NOTA DE ESCLARECIMENTO
No intuito de esclarecer os fatos veiculados na imprensa pauloafonsina, especificamente no site "Chico Sabe Tudo", de forma equivocada e irresponsável na matéria intitulada “Bombeira de Paulo Afonso é humilhada por oficial e passa mal no carnaval de Salvador”, o 15º Grupamento de Bombeiros Militar de Paulo Afonso informa que nenhuma bombeira militar desta unidade foi humilhada nem passou mal durante o Carnaval de Salvador decorrente de situação com oficial. O 15º GBM deslocou para Salvador, para atuar no evento momesco, com um efetivo de 13 (treze) bombeiros, oficiais e praças, dos quais apenas 02 (duas) são soldados do sexo feminino.
O fato mencionado na reportagem do "Chico Sabe Tudo" não aconteceu com uma bombeira de Paulo Afonso, como é afirmado equivocadamente no site. A postagem do facebook apresentada na matéria é do perfil de uma policial militar pertencente a 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), localizada na cidade de Feira de Santana.
É inegável o importante papel que a imprensa exerce em nossa sociedade. Os veículos de comunicação, de qualquer espécie, são instrumentos imprescindíveis para o acesso à informação, sobretudo a internet nos dias atuais, a qual possibilita este acesso de forma instantânea. Todavia, esta mesma imprensa deve prezar pela idoneidade, responsabilidade na veiculação e primar pela veracidade dos fatos. É preciso investigar e confirmar as fontes para não veicular notícias equivocadas e inverídicas que denigrem, maculam e põem em xeque a credibilidade das instituições, dentre elas o Corpo de Bombeiros da Bahia, que possui uma imagem sólida perante a sociedade pauloafonsina e baiana.
O 15º GBM reafirma que a informação veiculada não procede e que nenhuma bombeira de Paulo Afonso foi humilhada durante o Carnaval de Salvador e reforça que a imprensa deve primar pela veracidade e transmitir notícias e informações de maneira segura, cautelosa e responsável.
Isabel Gomes de Souza – Aspirante BM
Assessora de Comunicação Social