Fredson Romero Novaes da Silva, ou Fredson da “Zuê’, ou Fredson do “Diga que valeu” é sem dúvida um dos maiores músicos da história de Paulo Afonso e o compositor que mais conseguiu expandir seu trabalho país a fora. O filho de João Jesuíno da Silva (in memória) e de Maria do Carmo Novaes da Silva tem cinco irmãos: Tânia, Tamares, Telma, Fábio, Flávio. Fredson Romero é casado com Rosana Cristina Brito Novaes e pai de Frederika Novaes Brito.
Depois da parte familiar vamos entrar na trajetória desse camarada que nasceu em Paulo Afonso, mais precisamente na Rua Ribeirão. O músico fez questão de enfatizar durante a nossa entrevista, “Vez por outra para revigorar a alma passo na Rua Ribeirão, isso me faz muito bem”. A formação escolar foi nas escolas da Chesf, Adozindo, Colepa, chegou a ser aprovado na UFPE em primeira fase no curso de Agronomia, porém decidiu seguir na música, bem depois fez Administração na Faculdade Sete de Setembro – FASETE. Sua relação com música começou na verdade em casa através da influência de seu irmão Fábio que tocava violão.
Os primeiros momentos de Fredson com o público aconteceu nos festivais escolares de música aonde aos nove anos foi vencedor cantando o sucesso da época “Eu me rendo” de Fábio Júnior. Daí por diante foi um sucesso atrás do outro. Fredson passou pelas bandas pauloafonsinas: Nostrabanda, Shock, The Brittos, Miragem, que deu origem a Banda Zuê.
A Zuê nasce em família (1992) com a maioria dos músicos e a produção, o primeiro trabalho registrado sai num CD em 1995. Neste trabalho tava lá uma música “Diga que valeu” que anos depois se tornou a música do carnaval da Bahia eternizando-se entre as maiores canções baianas de todos os tempos.
A Zuê, capitaneada por Fredson que era o principal cantor da banda, foi um sucesso. Onde tocou, lotou e a empolgação da galera era fazer parte daquela explosão musical. Em novembro de 1997 um lendário show no Clube Operário – COPA para a gravação do cd ao vivo da Zuê está marcada na memória de quem vivenciou aquela noite. A Zuê fez shows na região e em capitais nordestinas, puxou o bloco TOP, entre outros por carnavais a fora. Tudo aquilo ganhou grandes proporções e a família Zuê resolve colocar na Copa Vela o bloco Bacana. Por alguns carnavais fora de época de Paulo Afonso o Bacana desfilou com Cheiro de Amor, Pinote, Chiclete com Banana, Asa de Águia, além da Zuê é claro.
Voltamos a “Diga que Valeu”, a canção de autoria de Fredson foi gravada pela banda Chiclete com Banana em 1999 numa versão balada para compor uma trilha sonora de novela Global, porém não vingou. Em 2001 o Chiclete que já tocava nas micaretas em versão axé resolve incluí-la em seu disco, pronto, a música se torna um hino na Bahia e é escolhida a canção do carnaval de Salvador daquele ano. “Diga que valeu” recebeu outras gravações principalmente de sertanejos como João Carneiro e Capataz, e João Vitor e Raul.
Mas, Fredson emplacou outros sucessos como Festa na Bahia, que virou trilha sonora do filme “Caminho das Nuvens”, estrelado por Wagner Moura e Claudia Abreu, e a música Cerveja, em parceria com Tonho Copque, gravadas por Banda Mel, e Valeu vá lá por Pimenta Nativa, Ricardo Chaves, entre outros.
Atualmente é empresário musical, faz parte da F3 Promoções Artísticas que comanda os destinos da banda Marreta You Planeta e outros eventos. Fredson lançou recentemente projeto “Fredson Acústico” interpretando canções da música popular brasileira.
“Muitos perguntam por que parei de cantar. E isso é algo que quero retomar, o projeto acústico faz parte desse retorno. Sinto necessidade, certa ansiedade de voltar a cantar”, disse o agora empresário. Sobre as composições revelou, “Estou preparando um material de composições para mostrar, acredito que em breve estará pronto. A cidade de Paulo Afonso tem um valor especial nessa história de sucesso, Paulo Afonso é a minha cidade, é o meu tudo. Já tive oportunidade de sair, mas permaneço com minha base toda aqui: trabalho e família”.
Matéria Extraída da Revista Mais Destaque Nº 27 (Seção Mais Sucesso)
Design Wesley Nunes
Texto AC Zuca
Fotos Janyeicson Christian
Marcos e irmão de macio de nininha. Bota pra ferver.estamos aguardando. 😆😆👍👐