste bairro e todos os outros vizinhos e também dos moradores da zona rural esta Casa de Parto, humanizada, assim como ficamos muito felizes de ver sendo entregue a estas comunidades a Centro de Referências Médicas, também criado nesse bairro há pouco tempo”.
Estavam presentes a segunda esposa do Dr. Lourivaldo, Sra. Maria José e a filha Renata Henrique, que falaram “agradecendo a lembrança do seu nome nesta homenagem prestada pela Prefeitura de Paulo Afonso ao nosso querido Lourivaldo”. Dr. Lourivaldo, chamado de Louro pelos amigos, teve um primeiro casamento com a Professora Noêmia Cortes dos Anjos, ex-diretora do CIEPA e com ela teve dois filhos, hoje, médicos como o pai.