24 de agosto de 2025

Lula vai à transposição do rio São Francisco para rebater Bolsonaro

Por

Igor Gadelha - Metrópoles

Ex-presidente visitará transposição no início de agosto para tentar contrapor discurso de Jair Bolsonaro sobre a paternidade da obra

Em pré-campanha ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula fará uma visita a trechos da transposição do rio São Francisco no início de agosto. A viagem, prevista para o dia 4, faz parte de uma estratégia eleitoral do petista para contrapor o discurso do presidente Jair Bolsonaro sobre a paternidade da obra.

Lula pretende visitar trechos do projeto em Jati (CE) e Salgueiro (PE), mesmo roteiro feito por Bolsonaro em fevereiro deste ano. Segundo petistas, a ideia do ex-presidente é usar a viagem para reforçar o discurso de que os governos Lula e Dilma foram responsáveis por mais de 80% das obras da transposição.

Lula baterá na tecla de que, quando Bolsonaro assumiu o governo, em 2019, o projeto já estava quase pronto e de que o atual governo pagou apenas 3% dos valores da obra. O governo Bolsonaro rebate e sustenta ter investido cerca de 24% de tudo que foi desembolsado na transposição desde 2008, quando as obras começaram.

Um dia antes de visar os trechos da transposição do São Francisco, Lula deve cumprir agenda em Teresina, no Piauí, em 3 de agosto. No estado, administrado pelo PT desde 2014, o ex-presidente da República deve participar de eventos sobre segurança alimentar e combate à fome.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Norma says:

    Lula é igual um pai que abandona a família e, anos depois quando os filhos abandonados estão crescidos e bem de vida, ele reaparece querendo dar uma de pai exemplar. Queria ver se ele ia querer visitar se tivesse continuado abandonada como ficou por tantos anos nos governos do PT

  2. Janeide says:

    Por várias vezes andei dentro da obra abandonada do canal que além de não ter pai, não tinha uma gota de água e mentirosamente Lula diz que o projeto é do seu governo. Porém, o projeto é antigo e não pertence a Lula pois, foi concebido em 1985 pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento e, devido a falta de recursos, só foi lançado em 2007, no governo Lula cujo projeto custaria, inicialmente, R$ 4 bilhõese, e, com o passar do tempo, ficou 200% mais caro aos cofres públicos, sendo prevista sua inauguração em 2012 e remarcada para 2016 mas, parada de vez, ficando inconclusa e, devido ao seu abandono pelos governos do PT por tanto tempo, sua estrutura ficou rapidamente deteriorada com a péssima qualidade dos materiais e construção precárias, precisando ser reconstruída em quase sua totalidade pelos governos seguintes que finalmente a retomaram em definitivo.

  3. cris matos says:

    Se ele ficar muito tempo por lá já sabe o que ele vai fazer né?

  4. Anônimo says:

    vocês estāo desesperados kkkkk

  5. Oliveira says:

    Um corrupto condenado e preso por várias instância, SOLTO por amigo supremo, isso é uma VERGONHA.
    Só no Brasil pode acontecer uma situação descabida dessa.
    Esse nine deveria cumprir sua pena em Presídio Federal e não saír por aí gastando o nosso dinheiro com diária de R$ 6.000,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!