18 de setembro de 2025

Sem debate na câmara de Paulo Afonso: Oposição se revolta com cancelamento do Grande Expediente

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

(Foto: Arnaldo Ferreira)

Na sessão desta segunda-feira (4), que antecede a Copa Vela 2017 não houve o Grande Expediente, o presidente Marcondes Francisco colocou em votação requerimento verbal de autoria do vereador Leco pedindo que o Grande Expediente fosse suspenso, para que o escritor João de Souza Lima pudesse falar sobre o lançamento de seu livro, “Paulo Afonso e a Vila Poty, a História não Contada” .

 

O Grande expediente é o espaço para que os vereadores se manifestem sobre os mais diferentes assuntos de interesse público, cada qual com direito a discursar pelo tempo máximo de 10 minutos.

 

O público presente ficou frustrado e os vereadores de oposição que são minoria ficaram indignados, uma vez, que foram pegos de surpresa, sem nenhum aviso prévio sobre a pauta de hoje. Muitos haviam preparado seus discursos e com os mais variados temas, inclusive sobre o paradoxo entre os gastos com a Copa Vela e o decreto de emergência assinado há dois meses pelo prefeito Luiz de Deus.

 

A oposição alega que mesmo com a participação do escritor não havia necessidade de cancelar o espaço para os pronunciamentos dos vereadores, até porque cada sessão da câmara tem duração de três horas. Poderia muito bem haver o debate sobre o livro e logo depois, os pronunciamentos dos parlamentares.

 

Placar da votação pelo cancelamento do Grande Expediente 7×5.

 

Votaram a favor da suspensão do Grande Expediente:

 

Bero do Jardim Bahia, Marconi Daniel, Leda Chaves, Leco, Zé de Abel, Zé Carlos e Zezinho do INSS.

 

Votaram contra a suspensão do Grande Expediente:

 

Antônio Alexandre, Edilson do Hospital, Jean Roubert, Macário e Mário Galinho.

 

Os vereadores Cícero Bezerra e Bero do Jardim Aeroporto faltaram à sessão e o presidente só vota em caso de empate.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 21

  1. Gomes says:

    Com todo respeito a cultura e ao João, acho que o lançamento do livro é importante, mas em seu devido horário e dia, hoje (segunda) é o único dia que os vereadores tem pra debater coisas importantes do município a exemplo do contrato da Embasa, do aumento dos servidores da Prefeitura, dos gastos com a Copa Vela, Contrato dos Onibus da Educação, UTI, etc…..O presdidente junto com alguns vereadores lambe bota, estão rasgando a Lei. A oposição tem com urgência que procurar o MP e entrar com ação na justiça, são atos de ditadura e de quebra de decoro por parte do Vereador que disse que na sessão anterior fez o pedido verbal (ELE MENTIU).

  2. paulo says:

    O que houve hj na Cãmara foi grave, o presidente junto com o primeiro secretario mentiram ao afirmarem que houve pedido verbal na sessão anterior, tem gravações de que isso não houve – MENTIRA.

    • PAULAFONSINO SEM DESTINO CERTO says:

      Estou fora de minha cidade NATAL.
      Isso que estamos vivenciando é uma forma sacartica de provocar os cidadãos que estão a espera de alguém que nos socorra perante os poderes constituídos.
      Me desculpem os LAMBE BOTAS, me desculpem OS CHEIRA PEIDOS, isso é uma vergonha. Quando vão dar uma seção solene para entrega de títulos ou comendas fazem uma seção extraordinária, o mesmo tem que ser para o lançamento de um livro.
      Como fica então COPA VELA…, problemas na educação, saúde e afins?
      Pagamos impostos para ver bem suas aplicações no entanto o que vemos são vereadores ganharem R$ 10.700,00 para fazerem o que sem ter seção.?

  3. junior ferreira says:

    Os vereadores compradores de votos num vão perder o mandato não.Segundo os promotores luciana e leonardo ouve irregularidades nas eleições de 2016.Contas de alguns vereadores foram reprovadas.E ate agora nada.É uma vergonha

  4. Ricardo says:

    Infelizmente não temos informações dos processos que estão em andamento na justiça, dois vereadores da situação estão respondendo processo, principalmente o mínimo amarelo.

