Parece não existir muita harmonia entre patrão e empregado, no comércio de Paulo Afonso. Enquanto comerciários se revoltam com a possibilidade de ter que trabalhar durante todo o sábado, dando ao projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, na legislatura passada, o codinome de ‘trabalho escravo’, na outra ponta, a classe empresarial, achou tudo muito oportuno.
Tanto é assim que na última sexta-feira (20), na sede da ASCOPA, o vereador Marcondes Francisco (PSD), foi agraciado com uma placa e dizeres honrosos, estendidos também ao prefeito Luiz de Deus (PSD).
Homenagearam-no: representantes da ASCOPA (Associação Comercial de Paulo Afonso), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojstas) e SINPA (Sindicato Patronal). Enquanto isso, o Sindicato dos Comerciários está lutando para rever pontos importantes na lei municipal nº 1.355.
Esta imagem, explica talvez, porque Marcondes Francisco é campeão de mandatos, agora com oito. Nunca deu um chute na trave. É sempre golaço!
O LADO DOS LOJISTAS
Em um texto encaminhado para a imprensa local (Bob Charles), o presidente da CDL, Francisco Rodrigues Neto, voltou a apoiar a lei e falou de sua importância para a economia do município. Confira abaixo:
Caros amigos, funcionários e Sindicato dos Comerciários, é para vocês que vos escrevo.
Por ter sido o fundador da entidade CDL, tornei-me ao meu ver, porta voz do meu segmento. Por isso mesmo, sempre que o momento exige, vejo-me na obrigação de sair em defesa desta instituição, por entender que, é nela onde estão fincados, nossos anseios e nossos desejos de realização pessoal, social e financeiro.
Começo logo dizendo que, a Lei 1.355 aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em janeiro pelo prefeito atual, representa um grito de liberdade para nós, haja vista, a quantidade de humilhações que passamos, todas as vezes que pleiteamos, junto ao Sindicato dos Comerciários, uma simples abertura aos sábados à tarde, em determinadas datas do ano. A saber, nunca e jamais conseguimos que este sindicato acordasse conosco uma abertura nos sábados de Copa de Vela. Em todas as edições, nunca. Nem mesmo, em respeito aos milhares de turistas e foliões que vinham para nossa cidade, este sindicato cedeu a esse nosso pedido. Protocolamos o pedido de acordo com a regra estabelecida, de 15 a 30 dias antes das datas, este engavetava, e quando era na sexta feira véspera destes sábados, nos respondiam dizendo que a sua Assembleia não concordou. Foi sempre assim.
Portanto, não restava mais alternativa, se não fosse através de uma emenda na Lei de abertura do nosso comércio. Graças ao empenho de vários protagonistas, CDL, Ascopa, pelas mãos da presidente Gorete Moreira, nosso sindicato o patronal, a sensibilidade e coragem do atual presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco dos Santos, e a visão empreendedora e modernista do prefeito Luiz Barbosa de Deus, essa situação totalmente resolvida. Demorou muito, mas aconteceu. Graças ao ajustamento desta Lei, humilhações nunca mais. Não custa aqui lembrar que, umas poucas lojas, que em dois sábados de Copa de Vela ficaram abertas até, às 14 horas, o sindicato as denunciou no ministério do trabalho, 40 lojas ao todo, e conseguiu que o Ministério do Trabalho (MT) multasse todas elas, mesmo quem tinha pago essa hora extra, como foi o caso da Rio Malhas. Novamente esta lei corrige tudo isso.
Então amigos e amigas, população em geral, a partir do dia 29 deste, o comércio (nem todas as lojas) se prepara para fazer sua primeira abertura depois da Lei aprovada. Vamos procurar atender a uma demanda reprimida que acreditamos existir em nosso segmento com os nossos consumidores.
De antemão já adianto para o referido sindicato que as empresas (as que abrirem), irão cumprir fielmente o que determina a CLT (jornada de 44 horas semanais para todos os empregados), sem prejuízo algum para ninguém. Vou dizer inclusive como pode ser feito. Durante a semana que a empresa dispensar o funcionário uma hora mais cedo, ou pedir para chegar uma hora mais tarde, para todos que forem trabalhar no sábado à tarde. Desta forma a jornada de 44 horas não será afetada.
Peço calma e tranquilidade a todos, em especial aos funcionários e sindicatos que os representa, porque, se essa demanda não se confirmar, voltaremos a fechar normalmente como sempre foi.
E o que é que eu entendo por demanda reprimida? Essa demanda existe quando, um grupo de consumidores, está a procura de um produto ou de mercado para atender suas necessidades básicas de consumo.
Vou dar um exemplo: antes da chegada de uma grande loja de supermercado aqui em nossa cidade, existia uma demanda por compras no supermercado aos domingos. esta loja identificou essa demanda e no primeiro domingo que abriu gerou tumulto na entrada. As demais lojas do ramo, logo perceberam o tamanho do mercado (filão) que estavam perdendo, e passaram abrir. Hoje, provavelmente, nenhum supermercado queira permanecer mais fechado aos domingos pela manhã.
Agora vejam, como a antiga Lei de abertura do comércio não permitia que ninguém abrisse sábados depois do meio dia e domingos pela manhã, o Sindicato dos Comerciários denunciou este supermercado ao Ministério Público, e este aplicou uma multa, da ordem de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais) no mesmo. Era dobro, mas acabou ficando “só nisso”. Isto é, simplesmente incrível. Só em Paulo Afonso, e só no Brasil poderia acontecer isso. A lei, novamente corrige aberrações como essa.
