5 de maio de 2025

Aristóteles Lima Santana – Crítico, Político e Literário

Por

Quem disse que o especial “É da Terra” é só para nativos da Ilha? Aqueles que já fizeram de Paulo Afonso a sua segunda casa e que de alguma forma contribui para o crescimento da cidade, também merecem o nosso destaque. É o caso de Aristóteles Lima Santana.

Com sua família originária de Paripiranga (BA), Aristóteles nasceu na cidade de Antas, outro município do interior da Bahia. Mas é desde muito novinho, em meados de 1974, que o baiano mora em Paulo Afonso. Prestes a completar 42 anos de idade, formado em Pedagogia pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), há uma década e meia Aristóteles atua como professor do Estado. Atualmente ele tem a tarefa de ensinar sociologia aos seus alunos.

Dono de um senso crítico afiado, Totinha, como também é conhecido entre os amigos, já teve uma participação no PCB (Partido Comunista Brasileiro) em 1986. “Em 1986 entro no PT (Partido dos Trabalhadores) e fico até 2005. A crise do mensalão foi a gota d’água para a saída do PT. Estou no momento no PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), embora tenha várias críticas a certas posições do partido”, comentou o professor.

Amante das artes, Aristóteles costuma dizer que é metade Hamlet, metade Macbeth e Robin Hood nas horas vagas. Admirador do rock, jazz, MPB e da música clássica, para o baiano a sua biblioteca é grande e em fase eterna de crescimento. E foi em meio a ela, em companhia de alguns de seus ídolos, o Machado, Tchekhov, Kafka e Poe, que Aristóteles foi aprendendo e tomando gosto pela escrita.

O professor diz que aprendeu rápido a ler e a escrever. Desde os 9 anos que gosta de produzir. “Mas foi a partir de 1990 que comecei a levar a sério esta história de escrever”, aponta. “Histórias Sórdidas de Amor e Contemplação” foi sua primeira coletânea lançada em edição simples há alguns anos. Já em 2012, por uma gráfica local, Aristóteles lançou seu segundo livro, uma reunião de contos intitulada “Viver Neste Mundo”.

Na comunicação pauloafonsina Aristóteles Lima também marca presença com a sua inconfundível personalidade. Desde 1989 que colabora com conteúdos nos jornais de Paulo Afonso. Atualmente ele assina uma coluna no jornal “A Voz dos Municípios”, com circulação intermunicipal. Aristóteles classifica o estilo dos seus artigos como ironia sarcástica e crítica social.

“Em meus artigos não poupo políticos pauloafonsinos, e ao contrário de outros articulistas locais, cito os nomes deles com todas as letras nos meus artigos críticos. Políticos são agentes públicos e devem explicações ao público, incluindo aí o que fazem com o dinheiro público. Não é uma boa forma de arrumar amigos, mas eu já tenho bons amigos”, defende o professor.

Mantenha contato com Aristóteles:

E-MAIL: [email protected]
BLOG: aristoteleslima.blogspot.com
FACE: facebook.com/aristoteles.limasantana

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!