Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar e o Ministério Público, deflagrada na manhã deste sábado (8), nos municípios de Canapi, Delmiro Gouveia e Manari – PE, resultou na prisão de 14 pessoas, entre elas acusados de assaltos a bancos, tráfico de drogas e roubos de motocicletas.

A ação começou em Canapi, onde um criminoso identificado como “Rafa” reagiu à abordagem policial e trocou tiros com as guarnições. O mesmo foi ferido, mas conseguiu fugir pelo matagal. A arma de fogo que ele portava, um revólver calibre 38, foi apreendida.
Na Comunidade Ipueira foi detido Eluízio Honorário Vilar, conhecido como “Luiz de Tota”, 48, apontado como integrante de uma quadrilha acusada de roubos a bancos. No povoado Carié, ainda naquele município, foi preso Edmilson de Oliveira, vulgo “Galego da Bahia”, 39, que é acusado de tráfico de drogas e roubo de motos.
Ainda em Canapi foram capturados pela polícia Geovane Nunes da Silva (41), Bruno Gomes dos Santos (18), José Luciano Rodrigues Gomes (38); Dernival dos Santos Ferraz (54), Adelson de Jesus (36), Francisco de Jesus “Chico” (28) e Luidson de Souza Silva (21).
A operação se estendeu até o município de Manari, em Pernambuco, onde foram presos Sebastião Souza dos anjos (20), José Marcos Rodrigues Pereira, conhecido como “Marquinhos” (18) e Pedro Rodrigues Pereira.
No povoado Pedrão, em Delmiro Gouveia, foi preso Ulisses de Oliveira Filho, conhecido como “Neném Jiboia”, 47, suspeito de pertencer a um grupo responsável pelo roubo das agências bancárias de Monteirópolis, Craíbas, Carneiros e São José da Tapera. Na ocasião, o caseiro dele, José Fernando Ferreira Alves, também acabou detido.
Ao todo foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e uma pistola, além de uma toca ninja, comumente utilizada em assaltos. Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional (1ª-DRP), em Delmiro Gouveia.
Participaram da operação policiais da Rádio patrulha e do Bope de Maceió, além dos Grupamentos Militares e o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) dos 7º e 9º Batalhões. Ao menos 30 viaturas auxiliaram na investida que contou com mais de 100 policiais.
O trabalho foi desenvolvido pelo delegado Rodrigo Cavalcanti (1ª-DRP), tenente-coronel Joaz Fontes (9º-BPM), promotor de Justiça Luiz Tenório, do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), delegada Ana Luiza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA 1) e coronel Albuquerque, comandante de Polícia da Área 1 (CPA 1).
Os mandados de prisões foram expedidos pelo juiz Orlando Rocha Filho, da Comarca de Delmiro Gouveia, após investigações e solicitação da polícia.
A operação integrada faz parte de um plano de ação determinado pelo secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, pelo delegado-geral da PC, Carlos Reis, pelo coordenador do Gecoc, promotor Alfredo Gaspar e o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, visando o combate sistemático à criminalidade.