Ainda falando de demanda reprimida vou citar alguns grupos de consumidores de nossa cidade que, certamente não têm ou não dispõem de tempo suficiente durante a semana para fazer suas compras. São eles: Professores das redes estadual, municipal e de ensino, pessoal da área de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares), chesfianos, advogados, dentistas, arquitetos, bancários, militares de todas as instituições, funcionários do correio, corretores, gerentes e funcionários de concessionárias de veículos, funcionários do próprio comércio, empregadas domésticas, marceneiro, pedreiros, ajudantes, eletricistas, carpinteiros, garis, gesseiros, e claro, os turistas que aportam em nossa cidade toda semana. E para todo esse pessoal que nossa abertura espera conquistar. Tem mais, com a chegada do mega atacadão Assaí, uma grande demanda de consumidores de cidades vizinhas está vindo comprar nesta loja. E se nós pudermos atrair parte destes consumidores para o nosso comércio aos sábados à tarde? tudo é possível, mas só é possível se criarmos as condições para isso.
O Sindicato em suas andanças e manifestações pelo comércio (legítimas claro), sempre diz que está protegendo sua categoria. Pergunto, como pode haver proteção ao trabalhador se, na contramão desse desejo está o desejo de impedir que quem emprega, não possa abrir sua loja em determinado horário de dias da semana? Está certo isso?
Por acaso, se esta abertura der resultado, e, em havendo mais vendas haverá mais demanda por empregos, mais impostos serão gerados beneficiando nosso estado e o nosso município, isso é ruim?
No momento em que nossa economia anda mal das pernas, com uma massa de 13 milhões de desempregados, buscar alternativa, como a que estamos fazendo, para pelo menos não desempregar quem já está com sua carteira assinada, está errado isso?
Para os empregados do comércio que se recusam a trabalhar aos sábados, conversem com seus gerentes e patrões, busquem uma alternativa, ou ainda, como ninguém está a fazer o que não deseja, pode demitir a empresa onde você trabalha. Não é só a empresa quem tem o direito de demitir o trabalhador, ele também pode fazer o mesmo com empresa.
Por último quero me dirigir aos trabalhadores do comércio para dizer que, foi muito bom a conquista do seu emprego. Será que não estaria na hora de dar sua valiosa contribuição a empresa que o contratou?
Vamos dar as mãos, vamos buscar mais oportunidades para todos, vamos louvar nossos empregos nossas lojas. O criador não inventou uma fórmula mais perfeita de o ser humano realizar sonhos, ganhar seu sustento e o de sua família, se não for por meio de um trabalho digno, honesto e duradouro.
Meu agradecimento e respeito a todos os personagens envolvidos neste debate.
Francisco Rodrigues Neto
Um texto muito bonito? Mas ai serar que esse cidadão sai de sua casa as 9;30 da manha pra ir trabalhar e so retorna pra sua casa as 19;00 acredito eu que não, em pleno sábado, … quando nao vivemos o que os funcionários vivem , e fácil falar, vai pra um supermercado ficar o dia inteiro em pé ou descendo caixa , que eu quero ver vc falar bonito assim , acredito que vc nao aguentaria uma semana de trabalho.
Ninguém trabalha o dia inteiro em supermercados, eles trabalham em turno. só quem trabalha o dia inteiro é sindicalista pelego, e é por isso que as coisas acontecem em PA. Vivem do trabalho e se estreçam com facilidade. Com esse sindicato os comerciários vão viver a ver navios. vale transporte, alimentação, etc….
Pq a prefeitura e câmera tb n funciona sábado e domingo até 6h da noite, bora trabalhar vereador, fica só em cs d boa ne ganhando bem sem fazer nada né, e de certeza vai acabar a crise d Brasil o comércio d pá abri sábado até 6 h … a gente tb tem vida , família, vá trabalhar um dia n nosso lugar em pé o dia td atendendo milhares d pessoas … e muita falta d que fazer
Pelo que entendi, com esse novo horário de trabalho, vai haver aumento de Arrecadação Fiscal, favorecendo ao Estado e Município, vai haver aumento nos lucros dos Comerciantes e consequentemente aumento de trabalho para os comerciarios, mas em nenhum momento fala de ganho real para estes trabalhadores.
Rsrs, vou sim Maria do Carmo, pegar cedo “no batente” como sempre faço. Algumas vezes chego atrasado, o que é normal. Afinal, já trabalhei muito para chegar onde cheguei. Tenho uma equipe de colaboradores ótima, que permite me ausentar da loja de qdo em vez. Mas, aos sábados à tarde vou está na loja sim, junto da minha equipe. É tudo indica que vamos ter sucesso. Abraços Maria do Carmo.
mais rico era pedro sem
Francisco eu te conheço desde criança e até onde eu sei você nunca trabalhou tanto assim pois não precisava, o bom e falecido Aristides esse sim trabalhou muito com sua mãe……….e cuidado Francisco você perto dessas cobras criadas você é apenas uma minhoca, cuidado pra não ser engolido por essas cobras…..kkkkkkkkkkk
Que horror, quanto egoísmo. Esta claro que essa lei visa somente beneficiar o empresário. O empregado que aguente ou se demita! Qdo se acha que não pode piorar, ele vem e pah!
Bom dia Carol, qdo falo no meu texto que o trabalhador pode demitir a empresa, estou claramente dizendo que ninguém é obrigado a fazer o que não gosta. Peço a você e quem mais possa ler nossos comentários que não façam nunca o que não lhes agrada. Se dois sábados por mês vai lhe causar todo esse desconforto, não tem outro jeito resolver, se não for deixando o emprego. Infelizmente.
Caro, Francisco
É verdade, não devemos fazer coisas que não gostamos, mas o senhor deve saber que a realidade do trabalhador brasileiro não nos permite pedir demissão pois temos contas a pagar, família para sustentar, e dessa forma, temos que nos sujeitar aos desmandos dos patrões (sob ameaças de demissão) que contam com esses projetos vergonhosos que cerceiam cada vez mais os direitos dos trabalhadores.
É lamentável ver esses discursos debochados e desrespeitosos vindo de empresarios, e a postura que nós, consumidores, devemos tomar é de apoiar os ‘colegas’, evitando consumir nessas empresas, principalmente, nesses tão desconfortáveis “dois sábados por mês”!
A população precisa aprender o poder que o boicote tem!!
