O Núcleo Operacional 12 do Programa Ciência na Escola do Instituto Anísio Teixeira da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em Articulação Institucional com a Diretoria Regional de Educação – DIREC 10 e a Universidade do Estado da Bahia- UNEB/ Campus VIII submeteram Projeto de Pesquisa à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em conformidade ao Edital Nº 028/2012: Práticas Educacionais Inovadoras da Rede Pública da Bahia. Ao todo serão 04 alunas beneficiadas: 02 do Centro de Educação Profissional Territorial de Itaparica II Wilson Pereira e 01 do Colégio Estadual Democrático Quitéria Mª de Jesus de Paulo Afonso e 01 do Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Nordeste Baiano localizado na cidade de Jeremoabo além dos Bolsistas de Iniciação Científica e Apoios Técnicos 2 e 3 para graduandos e graduados da UNEB/Campus VIII.
Alunas bolsistas de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa- FABESP do Centro de Educação Profissional Territorial de Itaparica II Wilson Pereira
Segundo, Ana Cristina Rangel, Articuladora Regional do PCE , os professores e os estudantes precisam partilhar da experiência de que a Ciência é uma das mais úteis ferramentas para resolver problemas, equacionar conflitos, formular o próprio pensamento e compreender o mundo. Aprender a base do pensamento científico é pensar o pensar e entender sua relatividade e seu modo de sustentação. É importante perceber o próprio conhecimento em sua temporalidade histórica, ou seja, aprender que todo conhecimento não é absoluto, mas fruto das possibilidades de uma época e de um campo da ciência, organizado em um contexto histórico, cultural e social. Isso determina como se configura a sustentação metodológica do processo ensino aprendizagem inovado com o objetivo de inserir o discente da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia em contextos de pesquisas do ensino superior, acerca da biodiversidade do Rio São Francisco, a fim de desenvolver aprendizagem significativa através de estratégias inovadoras.
Equipe da DIREC-10
Objetivos Específicos:
1. Aproximar o conhecimento científico acadêmico com as escolas a fim despertar e motivar aos discentes parapesquisa científica organizando o pensamento de maneira lógica e crítica;
2. Trazer os docentes e discentes das escolas regulares para o viver acadêmico;
3. Fazer o uso da pesquisa científica como estratégia inovadora para despertar o aluno na iniciação científica e no seu ingresso na universidade;
4. Utilizar a Coleção de Referência do Rio São Francisco (CRSF) como uma ferramenta de pesquisa;
5. Oportunizar a contextualização de conhecimentos técnicos a partir da utilização do Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras (LAPPEDI) para os discentes e docentes das unidades escolares parceiras;
6. Analisar as amostras de água considerando a riqueza planctônica do rio São Francisco a partir do Laboratório de Análises Químicas, Físicas e Biológicas em Ambientes Aquícolas e do Rio São Francisco (AQUILAB);
7. Conscientizar sobre a importância do rio São Francisco como um ecossistema aquático supridor e mantedor das populações ribeirinhas no suprimento de água e na oferta de alimentos provenientes do pescado.