A entrevista concedida pelo governador Teotônio Vilela a uma rádio local durante visita ao Canal do Sertão, foi tema do debate realizado durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (27). As críticas foram abertas pelo vereador Edmo Oliveira, que na tribuna demonstrou a sua indignação com a gestão estadual.
O vereador explicou que o governador não tem tido compromisso com os sertanejos. “Não suportamos mais a inércia, a falta de compromisso por parte do governador, que tem tratado os sertanejos com total desprezo”, falou Edmo, ressaltando algumas obras que até o momento não foram concluídas ou realizadas pelo Estado.
O parlamentar falou ainda da postura do ex-secretário de Infraestrutura Marcos Fireman, que acompanhou o governador na visita ao canal. Segundo Edmo, o ex-secretário disse desconhecer que o Hospital Antenor Serpa seria do Estado. “Me causou indignação as colocações do ex-secretário Marcos Fireman em desconhecer a gestão do hospital em Delmiro Gouveia. Este é o homem que quer ser candidato a governador? Se esse cidadão não conhece a cidade, só temos a entender que caso seja eleito vai abandoná-la”, falou.
Vereador Edmo Oliveira
Oliveira falou ainda sobre o descaso do governo com a paralisação da construção das 369 casas das Caraibeirinhas. “O ex-secretário Marco Fireman disse desconhecer os comunicados enviados por esta Casa Legislativa para que prestasse esclarecimentos sobre as 369 casas das Caraibeirinhas. Não concordo com esse descaso, isso é um absurdo”, falou.
Solidário ao colega, o presidente Valdo Sandes registrou também sua indignação com as palavras do ex-secretário. “O que nos entristece é um ex-secretário de Estado, que foi parte no processo da construção das 369 casas dizer que desconhece a obra. É uma falta de respeito”, frisou Valdo. Ele falou ainda sobre o caos na segurança pública e na saúde. “Estamos assistindo um verdadeiro caos na saúde e na segurança pública. Maceió está entre as cidades mais perigosas do país, como noticiou uma emissora. Isso é uma falta de respeito, é um descaso com os alagoanos. O governador vive anunciando obras, mas todas elas são do Governo Federal”, frisou Valdo, parabenizando o vereador Edmo por ter tratado do assunto na reunião.
Vereador Valdo Sandes (Presidente da Câmara)
Os vereadores Edvaldo Nascimento e Pedro Paulo também parabenizaram as colocações do colega Edmo e expuseram algumas situações que demonstram a inoperância do Governo do Estado. Edvaldo falou sobre a situação da educação estadual. “Os professores da rede estadual de ensino nunca foram tão maltratados como estão sendo tratados por este governador Téo”, enfatizou. Pedro Paulo falou ainda sobre a construção das 369 casas e do descaso do Estado. “A população procura uma resposta imediata sobre as 369 casas. São famílias sofrendo, que não merecem passar por isso”, disse.
Pedro Paulo relembrou a Audiência Pública promovida pela Casa Legislativa na sessão do dia 20, que tratou sobre a paralisação das obras das 369 casas e cobrou ainda a presença dos representantes da Caixa Econômica e do Governo do Estado. Diante da indagação, o presidente Valdo explicou que na próxima segunda-feira (31), representantes do município estarão em reunião com equipe dos referidos órgãos onde será deliberado o dia da participação da reunião na Câmara para prestar os esclarecimentos necessários sobre as obras do conjunto habitacional.
Após as explanações, os vereadores apreciaram cinco proposições do vereador Edvaldo Nascimento e um Projeto de Lei do Executivo, que foi enviado às comissões. Ainda estiveram presentes à reunião os vereadores Marcos Costa, Geraldo Xavier, Francisco de Assis (Kinho), Milton Lisboa, Carlos José Bezerra (Gato) e Henriqueta Cardeal.