27 de julho de 2025

Porque escrever [bem] para o leitor (Francisco Nery Júnior)      

Por

Redação, sitepa4

Por Francisco Nery Júnior      

Está em Dom Quixote de Cervantes, Miguel de Cervantes Saavedra. Lá estão os benefícios da apresentação ao público de peças e poemas: entretenimento, recreação sadia, controle de irritações causadas pela falta do que fazer. Qualquer peça ou produção, boa ou ruim, continua o texto de Cervantes cuja tradução ofereço ao leitor a partir da versão em inglês de John Rutherford. Nenhuma necessidade de leis ou normas. Qualquer peça ou poema antigo faz o trabalho.

A partir deste ponto, vai a tradução literal do texto que expõe a preocupação da coluna e do site para passar para o leitor produções de qualidade:

“Considerando o exposto, eu responderia que este objetivo seria bem, bem melhor alcançado com boas peças do que peças ruins porque o público que vai assistir a peças inteligentes e bem concebidas termina, ao final, tocado pelos seus atos, instruído por suas verdades, encantado pela ação inerente, mais sábio pelos exemplos contidos, prevenidos contra os vícios e apaixonado pela virtude; posto que uma boa peça [no caso nossa escrita] provocará todas estas reações em qualquer um que venha assisti-la, mesmo o mais simplório. E é quase impossível que uma peça que possua estas qualidades não consiga envolver e entreter, satisfazer e agradar muito mais que uma peça que não as tenha, como a maioria apresentada em nossos dias.”

Daí nossa preocupação com o conteúdo e a forma [o belo]. Este o esforço.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!