Ex-alunos e professores do antigo Colepa, reunidos no II Encontro de Ex-alunos do Colepa, inauguraram uma placa comemorativa no Campus de Paulo Afonso do IFBA. A aluna mais antiga presente na solenidade, Anaísa, e o Prof. Arleno José de Jesus, diretor do Campus, fizeram o descerramento solene da placa.
O Professor Severino Silva, ex-professor e ex-Administrador de Paulo Afonso, bem como o Prof. Ivus Leal, discursaram na ocasião. Os professores e ex-alunos louvaram o Colepa da era áurea do ensino eficiente que tirou da alma dos alunos toda a potencialidade que vieram a demonstrar mais tarde na vida secular e empresarial, muitos deles na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.
Descendentes de verdadeiros ícones, alguns já falecidos, estiveram presentes. Foram lembrados, além de outros, o Prof. Pimentel, o Capitão Magalhães, Dr. Amaury Menezes, Leonardo, Manoel José, Dona Eudóxia, Profª Etelina e o senhor Paulo.
Em ambiente de saudade, despojados das paixões passadas do dia a dia, os que fizeram o Colepa demonstraram, além de gratidão, o seu profundo agradecimento em ver instalado nas antigas dependências da sua casa de educação, um instituto que só acrescenta à comunidade de Paulo Afonso, o IFBA.
Estão de parabéns os organizadores. Raramente se tem visto um grupo de pessoas – foram quase trezentas –, todas elas, sem exceção, tão desprendidas a demonstrar o seu amor à cidade e à comunidade através da homenagem a uma instituição plantada por sonhadores de sonhos realizáveis como o Professor Pimentel que carregou, ele mesmo, tijolos na cabeça para a construção do Colepa.
Nas fotos, aparece o Prof. Arleno junto à placa comemorativa da visita, Neide e Eufrásia que às vezes davam uma saidinha e iam para o CPA, o filho de Leonardo, fiel escudeiro do Dr. Amaury e Hugo Heitor, cujo desenho de Tiradentes, na quinta série, ofertado com dedicação ao seu professor, está guardado até hoje.
Francisco Nery Júnior