11 de setembro de 2025

A desordem se instalou na Câmara de Vereadores de Coronel João Sá

Por

Por Adalberto Moreno (Jeremoabo Agora)

A desordem se instalou na Câmara de Vereadores de Coronel João Sá. De acordo com o advogado Adalberto Benigno, após vários incidentes registrados, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Coronel João Sá, Cleiton Carlos Passos, mesmo sem ter sido eleito, acompanhado pelo Oficial de Justiça Erinaldo Dantas da Silva e pelo Sargento Lopes, da Polícia Militar, e outras pessoas, arrombou a porta do parlamento e lá se agasalhou, dizendo “quem tem Senador e Deputado forte é quem manda”.

Sem posse legal e sem ordem judicial que lhe permitisse adentrar e administrar o Poder Legislativo, em carreata até a sede do legislativo, o senhor Cleiton e seguidores, sob o som de música provocativa, estampidos de foguetes e regados por farta quantidade de bebida alcoólica, anunciaram que iriam administrar os recursos da Câmara por mais dois anos. O povo está questionando o porquê de decisões tão desencontradas do Tribunal de Justiça da Bahia, ou seja, porque em tão pouco espaço de tempo, diante de tanta prova do direito do senhor Renato Batista, um desembargador desfaz a decisão de outro desembargador sem que houvesse urgência para o caso e sem que houvesse perigo em razão da posse do presidente eleito Renato Batista.

Para Dr. Adalberto não há legalidade. “A posse é ilegal porque, na primeira decisão da Justiça, na Comarca de Jeremoabo, o juiz do caso apenas deixou de conceder a liminar para posse de Renato Batista, mas em nenhum momento concedeu o direito de posse a Claiton Passos. Logo, com a decisão da Desembargadora Maria da Graça Osorio, no sentido de restabelecer a decisão do Juiz de Jeremoabo, o cargo de presidente da Câmara de Coronel João Sá ficou vago. O certo é que o Vereador Cleiton não foi eleito, e, enquanto não se julga o mérito, ou não se determina nova eleição, se for o caso, o Vereador Renato Batista deve permanecer no cargo por ser o mais idoso. Ignorando tudo isso, o Vereador Cleiton Passos tomou posse, ontem, dia 18 de janeiro, no Auditório Municipal, portanto, fora do recinto da Câmara. Dizem que toda essa pressa é em razão do repasse da Câmara, acima de 100 mil reais, que ocorre normalmente no dia 20 de cada mês”. Em entrevista à rádio Jeremoabo FM, nesta segunda-feira, 19, o vereador Katson Abreu, informou que os vereadores da bancada de oposição estão instalados no prédio da Câmara para evitar que os vereadores da situação, liderados por Cleiton, se apossem dos bens materiais e de documentos daquela casa legislativa. “Vamos permanecer em vigília até que a justiça se posicione”.
 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!