7 de setembro de 2025

Pesquisador mostra acervo do cangaço em Paulo Afonso para toda Bahia

Por

Lampião e Maria Bonita se conheceram na casa onde ela nasceu, em Paulo Afonso (Foto: Divulgação)

A casa onde a primeira-dama do Cangaço nasceu e conheceu Lampião foi cenário de mais uma edição do Conexão Bahia, um projeto que evidencia a cultura e a história do interior baiano. O ator convidado Diogo Baleeiro viajou até Paulo Afonso para conhecer o Museu Casa de Maria Bonita, local aberto à visitação pública, feito de reboco e conservado pela mão de obra local, onde pode ser encontrado o acervo do cangaço.

Quem conta a história do movimento social e revolucionário que aconteceu no Nordeste no final do século 19, em que homens conhecidos como cangaceiros faziam justiça com as próprias mãos, é o historiador e escritor João de Sousa Lima. Ele pesquisa o cangaço há 18 anos e já publicou alguns livros sobre o assunto, incluindo uma biografia sobre Maria Bonita. Algumas peças que constam no acervo são suas.

João conta que era em Paulo Afonso que Lampião tinha trégua dos combates da polícia e onde ele conheceu Maria Bonita, após fazer uma encomenda de lenços. ‘Ela foi a primeira mulher a seguir Lampião e abriu o precedente para que outros levassem suas mulheres pro cangaço’, conta o historiador. A matéria foi veiculada no Mosaico do dia 25.

Reveja matéria com o VÍDEO!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!