Um dos maiores problemas vividos pelo pauloafonsino hoje diz respeito à rede municipal de saúde. As reclamações da população com relação aos infinitos problemas da área não cessam e o pior é que não se vislumbra nenhuma perspectiva de melhora.
Mantido pela CHESF, que há bastante tempo o relega a uma posição secundária, o Hospital Nair Alves de Souza é alvo de muitas críticas por parte dos pauloafonsinos. Muita gente afirma que a unidade de saúde tem sérios problemas de conservação, falta de médicos e remédios.
As condições de atendimento à população são precárias no Hospital Nair Alves de Souza. Camas enferrujadas, pacientes segurando o próprio soro e pias em péssimo estado de conservação são alguns dos tantos problemas que se pode constatar no hospital.
A questão da infraestrutura do Hospital é algo que não se pode ignorar. Nem mesmo uma mudança na direção da unidade melhorou as condições de atendimento do Nair. A mudança de gestão passa pela necessidade de buscar alternativas, novos caminhos no sentido de melhorar o atual estado da unidade.
Quanto aos problemas de falta de profissionais para prestar atendimento à população, é notória a falha em especial de plantonistas, e se faz urgente melhoria no serviço. Já passa da hora do Ministério Público entrar com uma ação civil pública.