16 de setembro de 2025

Comerciários reagem, sindicato ‘detona’ responsáveis por lei e lança a campanha “Devolva Nosso Sábado!”

Por

IVONE LIMA (PA4.COM.BR)

Foi aprovado na Câmara Municipal de Paulo Afonso, entre o natal e o ano novo do ano passado, um projeto de lei que segundo seu autor, o vereador Marcondes Francisco (PSD), ‘atualizaria’ a lei que já regia o funcionamento do comércio aos sábados.

 

Sancionada em janeiro deste ano pelo prefeito Luiz de Deus (PSD) a lei municipal Nº 1.355 faculta a abertura do comércio aos sábados, até as 18 horas.

 

Entrevista concedida a mim, para o ‘Radar 89’, da Del.

No dia da discussão final e consequente aprovação, para que se faça justiça, o então vereador Regivaldo Coriolano (PT) foi prontamente contrário e se absteve. Alegou que faltou discussão mais aprofundada. Seguiram seu voto: Bero do Jardim Bahia (PT), José Carlos (PRB), Antônio Alexandre  e Luiz Aureliano, ambos do PMDB, porém, o projeto passou, os cinco se abstiveram e nove vereadores votaram a favor.

 

LEIA TAMBÉM: Comércio de Paulo Afonso funcionará aos sábados das 8h às 18h, a partir do dia 29 de abril

″A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso), começou a divulgar que a partir do próximo dia 28 o comércio passa a funcionar nos dois horários, eu ressalvo que não é bem assim, nós vamos dialogar, muitos comerciantes não vão aderir a este horário″, adiantou o presidente do Sindicato dos Comerciários, Adauto Alves, em entrevista ao programa ‘Radar 89’, da rádio Delmiro FM, nesta terça-feira (18).

 

Hoje, quarta-feira (19), a partir das 19h30, acontecerá uma assembleia no Sindicato dos Comerciários para uma abordagem mais ampla:

 

″Uma delas, será a discussão da lei 12.790/13, sancionada pela presidente Dilma que regulamenta a profissão de comerciário, por incrível que pareça só foi regulamentada recentemente (…) por exemplo: pode funcionar aos sábados, mas precisa de convenção coletiva que não aconteceu aqui, e de pagar horas extras.″

 

Adauto Alves. ‘Iremos reagir na mesma proporção da violência contra as conquistas da categoria’.

Quando a informação veio à tona, os comerciários se revoltaram contra o sindicato, então Adauto respondeu o seguinte:

 

″É natural que a primeira reação venha de encontro ao sindicato, porque os comerciários foram surpreendidos com essa alteração brusca, e de certa forma, irresponsável eu diria, e por outros motivos: achavam que tem o nosso dedo.″

 

Durante a conversa, o presidente lembrou o percurso da lei até a canetada de Luiz de Deus, e ressaltou que o descanso nas tardes de sábado foi uma conquista da categoria:

 

″Uma lei que existe no Brasil todo, conhecida como ‘Semana Inglesa’, existia uma reivindicação por 44 horas semanais no comércio e na indústria, até mais amplo, quando a jornada no Brasil era de 48 horas, e o então vereador José Ivaldo fez um projeto em 1982, que foi transformado na Lei 452/83 sancionada pelo prefeito Abel Barbosa, antes da Constituinte (1988), os comerciários do setor lojista tinham garantido o descanso no sábado à tarde. ″

 

Marcondes Francisco, após reeleição dele para o oitavo mandato e do prefeito ‘reinventa a roda’, segundo Adauto:

 

″Ele achou que estava reinventando a roda, criando algo novo, revolucionário, que iria resolver todos os problemas da crise brasileira até, quando na verdade criou um conflito enorme entre o sindicato patronal e dos empregadores, e desnecessário criar isto, dessa forma.″

 

O que já existe aos sábados:

 

″Em períodos sazonais: Dia das mães, dos pais, mês de julho, dezembro, e outros sábados em que já fazemos prorrogação de jornada, já convencionados, essa lei foi inoportuna e não sei a quem Marcondes Francisco achou que estava servindo?, vai enfrentar uma reação proporcional à violência cometida.″

 

Ainda de acordo com Adauto, será lançada a campanha: ″Devolva o nosso sábado″, durante a assembleia, e o recolhimento de assinaturas para tentar revogar a lei, e claro o caminho árduo da justiça.