Prezada Jessica, entendo perfeitamente seu comentário porém, cerceamento de direto se dá quando uma empresa obriga um funcionário a trabalhar fora do seu expediente e não lhe paga as horas extras devidas. No caso dessa extensão do horário de trabalho aos sábados, basta que empresa informe ao colaborar que durante quatro dias, ele deverá chegar uma hora mais tarde. Portento 4 dias quatro horas de crédito que a empresa tem para serem trabalhdas aos sábados. Se a empresa cumpre essa rotina, onde estaria o cerceamento dos direitos?
Senhor Francisco,
Após um texto onde o senhor, ao meu entender, ameaça e debocha do trabalhador, devo confiar que algum direito será respeitado? Como será feita essa fiscalização?
Ou essa é só mais uma manobra para encher os bolsos de políticos e empresários?
Mas o senhor não está errado em defender o seu, só não peça para que a população acredite em contos de fadas, por favor, não nos subestime.
Já fazem alguns anos que não frequento os seus estabelecimentos (não que isso o tenha deixado mais pobre, não é mesmo?) mas fica o alerta para que saibamos exatamente quem são os rostos a frente.
falta de respeito
Vão vocês trabalhar no sábado até as 18 horas só pensam em vocês é os empregados onde ficam. Há ficam trabalhando para eles. Vão se importa com o que ta acontecendo em Paulo Afonso vão tentar resolver o problema da saúde ou com a segurança de Paulo Afonso.
Ridículo, pensa que com este texto justifica,fax me rir…
Kelly, não estou tentando justificar nada. O meu texto nada mais é do que, uma visão que eu tenho do momento baseado, numa lei, no nosso momento econômico e, na situação que o nosso comércio se encontra no momento. Agora se dois sábados por mês, vai lhe causar esse sofrimento todo, infelizmente é você que terá que resolver essa situação, e não eu.
Os reais motivos estão claros: exploração do trabalho. Agora os patrões poderão exigir que o funcionário trabalhe aos sábados. Começa assim, dois sábados. Posteriormente serão dois domingos. A exploração tende a aumentar. Falo exploração pois o trabalhador não tem escolha, faltar a hora extra forçadamente, sob ameaça de demissão ou passar o sábado com sua familia, ou pra fazer compras, descansar. Sabemos que as coisas não estão fáceis. Temos que nos submeter à essas situações. Enchendo os bolsos dos patrões, enquanto esvaziamos o nosso tempo consigo mesmo, com a família, com o lazer. Cada vez menos produtivos, cada vez maid trabalhadores. Cada vez mais insatisfeitos servindo de “descanso pro patrão”. Que tal melhorarem as condições do trabalhador? Que tal nos dá mais qualificações, beneficios? Que tal nos tratar como seres humanos? Pais de família? Não queremos dedicar todo o nosso tempo ao trabalho. Já não basta essa reforma da previdência? Temos que viver prs trabalhar? Temos que trabalhar pra viver! Não se trata apenas de dois sábados, se trata da nossa vida, do pouco tempo que temos. Trabalhadores de Paulo Afonso, lembrem disso, anotem para não esquecerem. Usem seus votos com conciencia!!!! Vinguem-se nas urnas. Comecem pela eleições de 2018, posteriormente as eleições municipais. Votem em quem nos tragam beneficios. Votem em quem merece. Unidos tiraremos essas pessoas do poder. Acordem!!!
Mas que texto tendencioso. Deixa explícito que o colaborador que nao concorda com a nova lei corre o risco de ficar desempregado. Vergonhoso!
E o que acontece é isso mesmo! Neste país empregado que expor sua opinião e for contrária ao do empregador leva um chute na bunda e perde o emprego mesmo! Infelizmente!
Amigo ou amiga, em nenhum momento, meu texto fala de ameaça ao emprego de ninguém. O meu texto diz claramente que ninguém está obrigado a fazer o que não quer. Agora, cumprir as normas de uma empresa, sem infração da lei, qualquer trabalhador terá que cumprir mesmo. Por acaso, as empresas e os empresários não estão também obrigados a cumprir normas estabelecidas pela lei?
Se depender de mim para ir às lojas á tarde dos sábados , esses comerciantes vão morrer de fome.
Sou funcionaria da Chesf e no me vejo no direito de tirar um restinho do sábado dos funcionários porque preciso de fazer compras, se quero fazer minhas compras me viro e tiro um tempo pra fazer isso dentro dos horários. Papo furado e essas mães de família no precisa não de um descanso, de ir a um salão de ficar com seus filhos maridos , quer isso senhor empresário ? quanta humanidade hein, me polpem mas chega a dar nojo desses patraozinhos e desses vereadores que estão lá em cima e estão ondem estão, por estes coitados que lhe deram votos e ainda fazem compras em lojas como estas. NOJO
Muita palhaçada isso aí , a crise pelo qual o país está sofrendo isso sim explica o motivo do comércio está fraco , aí quer dizer que se o comércio abrir os sábados até às 18 horas vai mudar isso ?
Por que a prefeitura não abre até os sábados e domingos também . Por que esse prefeito não vai cuidar dá saúde de Paulo Afonso investir mais nos estados nas ruas em vez de querer mudar algo que não tem nda a ver. Queremos mudanças prefeito na saúde que e uma calamidade uma vergonha isso sim vc deveria investir .
Concordo com vc, coloca esse povo da prefeita para trabalhar os dois horários , pois se tiver de resolver alguma coisa na prefeitura só funciona pela manhã
A “Elite” de Paulo Afonso fazendo o que ela sabe de melhor que é tentar escravizar a classe operária! Tá difícil de verdade Paulo Afonso sair desse buraco que se encontra, com estas mentes pequenas que dominam esta terra! TRISTE!
lembre dele na proxima eleiçao , quer escravisa o pobre !!!
Vai sim gerar.empregos,,,empregos bestas
E sim muita,mas muita mao.de.obra.explorada ……
Mais do que.ja existe
Sair mais.Cedo e pedir para chegar uma hora mais tarde, para todos que forem trabalhar no sábado à tarde. Desta forma a jornada de 44 horas não será afetada. –
Pode. Isso?!