  5. Ninho says:

    Vergonha esses vereadores lambe…do prefeito

  6. isaqe jp says:

    pois e eles ja estavam no gabinete sexta feira, acertando isso falou um assessor

  7. Ninho says:

    Vale ressaltar que os vereadores de oposição foram contra a forma que o presidente está conduzindo os trabalhos da Câmara.

  8. Afonso. says:

    Foi uma vergonha Ozildo dos vereadores da oposição contra a apresentação do escritor João de Souza Lima, foi maravilhoso o livro da historia de nossa cidade qdo começou, foi falta de respeito pelos 04 parlamentares que se invadiram das cadeira da câmera e deixando dezenas de pessoas apática pelo que viram.

    • PAULAFONSINO SEM DESTINO CERTO says:

      Não houve falta de respeito o que houve foi falta de consideração com o POVO que lá esteve e não viram seção da câmara e sim uma apresentação de um livro sobre Paulo Afonso, isso já existe vários e vários livros tais como o de GALDINO e o de Chico do concreto o local adequado para isso é na casa da cultura mais se este local não tem publico é outra historias.
      O local e nesta seção não é para apresentar livros como disse anteriormente e sim ver os poucos vereadores da MINORIA em ter seus diretos de apregoarem os descasos destes gestores e vereadores LAGARTIXAS como já dizia Luiz Aurelino, que hoje está fora desta nojeira.
      Ter um primeiros secretario na mesa e ao mesmo tempo defensor da maioria não condiz com a situação muito ditatória do presidente que é omisso.
      A FINAL, ESTE É UM ESPAÇO, PA4, DEMOCRÁTICO QUE O GESTOR, SECRETÁRIOS E LAMBE BOTAS E CHEIRA PEIDOS DEVERIA VER O QUANTO A POPULAÇÃO ANDA IRRITADA COM ESTES OMISSOS.

  9. Robson says:

    Zezinho do INSS e zé de abel sabiam o que era que estavam votando?
    Kkķkk
    Marcondes Francisco nunca teve comprometimento com a população. Ao não ser no trânsito né Marcondes CNH.

  10. Argos says:

    Infelizmente vai ter a JUSTIÇA vai ter que ser acionada, aqui, no TJ, STJ/STF, CNJ, onde quer que seja, tem que ser garantida a LEI o DIREITO LIQUIDO E CERTO.

  11. TRIBUTINO LAURENTINO says:

    A frase que existe no interior da câmara municipal de Paulo Afonso, O PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO. Deveria mudar para: O PODER DESMORALIZA O POVO E EM SEU NOME JÁ MAIS SERÁ EXERCIDO

  12. LAURENTINO says:

    A frase que existe no interior da câmara municipal de Paulo Afonso, O PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO. Deveria mudar para: O PODER DESMORALIZA O POVO E EM SEU NOME JÁ MAIS SERÁ EXERCIDO,BESTAS!

  13. Negrito do site SE LIGA NA MUSICA says:

    By SELIGANAMUSICA SLM 11:36
    Seliganocirco

    Hoje pela manhã o amante da leitura e da cultura de nossa cidade que acordou cedo e certo para prestigiar nosso Historiador e Escritor Joao de Sousa Lima, em um lançamento inédito de mais uma de suas grande obras escrita, obra essa que tem o título “Paulo Afonso e a Vila Poty a Historia não contada”.

    Um livro muito importante que conta a historia não contada de nossa cidade, que vem contanto fatos que muitos de nós nem sabia e que vão ficar eternamente marcadas, pois vamos poder mostrar esse livro para nossos filhos, sobrinhos e netos, uma manhã linda que era pra ser completamente cultural e de sorriso, infelizmente não foi assim, pois todos da imprensa e convidados assim como a nossa rede, que foi convidada para ver esse lançamento e fazer a cobertura oficial, infelizmente tivermos o desprazer de ser desrespeitado e ao mesmo tempo ver o nosso Escritor e Historiador João de Sousa Lima e seus convidados serem ofendidos por uma discussão politica e sem valor, pois os vereadores entre eles Antônio Alexandre e Mario Galinho foram mal educados e ofenderam e desrespeitaram toda a população ali presente para participar do lançamento do livro. Mario GALINHA E Antonio Alexandre pegaram o microfone e fakaramem alto e bom tom que a câmara de vereadores não é local para LANÇAMENTO DE LIVROS!