 

″Isto é uma conquista, como é que alguém chega dessa forma, atropelando tudo, sem nos convidar para conversar e aprova uma lei contra a sociedade?″

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 44

  1. Hevertom says:

    isso é um abisurdo !!

  2. Aline pinto says:

    Pq só agora o sindicato se pronuncia? Pq no período de tramitação não foram a câmara? Isso é Baleaalaaaa,

    • Pedro Silva says:

      Concordo. Acho até que o sindicato deixou o problema acontecer pra então aparecer como o salvador da categoria, já que anda meio desacreditado…. Ou por incompetência não viu o bonde de Marcone em andamento ou saiu da frente pra colher os frutos depois. E os vereadores, que ao invés de serem contra se abstiveram? Covardia conosco!

  3. Andrea says:

    Besta e quem aceitar, por que esse prefeito não fez essa lei Pra prefeitura que não pode nem falar em feriado que logo param de trabalhar, eles não trabalham nem 8 horas durante o dia!!! façam essa lei valer pra eles (prefeitura)também façam a prefeitura trabalhar ate dia de sábado ou durante o dia todo na semana por que em quanto os logistas trabalhão de 7 da manha a 19 horas com apena 2 horianhas de almoço eles mal trabalhão de 8 da manha a 11

    • eu says:

      Falou tudo!

    • Ana says:

      Verdade

    • Fabio says:

      Concordo com você Andréa.Ao invés disso ele simplesmente deu-se um aumento salarial.Deveria sancionar tbm para os órgãos públicos trabalharem aos sábados para ter um melhor desempenho e eficiência

  4. SARCÁSTICO says:

    Cobrar essa porra de sindicato cobra né ?!!! Agora trabalhar que é bom kkkkk NEM POR UM …!!! ESSA ESQUERDA É UMA PIADA ENORME !!!

  5. Anônimo says:

    Já ñ prestam um bom serviço e nem teem respeito pelos clientes nos dias normais imagine numa tarde de sábado

  6. ESCREMENTINO says:

    ORA, ORA, ORA, veja a discrepância, comecemos por super mercados, padarias, postos de combustíveis, farmácias, mercadinhos, hospitais, creches, bares e restaurantes, tudo isso é mais outros nos sábados não só vão até as 18 horas do sábado não, vão além deste horário, e muitos e muitos abrem nos domingos e feriados.
    Exemplifico, o ASSAÍ, funciona de segunda a sábado das 7 as 22 horas, Domingos e feriados das 7 as 13 horas. sabe quantos lá trabalham? 350 pessoas e tem mais de 2.000 currículos na esperança de um dia ser chamado.
    SR. PRESIDENTE PERPÉTUO DESTE SINDICATO, VÁ TRABALHAR QUE É MAIS DIGNIFICANTE.

    • Gutemberg says:

      Encrementino, primeiro se identifique e depois pode falar, pois desse jeito acho que você é um empresário e nem todos os empresários de Paulo Afonso são corretos.

      • Josué Lima says:

        NÃO ACHO CORRETO O QUE ESCREMENTINO FALOU, MAS TEM UM POUCO DE RAZÃO, SINDICALISTA MAMA ÀS CUSTAS DO TRABALHADOR. E ESSE TAL DE “GUTEMBERG”, QUE DEVE SER NOME FALSO, DEVE SER DAQUELES QUE ODEIAM OS EMPRESÁRIOS, MAS VIVE CHORANDO ATRÁS DE UM QUE LHE DÊ UM EMPREGUINHO….. A ESQUERDA É ESSA M**** MESMO: ODEIA QUEM LHE DÁ EMPREGO!