Já não temos lazer e vamos.morrer de tanto trabalhar?!
Agora.querem investir.em demanda em produtos que favorecam.aos.consumidores?!
Empresas.de.pa há outras soluções mais cabíveis!
Como sempre o trabalhador é quem sai prejudicado por esse tipo de lei que só beneficia o Comerciante, nem pensam que se abrirem suas lojas aos sábados durante o dia todo e não só só até as 14:00 horas, as mães não poderiam cuidarem melhor de suas famílias, os pais também poderiam passar mais tempo com suas famílias e poderem irem ao supermercado fazer suas compras e se divertirem um pouco pois no domingo descansam pra na segunda-feira começarem mais uma jornada de trabalho. Comerciantes os Senhores lembram da crise econômica em que nós nos encontramos?? Os Senhores lembram o quanto está fraco o movimento durante a semana? Imaginem o comércio aberto o sábado a dia todo, mas será bom que os Senhores irão ter que pagar por essas horas a mais com um movimento fraco, não seria um risco grande de prejuízo e não de lucro como os Senhores acham?? E o Turismo de Paulo Afonso, será que é tão intenso assim para movimentar o comércio da cidade?? E além de tudo isso ainda insinuaram que o trabalhador que não cumprir com a nova lei poderá correr o risco de ser demitido, então não serão mais de 13 milhões de desempregados como foi dito pelos Senhores…… e a culpa será dos Senhores mesmos!! Então repensem no que estão fazendo com os trabalhadores Paulo Afonsinos que já ganham como salário o MÍNIMO ou pouco mais do que isso e trabalham tanto….!! Bom claro que não vou ser hipócrita e desejar Boa Sorte para os Senhores, vou esperar apenas que os Senhores se deem mal com sua ganância e egoísmo!!! Me perdoem , mas os Senhores são ridículos com suas ameaças ridículas!!
e agora presidente vcs que defende mais o capital do que o trabalho foi um prato cheio .tira o de vcs da reta mais uma vez e o trabalhador que se ferra apesar que se ha um entendimento entre capital e trabalho não há o que se descutir .
44 horas e lei.
Simplesmente ridículo….. Prepotentes….
Simples, vamos solicitar aos nossos parentes, colegas e amigos que nao compre. Aos sábados, que não comprem nas lojas desses senhores até que algo seja mudado e nossos direitos trabalhistas sejam respeitado!! Não tirem habilitação no comércio desse vereador se ajudem vamos acordar paulo afonso .
Perfeito Thiago!!!
Como clientes destes urubus, faremos isto e aí vocês verão realmente o que é crise!!!
Isso mesmo !!!!
Perguntar não ofende, sindicato, onde foi empregado o valor de 480.000,00 mil reais recebidos a caráter de multa das lojas G Barbosa? Duvido o presidente do sindicato informar aqui onde foi gasto essa soma. No mais, esses sindicalistas ficam dando uma de coitadinho e que estão defendendo a classe de trabalhadores porém estamos vendo o resultado hoje de tanta defesa de trabalhador neguinho milionário as custas do povo e dos trabalhadores desse País.
É carcará querendo comer urubu
O que os comerciantes estão fazendo puxando o saco desse inútil?! Os comerciantes precisam entrar em acordo com seus funcionários e não pedir a benção a esse ser expurgante para que seja a vontade do povo em consumir no comércio pauloafonsino. Espero que as outras instituições não precisem se submeter a esse ato ridículo.
Ele fala qu é pr gente dar nossa valiosa contribuição pr a empresa.
Mas cadê que empresa da asua valiosa contribuição pr agente.
Presize da sua empresa pr ver oque acontece.
As empresas é qu tem qu ser valiosas,exemplo da minha mulher ontem 24/04 qu acordou cedo pr ir trabalhar e so chegou veio almçar voutou pr trabalhar e só chegou as 9:00 por conta de uma reunião qu ja rotina nessa empresa, será qu eles deram pelo almenos um pão com manteiga aos colaboradores
Deveria esse vereador ridículo ir trabalhar com essa carga horária, o povo ainda briga por esses idiotas na política! Faz um L …e um T de trouxas!
Pois é bem assim mesmo, nós funcionários do comercio , tem mas que obedecer, baixa a cabeça e ficar pianinho nas mãos desses empresarios . Porque é bem assim mesmo que eles falam . ” Se não quiserem assim , lá fora tem quem queira ”
Vida em família que é bom nada , descanso kkkkk e o bolso desles recheados .
Parabéns a vc vereador Marcondes , Parabéns ao nosso Prefeito , Parabéns a Presidente CDL… , Mas uma vez como costumam dizer o poder sempre vence , taí uma verdade.
voces so falam isso porque nao e voces que vao trabalhar ficam com a bunda sentada em uma cadeira ganhando no mole com salario altismo
Valiosa contribuição fas me rir viu.Cadê a contribuição qu os patrões nos dão
Vou lhes dizer a minha valiosa contribuição sempre chego no horario e sempre saiu depois da minha hora de lagar, ele quer qu eu chegue mais cedo viu.
Produzo,fasso uma hora a mais todos os dias e isso sem receber viu agora va eu cobrar essa hora amais pr ver o qu eu ganho
A contribuição deles vaiser va procurar seus direitos qu la fora tem 1.000 desempregados querendo entrar.
Fique doente e coloque um atestado pr ver so uma coisa.
Vão abrir mais vagas de empregos ou sobrecarregar os trabalhadores que la ja estão ? eu duvido que algum lojista queira contratar novos empregados para 4 horas a mais de trabalho, vai é sobrecarregar quem ja trabalha com uma jornada maior, é bom ne Senhor Francisco , botar toda a carga nas costas dos trabalhadores, quando se descansa ? domingo ? E ainda vem trabalhar na segunda cansado ? Me desculpa mas 1 dia nao se da pra descansar depois de 6 dias seguidos de trabalho, e a quem recebeu multa de 480 mil deveria ser de 1 milhao ou mais, para saber pensar e dar valor mais a seu funcionario que esta ali por que precisa e deve ser por isso que os empresarios ”montam em cima” dos empregados, e não pensar apenas no seu proprio ganho, trabalhador nao é uma estatua que so fica parado, tambem sofre pra enriquecer pessoas que so pensam no seu proprio ganho .
