17 de setembro de 2025

Novo comandante do 20º BPM fala aos vereadores e ‘abre o jogo’ sobre a realidade de Paulo Afonso

Por

O novo comandante da Polícia Militar de Paulo Afonso (20º Batalhão PM), tenente-coronel Bruno Sturaro, acompanhado do major Fernandes, participou da sessão plenária desta segunda-feira, (30), na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso para debater junto com os vereadores a realidade da segurança pública no município.

O comandante foi bastante elogiado pelos presentes. Não só pela clareza e sinceridade das informações, como também pela firmeza de suas palavras quanto ao que pretende executar para combater a criminalidade na região.

O portal ozildoalves.com.br elaborou um resumo do pronunciamento do tenete-coronel Sturaro. Confira:

Plano de trabalho

No nosso plano de trabalho, nós vamos ter metas operacionais, metas administrativas e metas sociais, essas metas sociais são aquelas voltadas para os policiais e também aqueles trabalhos que nós vamos desenvolver junto à sociedade. Peço um pouco de paciência a vocês e acredito que no próximo mês, eu já vou poder estar vindo nessa casa legislativa e apresentar um projeto nosso, um plano de trabalho, e também já vou trazer uma proposta de integração com os demais órgãos de defesa social pra gente buscar essa parceria. A gente trabalha irmanados com os demais poderes do município.

A polícia é espelho para a sociedade

Já fiz uma parada com minha tropa na última sexta-feira, hoje já me reuni novamente com os oficiais, pra dizer a maneira como devemos trabalhar, temos que trabalhar dentro da lei, o policial tem que trabalhar dentro da lei, procurar cumprir as suas obrigações, não só no momento de serviço como também no de folga, até porque, nós somos tidos com espelho, a sociedade observa nosso comportamento, não só trabalhando como quando está de folga.

As viaturas de Paulo Afonso são obsoletas e não deveriam mais circular

Eu posso adiantar apenas que por determinação do comando geral a nossa ideia e a nossa premissa do nosso plano de trabalho vai ser a questão do policiamento comunitário. A gente sabe que anteriormente aqui no município tinha algum tipo de atividade, entre aspas, já funcionava como se fosse um policiamento comunitário, o Ronda no Bairro, infelizmente hoje, a gente está com dificuldade de fazer, por diversos aspectos, alguns a gente pode comentar com vocês e outros não, mas, nós temos uma frota de viaturas muito antiga, uma frota muito obsoleta, veículos que se fossem na região metropolitana de Salvador já não estavam mais trabalhando, lá se trabalha com uma frota de no máximo dois anos, nossos veículos já estão fazendo seis anos de vida, são veículos que quebram muito, a gente tem que estar sempre consertando, hoje o nosso ponto forte são as motocicletas. 

(Comandante Bruno Sturaro na tribuna da câmara – crédito foto: www.ozildoalves.com.br)

Efetivo era maior há dez anos

A questão do nosso efetivo também, eu acredito que há dez anos atrás o efetivo daqui era muito maior do que hoje, quando o crime não tinha tomado essa proporção. Estive conversando com o coronel Osival, foi quem me passou o comando, ele passou sete meses, através do comando geral foi deslocado um reforço de policiamento, até porque hoje o que nós temos para atender o município de Paulo Afonso, eu considero insuficiente pela sua magnitude, nós temos um comércio muito grande, nós temos bairros periféricos que realmente carecem de muitas melhorias na questão de segurança pública como também em áreas sociais.

Em busca de melhorias

A partir de amanhã estou indo a Salvador para uma reunião com o comandante geral em buscas de melhorias para o nosso batalhão. Eu preciso melhorar a questão visual do quartel, eu preciso melhorar a qualidade do trabalho do meu policial, tem muita coisa que a gente precisa fazer também dentro do quartel, até porque estimula o policial, quando você se sente bem na sua casa, você se tem orgulho do seu batalhão, logicamente isso vai refletir lá fora.

Eu costumo abraçar e amar a cidade em que sirvo

Então não vai ser fácil pra mim, mas, uma coisa que não vai faltar é vontade e empenho, tenho certeza disso. Eu costumo ser muito presente nessa questão de segurança pública, costumo abraçar e amar a cidade que eu sirvo.

Considerações finais

Que seja também convidada a polícia civil para participar, porque nossa intenção é essa, trabalhar com transparência, estar sempre prestando contas nessa casa, porque quando eu presto contas nessa casa do que eu estou fazendo, estou fazendo para a sociedade local e toda vez que me convidar, eu estarei aqui para participar, toda vez que for arguido jamais vou me negar a prestar informações, a não ser que sejam assuntos sigilosos. Estamos abertos não só a indicações como também a sugestões.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!