27 de julho de 2025

Francisco Nery Júnior: Sobre ser professor

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Todos temos um bem na vida. Ter sido professor pode ser um deles. É como, se não estamos a destoar, um bem para uma cidade. Em Paulo Afonso, por uma cidade, temos tido a Vitran. Até onde posso enxergar como cidadão comum, um bem nosso, pioneira como nós, que evidentemente deve estar sujeita às regras e às leis.

 

Desta forma, podemos considerar ter sido professor um bem. Ou existe bem maior que ser um condutor de almas? Conduzir o raciocínio em meio a toda a parafernália das notas que não significam necessariamente avaliar. Conduzir para o uso da razão que leva ao conhecimento libertador, como conduziam os jovens para a escola grega o pedagogo da família.

 

O que levaria, entretanto, alguém nada menos que Assis Chateaubriand declarar que adorava ser professor e odiava dar aula? Estamos falando do fundador dos Diários Associados – que existem até hoje. Chateaubriand fundou a empresa e a defendia com unhas e dentes, algo mais ou menos assim como lido no Chatô, o rei do Brasi: “A minha vida é estar diariamente na porta dos Diários Associados a defender a organização dos inimigos.” Usou a sua imprensa para o bem e para o mal. Teve, em vida, uma legião de admiradores.

 

Se ser professor implica dar aulas, conduzir, onde o paradoxo de não se sentir à vontade para ministrá-las? Como não se envolver no processo tão dissecado por um Paulo Freire, que subia aos limites máximos teóricos do processo educativo? O velho jornalista certamente não necessitava nenhum título, ele que era poderoso e conseguia quase tudo que queria porque tinha nas mãos a potente arma da pena e da opinião que eram os seus meios de comunicação?

 

Distúrbios no processo? Descaso e desprezo além da razão por parte da sociedade que, cega pelos interesses imediatos da concupiscência, do sangue e da carne, não se envolve com os mestres na nobre e supina tarefa de libertação?

 

Teria Chateaubriand ojeriza pelo sistema burocrático da educação, necessário ou não, como diria Caetano Veloso? Não receberia ele apoio e suporte da elite diretiva para quem a sala de aula, verdadeiro laboratório formador, seria apenas um incômodo a mais? Não percebem, donos do processo que controlam, que a condução do professor em sala de aula é quase todo trabalho da educação?

 

Em face do exposto, para evitar delonga – e para meditação do leitor -, do Barão de Itararé: “A teoria na prática não funciona.”

 

Francisco Nery Júnior

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. Francisco Nery Júnior says:

    Leitor: Para que o entendimento do texto não fique prejudicado, observe:
    No fim do segundo parágrafo, conduzia no lugar de conduziam. No final do quarto parágrafo, ponto final no lugar da interrogação.
    Finalmente, no início do quarto parágrafo, “como o paradoxo” e não “onde o paradoxo”. Desculpe-me as falhas, F. Nery Júnior

  2. Professora IVETE says:

    Ser professor é algo que só sentimos quando exercemos a profissão para além da sobrevivência. Lecionar é como respirar, quando o fazemos por amor… É uma pena que a sociedade não esteja preparada para valorizar o professor, dando-lhe o suporte necessário para desempenhar melhor o seu papel, pois, sozinho, ele sempre estará aquém do horizonte digno de um mestre. Não estou dizendo que devamos trabalhar apenas por amor, mas precisamos colocar sentimentos, sim, no ato de despertar o nosso aluno para a consciência da capacidade que todos temos de aprender. Parabéns, professor Nery, pelo texto muito bem produzido e embasado!

  3. AlunoCETEPI-HH says:

    ATÉ HJ ESPERO MINHAS NOTAS DA DISCIPLINA DESSE PROFESSOR 🙁

  4. Lamento says:

    Após um artigo desse, o cara está falando em nota. É só ir à secretaria do colégiiio.
    Isso é o que dá por ser paciente num curso noturno onde os alunos, casados, que trabalham o dia todo, muitos entregam trabalhos até a boca do conselho de classe. Só rindo!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!