JA TRABALHEI NUMA PERFUMARIA AI NA GETULIO VARGAS E DIGO; NOS COMERCIARIOS SOFREMOS HUMILHACAO DE TODOS OS LADOS E AGORA ESSA.
Pois é, vocês empresários só pensam no bolso de vocês, e esquecem do mais importante a família que mal se tem tempo e agora é que não vão ter mesmo!
Esses empresários só querem ser conhecidos como os melhores patrões KKKKKKKK, mas o bom patrão é aquele que também se coloca no lugar do funcionário. Um líder só tem uma boa gestão quando pensa como um todo. O que adianta um texto lindo se isso é só fachada para contornar a situação que os trabalhadores estão sendo obrigados a aceitar. Como os comerciários podem “protestar”?, ainda que estejam em seu direito, se decretaram a lei por debaixo dos panos. Ressaltando que, com o decreto imediato não deram sequer chance e tempo para que houvesse uma mobilização a favor dos direitos do trabalhador. O que acontece é que “quanto mais se tem, mais se quer”, essa é a verdade. Patrão nenhum pensa em seu funcionário. Para ele o que importa é ganhar, é lucrar a todo custo. Não se importando com nada, muito menos com os direitos de quem “os serve”. O funcionário passa a semana inteira trabalhando, tendo apenas o resto do dia do sábado e o domingo para descansar e pôr sua “vida pessoal em ordem”. Aí eu pergunto: Tendo apenas o domingo, uma funcionária que é mãe de família conseguirá dar atenção aos filhos, marido e ainda ter tempo para os afazeres de casa? E a vida social, onde fica? Não somos máquinas e sim seres humanos, que precisam de trabalho. Sim, precisam. Mas que também precisam de descanso, de lazer e direito a desfrutar dos pequenos prazeres de estar, por exemplo, em família. Por favor, vamos ter mais humildade e se colocar no lugar do outro. Esse texto pode ser ofensivo para aqueles que estão acostumados a ditar as regras e ter o poder nas mãos. Mas vamos lembrar que acima de tudo, somos “pessoas” e todos temos os mesmos direitos como cidadão perante a Lei.
Não vamos nos calar!Pois nos temos boca e força o suficiente para lutar pelos nossos direitos.Sou funcionária,mãe, dona de casa e concordo com você.
Suzane será que não é a hora de pressionar o Sindicato, junto aos representantes do povo na Câmara (VEREADORES) que são a favor do povo contra essa lei ridícula e os trabalhadores e irem as ruas reivindicar seus direitos? Vamos organizar essa manifestação contra essa lei injusta e que só beneficiam os espertos!!!
O cidadão pai e mãe de família elege esses políticos com esperança que eles façam o melhor pelo cidadão trabalhador, mas infelizmente se unem com os empresários com o único objetivo de ganância e de se aproveitar dos funcionários que acordam todo dia cedo para ir luta,para colocar comida na mesa,colocar os filhos em um bom colégio, para dar uma vida melhor aos seus filhos e netos.Trabalho muito e tenho orgulho do meu esforço,mas também tenho direito de ter descanso,pois a vida é curta e os momentos com a família é sagrada. Sou cidadão e tenho direito de falar,questionar,protestar,pois preciso de trabalhar sim,mas preciso dos meus direitos também.Não venha com desculpas,com palavras bonitas,com textos enormes e querendo contornar a situação pedindo “CALMA”,pois quem da lucro aos empresários não são só os clientes externos mais também seus funcionários que se tornam seus melhores clientes dentro da empresa,então quando seus clientes internos não estão satisfeito ,como é que a empresa vai estar equilibrada? QUE LEI É ESSA QUE SÓ BENEFICIA AOS POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS? QUE LEI É ESSA QUE PEDE CALMA? QUE LEI É ESSA QUE TRÁS DE VOLTA O TEMPO DA ESCRAVIDÃO? QUE LEI É ESSA QUE TIRA OS DIREITOS DO CIDADÃO TRABALHADOR? QUEM SÃO VOCÊS PARA PEDIR CALMA?
CHICO, porque vc junto ao vereador Marcondes nâo fizeram essa lei so pra sua loja(rio malhas) e pra à auto escola (sinal verde)do seu amigo e vereador.?
estar na hora de marcondes vasar da camera vamos tirar ele
AINDA VÃO VOLTAR NESSE MARCONDES? AINDA VÃO DAR LUCRO A ESSE POVO QUE SÓ PENSAM NELES TO FORA DEPENDER DE MIM , MRREM DE FOME , PREFIRO COMPRAR PELA INTERNETE E VOLTAR NUM VEREADOR HONESTO COMO ESSES QUE ESTÃO NO PODER, AINDA IMAGINAR QUE VOLTEI NELE CHEGA DA NOJO
Concordo
na proxima eleicaço quem vai votar em marcondes e chico
AO VEREADOR MARCONDES PELO QUE ESTOU OUVINDO POR AI ESPERE DAQUI UNS QUATRO ANOS VAI SER O PIOR VOLTADO E ESSE … NO VAI UM PÉ DE GENTE FAZER COMPRA… AGUARDEM NÃO SÓ OS FUNCIONARIOS DO COMERCIO , MAS SIM A POPULAÇÃO INTEIRA VER ESSE ABSURDO QUE ESTÃO FAZENDO GANÃNCIA PURA.
PREFIRO O QUE AFIRMA DEUS EM SUA PALAVRA.
ÊXODO 20:8 DIZ: LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. SEIS DIAS TRABALHARÁS E FARÁ TODA A TUA OBRA.
MAS O SÉTIMO DIA É O *SÁBADO* DO SENHOR, TEU DEUS; NÃO FARÁS NENHUM TRABALHO…
PORQUE , EM SEIS DIAS, FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA… ABENÇOOU O DIA DE SÁBADO E O SANTIFICOU.
