Um ambiente sustentável se faz com atitudes sustentáveis, muito temos ouvido sobre a sustentabilidade, mas convenhamos que muito pouco temos praticado e muitos se quer conhece o seu verdadeiro significado.
Conservar e preservar o ambiente em que vivemos para as futuras gerações não requer conhecimento científico e sim uma conscientização daquilo que é óbvio, precisamos nos atentar a realidade ambiental em que vivemos. A problemática ambiental a nível municipal requer maior atenção políticas públicas que viabilizem estratégias significativas de educação ambiental e faça desta uma constante aliada na conservação dos nossos recursos e principalmente a conservação destes.já quem comprovadamente a educação ambiental tem se mostrado bastante eficaz não só na conservação do meio ambiente ,mas como um recurso que melhora a qualidade de vida a nível social,ambiental e educacional. Onde envolve: qualidade de vida (saúde, educação) e por meio da mudança de atitudes uma significativa melhora na educação e o respeito para com o ambiente em que vivemos.
Em Paulo Afonso, cidade reconhecida nacionalmente pelos pontos turísticos, esportes radicais e pela sua organização, tem deixado a desejar a nível de conservação e educação ambiental,notamos esse retrocesso quando o olhamos olhar de respeito com a natureza visitamos alguns pontos turísticos,um exemplo claro é o Parque Belvedere que aclama por uma mobilização maior, superficialmente nada notamos,mas quando observamos as águas centrais daquele espaço nota-se que ali a tempos não é feito uma limpeza naquele espaço onde o lixo divide espaço com os peixes, no lago do boi e a cobra aonde muitos professores e turistas costumam visitar é importante que esses espaços sejam valorizados assim como ás prainhas necessitam de mobilização e conscientização por parte de poder público e dos usuários.
Com já dizia o nosso saudoso Betinho :
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
Herbert de Souza, o Betinho
Uma alternativa para viabilizar estratégias de melhorias para o meio ambiente em nossa cidade seria a parceria entre poder público, privado, universidade e comunidade isso traria benefícios múltiplos para nossa cidade.
Por Iana Lima
(Graduanda do curso de biologia da universidade do estado da Bahia)