Uma caravana de 22 alunos e 04 professores do Curso Técnico de Biocombustíveis do Campus de Paulo Afonso do IFBA realizou uma visita técnica à usina Coruripe, no Estado de Alagoas, nos dias 28 e 29 de novembro.
A visita multidisciplinar, com foco na Automação Industrial, Engenharia Elétrica, Gestão Ambiental, Segurança do Trabalho e Política Ambiental, teve, como objetivo específico, verificar a prática industrial do processamento do etanol e as atividades voltadas para os quesitos de segurança e meio ambiente como complemento às disciplinas teóricas trabalhadas em sala de aula.
Nos dois dias de visita técnica, hospedados confortavelmente em instalações para visitantes da Usina Coruripe, alunos e professores observaram os inúmeros procedimentos tecnológicos aplicados no processamento de açúcar e etanol. Na oportunidade, assistiram a um vídeo institucional sobre o Sistema de Gestão de Qualidade, Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional e Sistema de Gestão Ambiental implantados na usina.
A Usina Coruripe é um exemplo ímpar de gestão e otimização abrangente dos recursos disponíveis como costuma acontecer em alguns setores específicos no Brasil, modelo mesmo para países considerados de primeiro mundo. Objetivando a ênfase na preservação da Natureza, uma reserva ecológica da Mata Atlântica é mantida no perímetro da usina, área legal de preservação denominada Reserva da Biosfera Mata Atlântica – Sítio do Pau Brasil. Como exemplo do aproveitamento dos resíduos gerados, a equipe verificou que a vinhaça resultante dos processos industriais é aproveitada como insumo na irrigação do canavial.
Cada visitante foi brindado com um kit significativo, de caráter eminentemente educativo, composto de bonés e camisetas, um álbum com a catalogação das árvores da Mata Atlântica e uma pasta portfolio e um baú confeccionados pela equipe cooperativa da usina a partir do bagaço da cana moída.
As fotos mostram a área de acesso à usina, localizada próximo ao litoral de Alagoas, uma montanha de açúcar não agregado para exportação e a equipe assistindo ao vídeo institucional. E, por último, a turma logo no início do percurso da trilha ecológica da reserva.