ATOS 5:29 DIZ : MAS ANTES OBEDECER A DEUS QUE AOS HOMENS.
VAMOS TRABALHAR! DEIXEM DE TANTA RECLAMAÇÃO!O PAÍS ESTÁ LASCADO E NÃO HÁ ESPAÇO PARA ESSE SINDICALISMO MEDÍOCRE ….SE ALGUÉM ESTÁ INSATISFEITO , QUE PEÇA DEMISSÃO, ESTOU DOIDO PARA TRABALHAR E FALTA OPORTUNIDADE. POR ACASO OS FUNCIONÁRIOS IRÃO TRABALHAR SEM REMUNERAÇÃO ?
com certeza seu dinsiformado
Não questione se você não sabe a realidade da situação. Claro todos querem emprego, todos tem necessidade de trabalhar, mas todos querem justiça. Você trabalhar os sábados a tarde e não receber é revoltante, pois vou lhe deixar informado….O funcionário vai ter que chegar uma hora mais tarde do seu horário de trabalho pra compensar as horas que você trabalhou no sábado. Ainda de tirar nosso descanso e ter que trabalhar a mais pra não receber nada. Então não venha julgar os trabalhadores com suas indiretas fúteis.
Belas palavras Chico!Parabéns!Só que suas “belas palavras ” não esconde a realidade que os funcionários estão passando e nem cala a boca do povo trabalhador.Por trás desse texto está uma pessoa que demonstra querer ser o dono da verdade e que a única opinião que prevalece é a dele.Muito vergonhoso a população está apontando o dedo vendo um homem de tantos prestígios lutar só pelo seu ego.
Prezado Thiago, muito boa a sua crítica mas, dono da verdade não sou é ainda acho que ninguém é. Ego também é algo que não cabe em meu currículo. Comecei a trabalhar muito cedo, só vim estudar de forma regular aos quase 13 anos de idade. Fui funcionário de loja como todos vocês. Primeiro como empacotador e depois como vendedor. Diferentemente de muitos que estão detestando ter que trabalhar aos sábados, sempre trabalhei em todos os horários que a empresa determinou, com uma diferença, não se falava em hora em meu tempo. Sempre dei tudo de mim e nunca a empresa precisou de mim para eu não estar sempre disposto pra servi-la. Tanto foi assim que, aos 19 antes de vir para Paulo Afonso, no meu segundo emprego já exercia a função de subgerente de supermercado. Tenho muito orgulho de desse meu legado, e talvez por causa dessa garra e dessa minha disposição para o trabalho, tenha me tornado um empreendedor dono do meu próprio negócio. Vou continuar acreditando no trabalho, e ao mesmo tempo respeitando aqueles que consideram o trabalho aos sábados à tarde, um verdadeiro sacrilégio em suas vidas. A vida é assim mesmo, cada um só dar o que tem, nem mais nem menos.
Então seu moço devia aprender a respeitar.. RESPEITAR!!!
O trabalhador ou então vc hoje quer descontar as injustiças que deve ter passado, se é que passou. Que maravilha pra vc moço que, conseguiu através de muitas lutas chegar aonde está hoje!! Quer mais o quê?!? Adoecer, sugar, crescer ainda mais nas costas dos seus funcionários? Se eles estão empregados aí é por que trabalham, se você paga à eles é por que trabalham pra você como assim é a qualquer outro que se julga dono da razão, dono de direitos e dono de colaboradores. Hoje vc como este moço tal de Marcondes esquecem que é o povo que os mantém nas posições em qual se encontram, na zona de conforto. O que são vocês afinal? Qual o sentimento de amor e respeito, de justiça e de humanismo que existe em vocês?? Acordem!!
O povo não vai virar escravo de vocês!
Não custaria nada o senhor apontar onde está a escravidão, pelo menos em nossas empresas. A quem de estresse de for, venho informar que, desde a fundação da nossa empresa Riomalhas, até a presente data, não temos uma única reclamação ou processo trabalhista, por infração as normas estabelecidas pela CLT. Penso que um currículum assim ajuda em alguma coisa Professor.
Vc é realmente um entendedor, vê se para de querer rebater as colocações do povo sempre se achando o dono da verdade…!!!!! Deixe de querer calar a boca do povo com suas colocações furadas e pensar que com isso você calará a boca daqueles que mantém o seu comércio vivo que são os teus colaboradores aí e nós, os teus clientes sr. Empreendedor!!!
Coitado deles se reclamarem!! Vc perguntou à eles respeitosamente se eles querem trabalhar no sábado à tarde???
Não!! Faça melhor, para eles não serem perseguidos por sua autoridade, faça uma votação secreta, faça uma votação diante da palavra da sociedade. Quando me referi a escravidão, não lhe julguei ” camarada” que assim você os trata, me refiro a esta decisão canalha e de desrespeito lançada por seu amigo Sr. Marcondes o qual ei também imagino o quanto deve ter “lutado” para ter se tornado um vereador, assim sendo através de tantas lutas, vocês sabem então como respeitar os seus colaboradores ou não sabem?!? Como falou outro contrário as decisões dos Senhores que disse…
O sábado é o dia em que a maioria dos comerciários vão para as suas casas não para descansarem más para fazerem às suas tarefas domésticas dando continuidade nos domingos que seria pra ser realmente o dia dos seus descansos. Quando ne referi a escravidão, me refiro então no que vocês comandantes e donos do povo e da cidade estão tentando implantarem como a nova ordem trabalhista. Troque o seu lugar com um trabalhador e também a sua casa com a dele, há!!! Foi sua conquista, com muita luta?? Que bom que o sr “reconhece” isto, então seu Chico, agradece à Deus por ter tido este sucesso, esta sorte, graça na sua vida. Estarei aqui até quando vc achar que quer rebater comigo, até enquanto você se cansar e se não, temos muitas experiências para trocarmos parceiro. Vocês grandes comerciantes de Paulo Afonso abram os olhos, tem muitas grandes empresas querendo vir se instalar aqui como este Atacadão Assaí. Vocês estão preocupados com isso?!? Então melhorem os seus preços nas revendas de suas mercadorias, melhorem a visão e o respeito aos profissionais do comércio, não entenda mal, não digo que o Sr. Não respeita os seus, minha colocação de respeito é para todos os contratantes da mão de obra trabalhadora. Que Deus continue lhe abençoando para que você cresça ainda mais, más que cresça também o valor, respeito e reconhecimento daqueles que com compromisso colaboram para elevar o seu patrimônio, patrimônio não é somente os seus imóveis, suas contas bancárias, ou as suas conquistas más patrimônio maior é o que resultou nisto tudo que é os seus colaboradores. É claro que você deve ser um bom comandante, se não fosse, não estaria aonde está, más ensine aos demais amigos comerciantes que, aprendam ou mantenham o respeito e o valorizar dos seus colabores. Só há resultados positivos quando há uma verdadeira integração e satisfação no ambiente de trabalho.
