O deputado federal Mário Negromonte Jr. esteve em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e com presidente da CODEVASF, Dr. Elmo Vaz, tratando de diversos assuntos.
Primeiro cobraram o pagamento dos contratos dos perímetros de Itaparica, que abrange os municípios de Curaçá, Abaré, Rodelas e Glória, com área irrigada de 6 mil hectares. Após essa solicitação, a CODEVASF pagou mais de R$ 2 milhões em débitos às concessionárias de energia elétrica, quitando as despesas de janeiro de 2015, suspendendo a possibilidade de interrupção do fornecimento de energia nos perímetros de irrigação de Itaparica.
A interrupção atingiria 18 mil hectares de culturas implantadas que geram um PIB agrícola de R$ 200 milhões para a região. “Continuaremos lutando para que a CODEVASF honre os pagamentos dos contratos operacionais do sistema” afirmou Negromonte Jr.
O parlamentar e sua comitiva também tratou de outros pleitos do Vale do São Francisco. “Para Sobradinho solicitamos a captação de água para o Canal Serra da Batateira e para 12 Associações de Crédito Fundiário, a limpeza do leito do riacho Tatauí e a modernização do sistema de irrigação do projeto Tataui I, que hoje sofre com o nível do Rio São Francisco, e consequente com a falta de água. Para Glória, solicitamos a complementação do projeto básico do sistema de esgotamento sanitário, assim como também a implantação do sistema simplificado de esgotamento em Chorrochó e a Barragem do Careta localizada entre os municípios de Macururé e Chorrochó.”