      • CARvALHO says:

        Me metendo nesta celeuma, se existe empresários não corretos cabe a sociedade denunciar estes escravocratas de seres humanos, para isto existe órgãos fiscalizadores apesar que que uma denuncia leva algum tempo para ser apurada.

    • Atenta says:

      Escrementino, seu nome está errado, deveria ser escrito com X, que tem origem da palavra excremento. Você deve ter muita merda na cabeça, fazendo comparações esdrúxulas. 1 – Hospital não faz parte do comércio; 2- Bares, restaurantes e afins, como clubes, boates, cabarés, apesar de fazer parte do comércio, tem que funcionar até ALTAS HORAS, porque, senão, os donos vão a falência. 3- Qual a emergência ou necessidade de se funcionar lojas de roupas, calçados , acessórios, etc. 24 horas? Emergência???? ora, venhamos e convenhamos!!! O Assaí, meu nobre escremento (X) é uma grande rede, que paga tudo nos conformes aos seus funcionários, não compare a estes logistas, de excremento ,que só querem tirar o sangue dos seus funcionários.

      • ESCREMENTINO says:

        DO … COM “S” para ATENTA ainda bem que você entendeu.
        O que faz realmente o sindicato dos comerciários a não ser recolher as TAXAS MENSAIS descontados de nossos míseros salários que para disfarçar é de 5% acima do mínimo.
        Vejam vocês da diretoria que todo mês após a derrama é feita a comemoração entre si, e porque não com todos como por exemplo no 1˚ de Maio, dia do trabalhador escravo do comércio ora combalido de PA., quando foi que vimos uma festança com todos pois o dinheiro contribuído é de todos nós.
        Vejam bem se não há conluio entre alguém de dentro da organização para com os patrões.
        É função do sindicato ver com cada funcionário das empresas por vocês representados se estão cumprindo com a parte trabalhista fixada em convenção caso contrário existe órgãos do governo que devem ser acionados por vocês do sindicato para dar cumprimento ao que foi acordado. Uma denúncia sindical vale mais que uma denúncia individual.
        Este saite deverá publicar esta celeuma pois não tem como eu reivindicar meus direitos perante o sindicato com o também ao meu escravocrata pois apesar de meu simples salário ainda bem que estou empregado.
        Desculpem minha franqueza.

    • 20 cm says:

      Tu quer comparar a empresa asai com as de paulo afonso. Me poupe viu.

  7. Mama brjscheta says:

    Marcondes, filho do sujo, não faz .Nada que preste. O que lhe salva são as ….Que vc dá. Um dia verás

  8. josineide says:

    cade a foro deles abraçados com os donos de supermercado comemorando vitória no dissidio ? esse é mais um sindicato pelego de primeira instância e este rapaz é o representante maior. agora quer fazer gracinhas? os comerciários estão lascados com este sindicato, que mais uma vez reafirmo: pelego de primeira linha.

  9. josineide says:

    olhem a oposição de primeira. se abstiveram e o correto seria votar contra. o sindicato não fez nada e agora fala em dialogo. volto a afirmar, este sindicato é pelego, voces não vão ganhar um tendo na frente de luta esses sindicalista e a oposição que se abstem e não vota contra.

  10. josineide says:

    claro que tem o dedo dele, principalmente, já que os outros o seguem feito jumento em pinguela. tem uma foro da diretoria abraçada aos donos de supermercado que é hilária, todos abraçados e comemorando, o quê? a vitoria do dissidio coletivo, onde os funcionários não tem direitos a vale transporte e nem alimentar. Viva a petralhada do sindicato.

  11. Sandra says:

    Devolvam nosso sábado!

  12. comerciario says:

    os vereadores , , principalmente o sr. marcone francisco, devia , estar preocupado , a aumentar, o horário das sessões. da câmara, pois ele e um dos que so serve para ler jornal, na hora dos trabalhos, horario do comercio , isto fica a critério do proprietário funcionário e sindicato. quanto e que voces vao começar a trabalhar. vão procurar o que fazer. coja de segura …

  13. Professor says:

    ABSURDO*

    Assim você mata o nosso português !