Então vcs acham que com dois sábados vcs vão ajeitar esta situação de crise, vcs acham equipe do seu .., que o trabalhador que durante uma semana de jornada dura de trabalho não basta, trabalhador que Hj é forçado a ter que cumprir com além das obrigações e receber os mesmos míseros salários tem que se sujeitar a mais este golpe corrupto e sacana, o sábado Dr é o dia em que um trabalhador ou trabalhadora tem para dar uma organizada em suas coisas, suas casas, suas vidas e em suas famílias, por que o domingo é também o último dia que lhes sobra para terem um descanso, dormir um pouco mais, irem passear com suas famílias quando uma sobra financeira lhes permite, trabalhador coronéis não ganham como ganham vocês que podem pagar para que alguém faça como fazem pra vocês as obrigações domésticas de uma casa, vcs querem melhorar a crise??? Querem?? Se vocês querem, então cobrem preços justos em sua mercadorias e aumentem a atração dos seu clientes e dos possíveis clientes, briguem com o governo estadual, federal ou com a receita, para que diminuam seus impostos, não me venham crescer mais do que já crescem em cima da classe trabalhadora que em muitas vezes as condições de trabalho é precária, muitos de vocês que contratam, querem é um escravo e não um colaborador, não reconhecem o valor de um bom profissional, se puder sugam até os ossos, muitos são obrigados a fazerem faxinas e outra coisas além do que lhe foi tratado no ato da contratação, não que fazer isto ou aquilo fosse fazer cair a mão de alguém, más que houvesse justiça e fosse pago para estes serviços extras e agora vem vocês clube do bolinha e querem sugar mais e mais, este tal de Marcondes o que faz pelo povo de Paulo Afonso??? É esse o trocovque ele dá para aqueles que lhe proporcionam esta vida de tranquilidade que ele leva?? O povo deveria se redimir, ter vergonha, amor a sí próprio e não votar em nenhum tipo de políticos como estes. Façam o seguinte incluam o trabalhador nos lucros da empresa também… Não seria justo isto?!? Valorizem o trabalhador, se vocês não tiverem bons profissionais, vocês não crescerão, respeitem aqueles que são o alicerce de seus sucessos.
Que qualidade de pessoa fazer esse tipo de comentarios, quer melhorar o comercio, diminui sua margem de lucro e tenta ganhar no fluxo de vendas e nao ficar explorando os trabalhadores. Toda as crises que ocorre no Brasil a solução é sempre a mesma vamos retirar os direitos dos trabalhadores para aumentar o lucro dos empresarios ou seja rico mais rico e probre mais pobre.
Duvido que essa lei nao tem um dedo por traz das curtinas, da forma que estamos assitindo diariamente nas redes sociais…
Mais uma vez só quem ganha é o patronal, e o povo mais uma vez se cala. O que o trabalhador ganhou com isso, e quem disse que a população aprova simplesmente vamos boicotar minha gente pois só quem ganha com issosão os patrões. Pense nisso meu povo tanta coisa pra se preocupar e eles pensando no umbigo deles vão lutar pelo uma U T I, que é isso que esperamos de vocês senhores vereadores… ouviu senhor oito mandatos ( Marcondes meu povo ver se aprende a votar…
Carols eleitores, proximas eleições… lembrem-se desses vereadores que contribuiram com essa LEI.
Cidade turistica um …..Ninguem vem de fora para vir comprar.
Bando de …!
Um bando de puxa saco nessa foto, até me admiro essas pessoas que eu tanto acreditava ,palmas pra vcs que querem escravizar o pobre assalariado.
…, eu não sei pra que serve a maçonária tá muito tempo ai, só …a sociedade estão em todos o setores da sociedade .
Verdade Gamarra, este pessoal precisa re aprender a respeitar o trabalhador, más não querem perder nada e nunca, sempre querem … o trabalhador, tem até uns covardes que dizem; se não quer tem quem queira. Covardes!! Precisamos nos unir contra este tipo de gente que não tá nem aí para a classe trabalhadora.
Queremos o nosso sábado de volta!!
