Por 10 votos favoráveis, foi eleita a chapa única encabeçada pelo Vereador João Carlos Teixeira Lima (João de Sizinandes) – como Presidente, composta ainda pelos vereadores Cláudio Pereira Lima (Cláudio da Colônia) como vice-Presidente, Mariel Magalhães como 1º Secretário e Clécio José de Santana (Tinho de Heleno) 2º Secretário. Apenas o vereador Cleodom Alencar (Dom) não compareceu à sessão, que contou com a presença de autoridades locais, funcionários da câmara, parentes e amigos dos candidatos e membros da sociedade civil.
.jpg)
Pronunciamento do Presidente eleito (João Carlos)
A eleição foi secreta, muito embora já tramite naquela casa um projeto de lei de autoria do vereador Mariel Magalhães, que visa abolir o voto secreto, tornando mais transparente as decisões acerca dos assuntos transitórios, por parte de cada vereador, que necessitam passar por votação. O projeto precisa ser apreciado pelos demais vereadores (o que promete ser ainda em 2015), cabendo, posteriormente, ser promulgado ou não.
.jpg)
Pronunciamento do atual Presidente (José Alves)
O atual presidente da casa, vereador José Alves de Almeida, conduziu toda a sessão com sobriedade, atentando ao que prevê o regimento interno da câmara quanto ao certame eleitoral. Ele destacou, brevemente, pontos importantes de sua gestão, que começou em 1º de janeiro de 2013 e se estenderá até o próximo dia 31, como o respeito e a abertura ao diálogo para com seus colegas vereadores e funcionários, a destinação adequada do dinheiro público – o que resultou na aprovação de suas contas de 2013 – entre outros aspectos relevantes.
.jpg)
Vereadores presentes na sessão
O presidente eleito, João Carlos, tem uma vasta experiência como gestor da Câmara, pois esta é a terceira vez que assumirá a cadeira, em seu 4º mandato legislativo. Sua primeira gestão como presidente foi nos anos de 2005 e 2006, sendo reeleito em 2009 (até 2010). Uma das ações que marcou sua administração foi a reforma da Câmara com a construção dos gabinetes parlamentares e banheiros.
.jpg)
Mesa diretora
Logo depois, em 2009, com o apoio da maioria da câmara, protagonizou um dos episódios políticos que para muitos soou como um verdadeiro descalabro, que foi o afastamento temporário do então prefeito, Padre Teles, por indícios de irregularidades fiscais e crime contra os princípios da administração pública em sua administração.
O vereador João Carlos, fez ainda em sua administração, algumas mudanças no que se refere à postura e às formalidades dos vereadores quanto à condução das sessões, o que resultou em uma melhor ordem interna. Sua conduta política e responsabilidade administrativa foi atestada por outros colegas de bancada, como o vereador Eraldo Alves de Matos, em seu 4º mandato legislativo.
.jpg)
Presidente eleito e familiares
Da chapa formada pelo vereador João, apenas ele é veterano como legislador, os demais, estão em seu primeiro mandato, todos eleitos na mesma coligação. Ele é líder do governo na câmara e como tal, as expectativas quanto ao relacionamento dos dois poderes também tendem em proporção. Afinal, João sempre foi um bom apaziguador das situações mais acaloradas entre o governo municipal e a oposição na câmara, mantendo sua irrefutável coesão comunicacional com os demais colegas vereadores.
.jpg)
Vice-presidente, Presidente eleito e amigos
João Carlos sabe que as dificuldades para este 2º biênio não serão poucas, pois os repasses da câmara dependem dos recursos provenientes do governo federal através da prefeitura, situação que não promete ser tão positiva. Portanto, com as receitas desproporcionais às demandas e com despesas flutuantes que oscilam a todo tempo, com promessas de arrochos financeiros por parte do governo federal, para os novos presidentes que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2015, administrar a câmara deverá ser mais do que uma árdua tarefa, mesmo para quem já tem a experiência como aliada, será um verdadeiro desafio.
À nova mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Brígida, fica o renovo dos votos de sucesso e realizações de todos os projetos traçados para o êxito almejado.
Por Paulo Roberto
Fotos: André M. Sandes
Fotos: André M. Sandes