  14. Jotinha says:

    Agora é com o cliente. Simplesmente ninguém vai ao comércio no segundo horário do sábado. Deixa lá as lojas abertas sem movimento. Precisamos ser humanos com os comerciários. Ali são mães e pais de famílias que merecem respeito.

  15. Osvaldo says:

    Bom dia, colegas comerciários percebo nos colegas a indignação por parte desta lei que foi sancionada na calada da noite sem uma previa consulta a sociedade de um modo geral, más por experiência própria garanto a todos que a ambição de alguns comerciantes não resultara em sucesso algum, pois fui Gerente de uma grande e respeitada loja aqui nesta cidade por um bom período, onde eu mesmo adotei um horário extraordinário aos sábados, a loja funcionava até as 16:00hs, e na maioria destes sábados o faturamento não compensava, as despesas eram maior que o faturamento, e olhe que investiamos muito em divulgação, coisa que muitos comerciantes que esticam seus horários de funcionamento não o faz. E de contra partida estamos enfrentando uma crise econômica que não tem prazo para terminar. Paulo Afonso tem um habito de aos sábados atarde a população não saírem as compras e sim muitos aproveitam para descansarem e se divertir que é um habito normal do cidadão. Eu hoje tenho um pequeno comercio e não pretendo mudar o horário de funcionamento.

  16. E.B. says:

    Interessante. O país está em crise e o comércio está perdendo muito. Muitos cidadão da cidade só tem tempo para realizar compras aos sábados e fechando ao meio-dia, fica inviável resolver tudo o que e necessário. Certamente funcionando até mais tarde, o comércio ganhará mais e a manutenção dos empregos ganhará uma gás. Nosso povo está mal-acostumado, prefere perder o emprego a trabalhar algumas horas a mais. Avante Brasil, país de medíocres…

  17. Funcionário de loja says:

    Enquanto as lojas abrem no sabado a tarde, os vereadores curtem o final de semana. Se fosse pra eles trabalharem o sábado eles não aprovariam o projeto.

  18. PEDRO CORREIA says:

    Esses petistas furibundos não tem o que falar, só são bons em reclamar do governo e do sistema vem com essas retóricas falidas para passar suas idiotices. Vamos ao invés de querer prejudicar o emprego dos trabalhadores fiscalizar seus salários e os direitos trabalhistas básicos como horas extras, carteira assinada, férias e outros que muitos empregadores não dão ao invés de ficar preocupado com sábados.

  19. funcionria de loja says:

    Acho interressante que quando tem um feriado na sexta a prefeitura so trabalha até a quarta pq não faz a lei valer para a prefeitura trabalhar de segunda á sabado a gente que trabalha que segunda a sabado so temos o restante do sabado para colocar as coisas de casa em dia para poder descansar no domingo vamos agora nao ter lazer fica-se a pergunta para o prefeito e vereadores que aprovaram

  20. Francisco ( aos amigos comerciários ) says:

    Não sou comerciário, mas da forma como tratam os comerciários é mesmo que voltar ao tempo da escravidão. Todo mundo gosta de ir ao supermercado, shopping ou comercio aos sábados, domingos e feriados, mas não olham o lado do trabalhador de comercio que estão nesses dias por obrigação e muitos nem recebem horas extras, são obrigados a compensar, que faz comentários concordando com esses abusos não são comerciários e nem cristão porque estão pensando somente em si, muitas pessoas até que gostam de fazer e receber horas extras, mas essas pessoas não olham o lado familiar, o convívio durante os finais de semana e feriados, essas pessoas tem que saber que o dinheiro não é tudo na vida, sei que é difícil entender isso nos dias atuais. Para os que criticam os sindicatos eu digo: ruim com ele pior sem ele, não critiquem porque falou ou escreveu algo errado ou fora do contesto, vá lá ajude, participe porque uma categoria sem sindicato, vai ser sempre escava dos patrões e dos políticos.

  21. Francisco says:

    Comerciários nas próximas eleições não votem nos que estão contra vocês. Essa é a única arma que temos para banir políticos ruins do poder que é o VOTO..