25 de abril de 2017 às 21:05
Então vcs acham que com dois sábados vcs vão ajeitar esta situação de crise, vcs acham?!? Já não basta o trabalhador que tem uma semana de jornada dura de trabalho? não basta? Hoje o trabalhador é forçado a ter que cumprir com trabalhos forçados além das obrigações e ainda com isso receberem os mesmos míseros salários? Ainda tem que se sujeitarem a mais este golpe corrupto e sacana, o sábado dotô Chico e Doto Marcondes do povo, é o dia em que um trabalhador ou trabalhadora tem para dar uma organizada em suas coisas, suas casas, suas vidas e em suas famílias, por que o domingo é também o último dia que lhes sobra para terem um descanso, dormir um pouco mais, irem passear com suas famílias isso, quando uma sobra financeira lhes permite, o trabalhador senhores coronéis não ganham como ganham vocês que podem pagar para que alguém faça como fazem pra vocês as obrigações domésticas de uma casa, vcs querem melhorar a crise??? Querem?? Se vocês querem, então cobrem preços justos em sua mercadorias e aumentem a atração dos seu clientes e dos novos possíveis clientes, briguem com o governo estadual, federal ou com a receita, para que diminuam seus impostos, não me venham crescer mais do que já crescem em cima da classe trabalhadora que em muitas vezes as condições de trabalho é precária, muitos de vocês que contratam, querem é um escravo e não um colaborador, não reconhecem o valor de um bom profissional, se puder sugam até os ossos, muitos são obrigados a fazerem faxinas e outra coisas além do que lhe foi tratado no ato da contratação, não que fazer isto ou aquilo fosse fazer cair a mão de alguém, más que houvesse justiça e fosse pago por estes serviços extras e agora vem vocês clube do bolinha e querem sugar mais e mais, este tal de Marcondes o que faz pelo povo de Paulo Afonso??? É esse o troco que ele dá para aqueles que lhe proporcionam esta vida de tranquilidade que ele leva?? O povo deveria se redimir, ter vergonha, amor a sí próprio e não votar em nenhum tipo de políticos como estes. Façam o seguinte incluam o trabalhador nos lucros da empresa também… Não seria justo isto?!? Valorizem o trabalhador, se vocês não tiverem bons profissionais, vocês não crescerão, respeitem aqueles que são o alicerce de seus sucessos.
Vcs não dão dinheiro para ninguém, vocês pagam por que os funcionários trabalham pra vocês.
Respeitem o profissional, respeitem o trabalhador!!
O PROJETO DE VOCÊS, É ESSE ? CONFRONTAR OS TRABALHADORES . DEUS ME LIVRE! QUANTA FALTA DE IMAGINAÇÃO
Debochando né Sr.prefeito,vereador Marcondes?…O mandato um dia acaba e o povo trabalhador não vai colocar vocês na cadeira do poder novamente. Quem planta bons frutos colhe bons frutos,quem planta um mandato de injustiças leva nome de …
PARA QUE ESTA SERVINDO O SINDICATO.
DENÚNCIA
Quem está por trás da greve geral do dia 28?
São os sindicatos que não querem perder a sua boquinha.
Você sabe o qual é a boquinha que não querem perder?
É a contribuição obrigatória que você trabalhador paga do seu salário.
Toda vez que você é contratado, imediatamente o sindicato obriga a empresa a descontar uma parte do seu salário para pagar a contribuição sindical.
O que o sindicato faz por você e pelos trabalhadores?
Nada, nada, nada.
A reforma trabalhista que está tramitando no Congresso Nacional acaba com a obrigatoriedade do desconto no seu salário.
E se o trabalhador quiser continuar pagando o sindicato pode?
O projeto de lei diz que a contribuição sindical só poderá ser descontada se o trabalhador autorizar por escrito.
Como funcionam os sindicatos nos outros países?
A contribuição não é obrigatória, o trabalhador paga se ele quiser.
Em compensação, pelo pagamento, o empregado tem direito a plano de saúde, plano odontológico, cursos e treinamento, salário durante o tempo em que ficar desempregado até que o sindicato arrume outro emprego.
E aqui no Brasil?
O seu dinheiro é usado para fazer política pela Central Sindical.
Pergunte ao sindicato que você paga onde está o seu dinheiro?
É verdade que estão acabando com a licença maternidade, décimo terceiro, férias, etc.?
É mentira veja você mesmo o projeto de lei 6787/2016 no site da Câmara dos deputados.
Quem for para a greve geral está do lado dos sindicatos que tomam seu dinheiro desde 1943.
Repasse para quem não quer mais pagar compulsoriamente o sindicato e guardar o seu suado dinheiro no bolso.
Senhor professor 2, o senhor me chama para continuar debatendo porém, não revela sua identidade. Como continuar um debatendo com alguém sem rosto. Complicado não? Mesmo assim, farei algumas considerações sobre seu ultimo comentário. Vamos lá. Primeiro, gostaria de lhe dizer que, Deus só ajuda aquela que trabalha honestamente. Ou não é assim? Ou senhor sugere que eu ensine a meus colegas lojistas para respeitarem e valorizarem mais o trabalhador. Infelizmente professor 2, eu só posso responder por mim. Não conheço a forma de administrar dos meus amigos. Essa sua sugestão, deveria ser encaminhada o seu sindicato, imagino. Vou lhe dar uma dica. Toda empresa que tem no seu quadro, mais de 10 funcionários, está obrigada por lei, ter um relógio de ponto, para marcar as horas trabalhadas de seus colaboradores. Temos duas empresas, uma com 06 e outra com 05 funcionários. Nenhuma delas, por lei, está obrigada a ter esse equipamento, mesmo assim elas tem. Sabe por que elas tem? Porque em nosso jeito de administrar, não achamos justo alguém trabalhar de graça, um minuto que seja para nós. Agora quem pergunta sou eu? Será que seu sindicato, que se julga grande defensor dos funcionários do comércio está verificando se empresas com mais de 10 trabalhadores tem esse equipamento? Vale apena saber, senhor professor 2. Em tom ameaçador, o senhor fala para termos cuidados porque, concorrentes como Assaí estão chegando em nossa praça e pode ameaçar nossa sobrevivência. Lhe respondo dizendo que, a iniciativa privada é dinâmica e uma empresa pode engolir a outra sim. É parte do jogo, tanto aqui, como outro lugar. A Riomalhas completou em fevereiro passado 31 anos de existência. Adianto que pouquíssimas empresas no Brasil consegue esta façanha. Com um detalhe, cada ano, vendendo mais que o outro. Mesmo assim, reconhecemos que somos vulneráveis e a concorrência só é boa por causas disso mesmo. Só se salva os melhores. Para finalizar minha contenda, peço que me aponte, me diga, onde é que estamos errando, por querer abrir nossa loja aos sábados à tarde, cumprindo o que diz a lei 1.355 municipal e as 44 horas semanais, determinados pela CLT. Por gentileza onde está nosso erro?