A camisa do Bahia ele ganhou antes mesmo de nascer. Aos 4 anos, aprendeu a ler. Aos 6, o menino Francisco Rigueira de Araújo já dá aula. Com a ajuda dos pais, o “professor Francisco”, alcunha do garoto em seu canal recém-criado no YouTube, gravou um vídeo no qual explica de maneira didática e infantil a matemática do acesso tricolor na última rodada da Série B.
“A aula de hoje é matemática”, anuncia o pequeno Francisco antes da lição com duração de um minuto, em que explica o que o Bahia precisa fazer na disputa com Vasco e Náutico pelas duas últimas vagas na Série A 2017.
A aula termina com um recado para os jogadores do Bahia, que enfrentam o Atlético Goianiense no sábado (26), em Goiânia. “Não precisa fazer conta. É jogar, chutar, fazer gol, gritar, emocionar. É só jogar pra vencer. Vocês conseguem, vamos ganhar. Bora Baêa!”, conclui o entusiasmado professor torcedor.
“Como ele é muito fanático pelo Bahia, fez esse programa na esperança de compartilhar e poder chegar aos jogadores. Ele acompanha a Série B, sabe a escalação. Recentemente nós fomos em um aniversário e ele parou pra dar uma aula às outras crianças”, conta a publicitária Priscilla Rigueira, mãe orgulhosa. O fanatismo Francisco certamente puxou do pai, o também publicitário Leandro Araújo. Junto, o casal edita as aulas que vão de matemática a geografia, biologia e ciências em explicações sobre o Pantanal, tubarões, sistema solar e as capitais dos países.
O Bahia garante o acesso com empate ou vitória. Em caso de derrota, precisa que o Vasco não ganhe do Ceará, no Maracanã, ou que o Náutico não vença o Oeste, na Arena Pernambuco. Todos os jogos começam às 16h30 de sábado (26).