29 de julho de 2025

CRÔNICA – Dia do ciclista (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

Por Francisco Nery Júnior

Eles usam a bicicleta para evitar pagar uma tarifa de transporte coletivo que lhes levaria boa parte do salário que ganham. Pedalam de sol a sol e conseguem alguma coisa para as necessidades as mais básicas. Oram e invocam o seu santo para não adoecer, o que lhes confiscaria todo e qualquer centavo ganho e lhes acumularia uma dívida impagável.

A bicicleta é o transporte obrigatório dos nossos operários. Se eles se unissem – os milhares de ciclistas de Paulo Afonso – pela prometida ciclovia, algum poderoso já lhes teria chegado perto. A ciclovia certamente sairia do papel.

A cidade é plana. Não se trata de pistas elaboradas a pó de ouro. O orçamento da cidade é polpudo e engordado pelos royalties da Chesf. O deslocamento urbano de um operário é para ser levado a sério. Mas a ciclovia não sai.

Então, no dia do ciclista, nada de parabéns. Nada de bolodório, nhenhenhém, palavrório ou conversa fiada.

No dia dos ciclistas, pelo menos uma palavra de esperança para um sistema de ciclovias que lhes possa proporcionar um deslocamento seguro para o seu local de trabalho. Para o ciclista esportivo, lazer, saúde e esporte com segurança.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!