Por Vanélio Oliveira
videoluz.com
Durante a semana passada foi divulgada na Rede Bahia que o programa Aprovado iria exibir um pouco da riqueza cultural da cidade de Paulo Afonso. Isto gerou uma grande expectativa nas pessoas que nutrem simpatia ou amor pela cidade. Quem assistiu ao programa e luta pelo desenvolvimento do turismo da cidade de Paulo Afonso, ao final da exibição ficou com um misto de alegria e frustração.
Alegria por assistir uma bela produção promovendo o talento dos filhos da terra e a nossa cultura para a Bahia e para o mundo. Frustração por não entender qual motivo levou a matéria divulgar o cânion de Canindé em Sergipe, já que os nossos visitantes, aqueles que conhecem as duas extremidades do cânion, acham o passeio dentro do cânion de Paulo Afonso maior e mais belo.
Procuramos saber do proprietário do catamarã de Paulo Afonso se ele recebeu algum ofício solicitando apoio da embarcação, em dezembro de 2012, para realizar a matéria. Ele afirma que não. Em contato com a produção da Rede Bahia, tivemos conhecimento que ninguém na cidade de Paulo Afonso informou que existe o passeio pelos cânions na cidade de Paulo Afonso.
Olhando para esta e outras situações, fica claro que para antiga equipe de turismo da gestão atual, o cânion de Paulo Afonso era um atrativo “inexistente”.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Rede Bahia pela produção e isentá-la qualquer responsabilidade pelo ocorrido. Como também gostaríamos de parabenizar o novo Secretario de Turismo Jacques Fernandes, que em seu primeiro contato com o trade local, agora em 2013, deixou claro que essa prática, onde espaço ou funcionários da prefeitura que direcionavam mídia e visitantes para outros destinos, não mais terão autorização a fazer. A preferência deverá ser sempre a cidade Paulo Afonso.
É com muita esperança que torcemos para que o novo secretário tenha apoio e liberdade para fazer o que precisa ser feito para o turismo de Paulo Afonso decolar. Por que se for seguir a velha filosofia da antiga equipe de turismo da prefeitura só quem continuará aparecendo bem na fita é o passeio no cânion de Canindé.