  22. Jonas says:

    Quando trabalhei no comércio deixei de pagar o SINDICATO, pois, percebi que ele não tinha força nenhuma diante dos comerciários, e hoje vejo que realmente não tem!!!
    Fico envergonhado com esses VEREADORES, eles não tem noção de como é cansativo e exaustivo trabalhar no comércio, é um trabalho árduo, e muito trabalho e pouco dinheiro, fora que não são valorizados, são muitas vezes humilhados pelos patrões, é raro e difícil encontrar patrões que dão o devido valor aos seus funcionários, por isso, meu povo vejam bem em quem vocês vão votar nas próximas eleições, os vereadores são nossos representantes, será que estão realmente nos representando?!

  23. ESCREMENTINO says:

    Novamente EU,
    Vocês sabem o que é massa de manobra, são vocês sindicalizados ou não que contribuem obrigatoriamente para estes diretores que não prestam contas do financeiro e não sabem da retirada de cada DIRETOR.
    ACORDEM PRA VIDA, BOTEM OS PÉS NO CHĀO.

  24. Elio says:

    Adauto, faz o L e tira uma selfie…

  25. JOÃO MATA SETE says:

    Pelo visto em diversos comentários a DIRETORIA deste sindicato não nos representa. o placar está de 2 x 9 em favor dos comerciário que critica a diretoria…, 2 para a diretoria e 9 para os comentários contra a diretoria.

  26. Funcionário de loja says:

    QUE TAL SE REUNIRSSIMOS E FEIXA O COMÉRCIO DURANTE UM DIA EM PROTESTO A ESSA LEI ?

  27. Nildo says:

    Osvaldo vc esta certo parabens.

  28. Genecy Alves Teixeira says:

    Toda cidade de porte medio ou grande o comercio funciona sabado domingo e feriados, o sindicato tem que cobrar dos patrões o cumprimento do que é de direito do trabalhador que é sua folga e horas extras trabalhadas.

    • GRACA says:

      GRACA. O PROBLEMA E QUE ESSE PESSOAL DO SINDICATO NAO TEM CORAGEM DE TRABALHAR,PAULO AFONSO COMO UMA CIDADE TURISTICA, PRECISA QUE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ESTEJAM ABERTOS AOS SABADOS.ADAUTO COLOQUE SEU PESSOAL PARA FISCALIZAR O COMERCIANTE QUE INFRIGIR A LEI. FAZENDO OS MESMO S PAGAR OS DIREITOS DOS TRABALHADORES.SO TEMOS QUE GANHAR , ATE PORQUE O DINHEIRO NAO SO FICA NO NOSSO BOLSO, MAS TAMBEM VAI PRO BOLSO DO VENDEDOR.SINDICATO DEVERIA SER BANIDO, SO ATRAPALHA AOS QUE QUEREM TRABALHAR. A REFORMA VEM AI …… SINDICATOS TCHAU….

  29. JOÃO MATA SETE says:

    SINDICATOS ESTÃO EM DESESPEROS.
    “Os sindicatos não querem perder a boquinha”, diz presidente da Câmara
    Rodrigo Maia minimizou críticas de sindicatos a reformas.
    Redação VN
    [email protected]

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), minimizou a resistência de vários sindicatos à possibilidade da extinção do imposto sindica.
    “Os sindicatos não querem perder a boquinha, aquilo que ganham sem nenhum esforço. Então, é legítimo que se mobilizem”, disse Maia durante a cerimônia do Prêmio Lide, durante o 16º Fórum Empresarial em Foz do Iguaçu (PR).

    “Os sindicatos, com muita competência, pressionam, acuam e depredam o Congresso como fizeram na semana passada. A Polícia Civil, que deveria estar preocupada com a nossa segurança, vai ao Parlamento e quebra as entradas do Parlamento brasileiro. A gravidade de um ato como este é muito maior que pressionar parlamentares na Câmara dos Deputados”, seguiu o demista. Maia defendeu que o Congresso enfrente essa agenda “tensa e difícil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!