A prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte, reuniu todo seu secretariado e o presidente da câmara de vereadores, Nido de Dotor, na manhã dessa terça-feira (23), para a apresentação do Projeto do Plano Diretor, que deverá ser revisto pela secretaria de infraestrutura e serviços públicos, antes de enviá-lo para aprovação pelo poder legislativo.
O articulador territorial, Claudio Ademar, apresentou o projeto e fez questão de frisar, que um dos pontos mais importantes na elaboração do projeto, foi estudar as necessidades do povo. Tudo que foi repassado no projeto teve como base leis que tornam o Plano Diretor legal e a Caixa Econômica já aprovou toda documentação.
O crescimento das cidades exige a adoção de estratégias de planejamento visando à gestão urbana voltada ao desenvolvimento sustentável. Uma das estratégias de planejamento é o Plano Diretor que se constitui num instrumento de ordenamento territorial, voltado para o cumprimento da função social da propriedade e da cidade. As atividades do Plano Diretor têm servido para fortalecer, na comunidade, a ideia de que o aprendizado de uma cultura de conservação do patrimônio seja natural, histórico ou cultural e da construção de uma condição digna de vida é importantíssimo para o sentido de identidade e pertencimento de um povo a um lugar, valorizando seu modo de viver e contribuindo para elevar a autoestima, num município no qual a população tem sido alvo de intervenções impactantes.
Promoção por parte do poder executivo:
Política urbana – Deverá ser implantada pelo órgão gestor municipal de infraestrutura e serviços públicos com a participação do Conselho Municipal da Cidade.
Políticas Setoriais – Habitação de Interesse Social; Meio Ambiente; Saneamento Ambiental; Saúde; Mobilidade; Educação; Assistência Social; Incentivo ao Turismo; Patrimônio Histórico e Cultural; Macrozoneamento Municipal; Solo; Loteamento; Condomínio Residencial; Instrumentos de Desenvolvimento Urbano; Regularização Fundiária; Fundo Municipal da Cidade.