Em entrevista a imprensa local, o Capitão Adilson, oficial do 20º Batalhão de Polícia Militar, falou sobre os constantes assaltos que persistem e assustam a população de Paulo Afonso há vários meses. Segundo o PM, apesar de terem sido efetuadas algumas prisões de suspeitos, as ações continuam, principalmente nos arredores de algumas instituições de ensino da cidade, como o IFBA, o colégio Sete de Setembro e a Fasete. Centro da cidade, Jardim Bahia e BTN são as principais áreas de atuação dos meliantes.
Os alvos dos bandidos são dinheiro e celulares dos estudantes. Adilson disse que o Batalhão reforçou a segurança nesses locais, inclusive com rondas policiais em motocicletas. Serviço de inteligência ativo e policiais femininas infiltradas no meio estudantil para descobrir os criminosos, também são algumas das medidas utilizadas pela polícia.
O capitão advertiu ainda que os elementos estão agindo com motocicletas. Algumas vítimas informaram que os assaltantes agem com uma Lander azul e uma Titan vermelha.
A onda de assaltos continua deixando a maioria da população preocupada, principalmente os pais de alunos. O próprio capitão Adilson que também tem uma filha que estuda em um das instituições citadas na reportagem, disse que não só pela filha, mas, também para que a tranquilidade e a paz voltem a fazer parte do cotidiano do povo de Paulo Afonso.
É isso que pais e alunos querem e cobram das autoridades que fazem a segurança pública da cidade. Ouça o depoimento de uma estudante:
“Não há policiais suficientes para um patrulhamento mais constante aqui no IFBA. Mas aqui é um local escuro. Ao menos na hora de entrada e saída, seria necessário ter policiais presentes. A presença do chamado PM residente tem dado resultado no que diz respeito a ataques dentro do prédio. O sofrimento é nas imediações. Antes, eram situações mais esporádicas, mas este ano a frequência dos assaltos está bem maior. Nunca um aluno tinha tido celulares e motos roubados. É uma situação realmente preocupante”.