O curso de medicina da UNIVASF de Paulo Afonso tem a 57ª maior nota de corte no primeiro dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação mínima exigida para o candidato ingressar no campus de Paulo Afonso é de 756,78, mais de 100 pontos acima da 1ª maior nota de corte que é a da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó com 868,98. As notas de corte sofrem variações diariamente a partir do interesse dos alunos nas vagas.
No curso de medicina da Ufba, a nota de corte é de 776,22, a 29ª nota de corte mais alta no ranking do curso. Na Uesb, em Jequié, os estudantes precisam fazer 773,08 pontos. Na UESC, em Ilhéus, 764,21 pontos; na UFOB, em Barreiras, 762,08; na UNEB, em Salvador, 761,62; e na Univasf, em Paulo Afonso, 756,78.
Os candidatos podem mudar a opção de curso até o fim do prazo de inscrições, no dia 22. A próxima nota de corte deverá ser divulgada às 2 horas desta quarta-feira (21).
Para participar, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não pode ter tirado nota zero na redação.
A nota de corte é o que define a nota mínima para estar dentro dos possíveis selecionados do curso escolhido. Ela é definida baseada nas notas dos candidatos que se inscreveram para aquele curso.
As inscrições para a primeira edição do ano do Sisu começaram na segunda e, até as 22h59 (da Bahia) de quinta-feira (23h59 de Brasília), o candidato pode alterar suas duas opções de curso no site sisu.mec.gov.br.
Não há limite para o número de alterações. O sistema considerará as duas que estiverem selecionadas no encerramento do sistema.
O MEC prevê atualizar as notas de corte sempre às 2h. Este ano, o sistema distribui 205.514 vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país — 13.205 delas na Bahia. Para se inscrever, basta informar no site do Sisu o número de inscrição do Enem e senha.
O sistema vai então obter as informações de rendimento do candidato e fazer o cálculo de acordo com o curso escolhido, que pode dar peso diferente para cada prova do Enem ou dar um bônus para garantir a seleção pelos sistemas de políticas afirmativas.
Cronograma do Sisu
Até 22h59 de quinta-feira Prazo para inscrições no Sisu; estudante pode escolher até dois cursos e mudar as opções até esse horário.
26/1 Resultado da primeira chamada
26/1 a 6/2 Prazo para o candidato participar da lista de espera do curso escolhido.
30/1 a 3/2 Matrícula da chamada regular dos candidatos selecionados na primeira lista