Mais conhecido como alfaiate o ex- vereador e ex- prefeito de Paulo Afonso Manoel Pereira Neto faleceu na noite desta terça-feira (26) e seu corpo está sendo velado na sede da Maçonaria ao lado da Embasa e seu sepultamento será nesta quarta-feira (27), ás 17h, no cemitério Padre Lourenço no bairro Centenário.
Era Vice-Presidente da Câmara de Vereadores quando o Prefeito Adauto Pereira de Souza apresentou seu pedido de renúncia ao cargo de Prefeito porque desejava candidatar-se a Deputado Estadual. A sua vaga deveria ser ocupado pelo Presidente da Câmara, Vereador Carlos Alberto Alves, uma vez que naquele tempo não havia Vice-Prefeito. O Presidente da Câmara não quis assumir a Prefeitura nesse mandato tampão porque ficaria impossibilitado de concorrer à reeleição para Vereador, que era o seu objetivo. Por essa razão Manoel Pereira, o Vice-Presidente da Câmara, assumiu a chefia do Poder Executivo do Município de Paulo Afonso no dia 15 de setembro de 1966, permanecendo nesse cargo até 28 de dezembro deste mesmo ano, ou seja, exatos 103 dias.
Manoel Pereira cumpriu o mandato dando seqüência às programações já estabelecidas por Adauto Pereira. Cuidou de administrar o pessoal e o patrimônio público municipal, voltou-se , nesse curto espaço de tempo, para o apoio à educação, quase em final de ano letivo e inaugurou a Praça do Trabalhador.
Foi convidado para ser o interventor de Paulo Afonso mas recusou firmemente a proposta, como diz, "em respeito à minha formação política e a coerência com meus princípios de cidadão ".Em 28 de dezembro de 1966 passou a administração municipal à responsabilidade do interventor Tenente João Soares dos Santos, que ficaria no cargo apenas 33 dias, até a posse do novo prefeito, Edson Teixeira, eleito em 15 de novembro de 1966.