12 de setembro de 2025

O que rolou na Sessão Especial da Câmara Municipal de Paulo Afonso? Veja ‘notinhas’

Por

Na manhã desta segunda-feira (09), a Câmara Municipal de Paulo Afonso, a pedido do ver. Luiz Aureliano (PT) abriu uma exceção para dar espaço às mulheres, em razão do Dia Internacional da Mulher. Estiveram por lá: ex-vereadoras, executivas, autoridades policiais, doutoras, representantes de associações e Marias, iguais em quase tudo na vida. “A pobreza tem cara e endereço certo, nós sabemos disso, nosso público é formado em quase toda sua totalidade por mulheres”, explicou dona Clara, secretaria de Desenvolvimento Social.

Após dar um passo importante e sair de casa para trabalhar, as mulheres estão visivelmente menos submissas e mais atuantes, há um bom tempo. No entanto, as mazelas sociais não deixaram de atingir as representantes femininas, e a tímida presença delas na política só agrava o problema. “Por que nós não somos representadas neste poder?, por que somos tão barristas com nós mesmas? Temos uma projeção acanhada em Paulo Afonso, mesmo com toda contribuição que damos à sociedade. Se perdoa tudo nos homens, mas nós não nos perdoamos” desabafou Gorete Moreira, secretaria administrativa da Casa e uma organizadoras do evento, no discurso mais inflamado do dia.

Além de todas as questões de ordem sociológica, ainda persiste um dado preocupante quando o assunto é violência contra a mulher. É importante quantificar o problema para torná-lo real aos olhos de quem deve elaborar políticas públicas, a cada duas horas uma mulher é morta no mundo. É lamentável que seu lar seja o lugar mais perigoso. “Tenho uma notícia boa para hoje: fui informada na última sexta-feira, pelo secretario de segurança pública da Bahia, que até este, ano a sede da Delegacia da Mulher será construída” informou Mirela, o terreno será doado pela Chesf.

Independentes e resolvidas, nem Amélias nem ativistas, entramos com o pé direito no novo século, o aumento do patrimônio e o peso do eleitorado feminino no país só confirmaram a ascensão que já era esperada. Note-se, ainda falta muito. Acompanhe os melhores momentos da Sessão nas notinhas abaixo:

Luiz Aureliano segue. “Se faz necessário investigar os casos absurdos que aconteceram no HNAS, como uma média de dez partos, pode num único dia ter 16 cesarianas? Trata-se do pacote de consultórios particulares, já existia, fomos nós que acabamos, e isto prejudica quem precisa de cirurgia” reiterou sobre as denuncias que vem fazendo contra administração do hospital.

Edson Oliveira (PP) falou das flores. “Estou com documentos em mãos que comprovam as irregularidades nos radares, e até hoje não temos qualquer posição da prefeitura, ninguém vem esclarecer nada!” falou sobre as famosas multas aplicadas por radares que hoje somam 17 mil, e parte delas, pelo menos as que foram aplicadas até 22 de outubro, estão sob suspeita de irregularidades, como aponta o laudo do IBAMETRO.

Zé Carlos lembrou sua vovó. “Minha vó era quem nos dava a comida, com poucos recursos foi quem nos sustentou. A mulher cria a vida, semeia a esperança e ilumina o caminho”, filosofou. Carlos, assim como os demais colegas, aproveitou para felicitar suas secretárias e funcionarias da Casa.

Flores, chocolates e medalhas na presidência de Irma Leda, era o dia delas. Absolutas na Sessão Especial, as mulheres que ocuparam a Mesa Diretora: dona Clara, Dra. Mirela a vice presidente da OAB, Catarina e a presidente da Sessão, entre outras que estavam na platéia, também foram contempladas com chocolates, medalhas e rosas. A vereadora Leda cumpriu todo protocolo, mas não deixou de falar nas dificuldades do processo político. “Essa história vem desde 1960, e entre os mais de noventa vereadores ao longo do tempo nesta Casa, apenas 10 foram mulheres” observou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!