Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta estabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida presidencial, com 41% das intenções de voto, dois pontos a menos do que ele registrou na rodada anterior da pesquisa.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar, com 32%, e flutuou um ponto para baixo no cenário estimulado —quando os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos pré-candidatos.
Com isso, a distância entre Lula e Bolsonaro oscilou para 9 pontos, ante 10 pontos registrados no levantamento divulgado em 27 de junho. A variação ocorre dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em terceiro lugar, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9% das menções; na anterior, ele havia registrado 8%.
Em seguida, aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), com 3%. Felipe D’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) registraram 1% das intenções de voto.
Os pré-candidatos José Maria Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%. Pela margem de erro, todos empatam tecnicamente.
Optaram por nenhuma das opções 4% dos entrevistados, enquanto 2% declararam voto nulo ou branco, e outros 2% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 8 e 10 de julho O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09292/2022.
Primeiro turno
Cenário estimulado
Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 4%
André Janones (Avante): 3%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
José Maria Eymael (DC)*: 0%
Sofia Manzano (PCB)*: 0%
Luciano Bivar (União Brasil)*: 0%
Leonardo Péricles (UP)*: 0%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 2%
* A soma das intenções de voto destes candidatos é de 1%.
Cenário espontâneo
O instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas para a Presidência da República — quando os entrevistados não recebem uma lista prévia com os nomes dos concorrentes. Neste cenário, Lula lidera com 40% das intenções, um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior. Bolsonaro aparece com 30%, um ponto a menos do que na última edição da sondagem BTG/FSB. Ciro Gomes pontua 3% e é seguido por Simone Tebet, com 1%.
Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 3%
Simone Tebet (MDB): 1%
Outros: 2%
Nenhum: 6%
Branco/nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 14%
Segundo turno
Foram apresentados cinco cenários estimulados de segundo turno. Lula venceria Bolsonaro, Ciro e Tebet; o atual presidente perderia para Ciro e empataria com Tebet dentro da margem de erro.
Contra Bolsonaro, o petista oscilou um ponto para cima (foi de 52% para 53%), enquanto o pré-candidato do PL manteve os 37% registrados no levantamento anterior.
Cenário 1
Lula (PT): 53%
Jair Bolsonaro (PL): 37%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 5%
Não sabe/não respondeu: 1%
Cenário 2
Lula (PT): 48%
Ciro Gomes (PDT): 30%
Nenhum: 13%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 1%
Cenário 3
Lula (PT): 52%
Simone Tebet (MDB): 27%
Nenhum: 12% Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 2%
Cenário 4
Ciro Gomes (PDT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 38%
Nenhum: 7%
Branco/nulo: 5%
Não sabe/não respondeu: 1%
Cenário 5
Simone Tebet (MDB): 42%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Nenhum: 10%
Branco/nulo: 6%
Não sabe/não respondeu: 3%
Sobre o instituto
A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas feitas por operadores treinados a eleitores por telefone.
Nunca! kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkk que mentira que lorota boa E tome Bolsonaro vai ser no primeiro turno chupa ptzada comunista kkkk
Depois de um governo tão ruim, a leitura das pesquisas está mais que evidente: A maioria dos brasileiros não desejam mais 04 anos de Bolsonaro como presidente.
Derrotar Bolsonaro no primeiro turno é preciso e é possível.
Moro em Londres e as pessoas ficam abismadas e vem me perguntar se os brasileiros não tem acesso as mesmas notícias que vemos sobre o Brasil pois, para eles, não é aceitável que os brasileiros concordem com um absurdo desse, em que, um ladrão mal visto internacionalmente concorre ao cargo mais alto do país, isso é vergonhoso para o Brasil e para o povo brasileiro.
Michelle. Vocês vivem em qual caverna em Londres? Pois o mundo todo já está sabendo que o julgamento foi parcial e a moral de Sérgio Moro, devido a isso, está tão valiosa quanto a titica de galinha. Saia do esconderijo e venha ver o mundo real onde cloroquina não imuniza contra Covid.
Os pastores do MEC manda lembranças…
Vivo muito bem graças a Deus mas, creio que quem vive em uma caverna é você que, pelo comentário demonstra ser um militante de memória curta que esqueceu os muitos escândalos dos governos do PT e, que não aceita a forma como seu ídolo é realmente visto fora do país e muito menos o contraditório.
Machista, respeite a opinião de uma mulher
Tenho familiares que moram fora do Brasil e é exatamente isso que os estrangeiros dizem quando sabem que Lula, um corrupto envolvido em tantos escândalos de corrupção concorre a presidência
Lula só é bem visto pela imprensa comprada do Brasil pois, internacionalmente vide Reino Unido e demais em países respeitados e “desenvolvidos”” ele é muito mal visto e, não passa de um corrupto que vergonhosmente o povo brasileiro aceitou que fosse autorizado através de manobras jurídicas para concorrer ao cargo mais alto do Brasil e, em nenhum país respeitado, isso jamais aconteceria.
Esses institutos de pesquisa são uma vergonha e sem credibilidade alguma pois, as ruas contradizem todas as pesquisas assim como em 2018 quando estes mesmos institutos tentaram manipular e enganar o povo do mesmo jeito mas sem sucesso, assim como, acontecerá em 2022.
Oxente! Auxílio Brasil de 600 reais???? Era 240, bolsonaro subiu pra 400 e agora 600?? Que seja bem vindo na economia… bota bolsonaro por mais 4 anos..
PT NUNCA MAIS!