Desde que assumiu a Secretaria de Saúde de Jeremoabo, há dois anos, Dr. Risvaldo Varjão Oliveira Júnior, tem se destacado pela dedicação e empenho, na luta pela melhoria da saúde da população. Jeremoabo tem avançado de forma significativa nesta área, graças à capacitação de profissionais e ampliação de serviços. Para o bem de toda a comunidade, os investimentos começam a render bons frutos. Ontem, 23 de janeiro, o Secretário Risvaldo Júnior, em entrevista à Rádio Jeremoabo FM, anunciou que 07 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) de Jeremoabo foram classificadas, pelo Ministério da Saúde, com conceitos máximos de avaliação (Ótimo e Bom). “Pra gente é um grande orgulho. Este resultado, que estamos colhendo hoje na atenção básica, é resultado de um trabalho intenso de dois anos. Sei que outros frutos virão, pois a vontade e o esforço da equipe da secretaria de saúde se juntou ao da Prefeita Anabel, que já está a todo vapor em busca de mais investimentos para a saúde”, comemorou o secretário.
Esta avaliação foi realizada em todo o Brasil, no ano passado, através do Programa de Melhoria e Acesso à Qualidade (Pmaq). Das sete equipes jeremoabenses submetidas à análise, cinco receberam a nota máxima e duas foram avaliadas como boas. A lista ainda não foi divulgada no site do Ministério da Saúde, mas após análise dos resultados recebidos pela secretaria, Jeremoabo deverá ficar com nota de aproveitamento 9,0 ou em segundo lugar na Bahia, considerando todos os municípios do Estado que cadastraram sete equipes ou mais. O município só perdeu para Amargosa.
Para chegar a este resultado, o Ministério da Saúde ouviu a opinião dos usuários sobre o atendimento prestado pelas Equipes de Atenção Básica e observou indicadores como atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.
Secretário de Saúde de Jeremoabo – Dr. Risvaldo Varjão Oliveira Júnior