    Mais ai ficamos pensando, pra que serve o espaço?, não pode lança livro mais vem sempre sendo usado para ser velatorio e ao mesmo tempo dar título de cidadão a pessoas que nunca fizeram nada por nossa cidade, muitos donos de empresas privadas que invés de ajuda a nossa cultura só sugam nossa ecomomia.

    Certo isso vereador?, é assim que vocês dizem que querem o bem do POVO, desrespeitando um LANÇAMENTO HISTÓRICO que conta a nossa verdadeira historia, onde gastamos tempo e dinheiro divulgando, trabalho que fala até mesmo um pouco de cada um de vocês, e é assim que recebem um escritor e historiador que vem a 20 anos levando o nome da cidade de Paulo Afonso – BA para lugares que vocês nunca viram, que vem fazendo coisa que vocês não fazem.mesmo sendo filhos real da terra.

    O João de Sousa Lima é cria da cidade de São José do Egito, mais nunca negou seu AMOR pela nossa ILHA, tanto que quando veio morar aqui e daqui nunca saiu e ainda teve o prazer de ser casado com uma PauloAfonsina e teve aqui duas filhas lindas e recebeu por seu trabalho de pesquisa o título de cidadão PauloAfosino. É assim que Antônio Alexandre, Mário Galinha, Macário e edilson do hospital tratam os artistas?

    Bom, a nossa rede afirma que não gostou da ideia de lançar o livro na câmara, não por que não seja local pois ali a casa é do povo e acho que um vereador escolhido pelo povo para o povo representar, não devia agir assim….nas próximas eleições eu vou lembrar dos nomes desses quatro …, não vamos esquecer e perdoar isso. falamos para o João, que eles não merecem um evento de porte, desse tamanho, tanto que falamos que estamos muitos grato pelo convite e diante do caso ocorrido o escritor e historiador Joao de Sousa Lima cancelou o lançamento do livro que agora será dia 14 de setembro no memorial chesf durante a diplomação da Niva diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. a nossa rede estará sentando com ele e alinhando todos esses preparativos para a nossa cidade possa enfim conhecer essa importantíssima obra. Contamos com todos os amantes da cultura e da historia.

    Mário GALINHA, Pedro Macário, Edílson do hospital e Antônio Alexandre

    E esses são a cara e os nomes dos vereadores anti cultura, que viraram as costa para a nossa cultura e também para o povo que ali estava presente, onde podemos confirmar nosso repúdio. Para nós da rede +SELIGANAMUSICA só esperamos não ver a cara desses …dentro da câmara na próxima eleição, se isso acontecer vamos ter mais a certeza que muitos são completo…, pois devemos colocar no poder pessoas que pense no povo e não no seu próprio ego e bolso.

    TEXTO
    ASCOM/SLM
    http://www.seliganamusica.net

  14. André ..., says:

    “Esse pauloafonsino sem destino certo” deve estar sem suas faculdades normais certas, isso sim.
    pra inicio de conversa é um borra… e medroso pois se esconde atrás de um nome fictício.
    oposição não quer dizer que tem que ser com falta de educação. foi realmente um palhaçada o que os 4 patetas da oposição fizeram.
    faltou o respeito com o escritor e com os convidados que ali estavam

  15. ASCOM IGH says:

    O Lançamento oficial acontecerá dia 14 de setembro no Memorial Chesf, as 19:30, durante a diplomação da nova presidência da Academia de Letras de Paulo Afonso e todos serão recebidos educadamente.

  16. LUCIANO ANDRADE says:

    EITA ESSES POLITICOS DE NOSSA TERRINHA, COITADO DO POVO DESTA CIDADE COM ESSES QUE AI ESTÃO,MAL EDUCADOS É ELOGIO, MISERICORDIA QUE VERGONHA, SENHOR ESCRITOR NAO SE MISTURE NAO PELO AMOR DE DEUS.,

  17. CARLOS NASCIMENTO says:

    COPA DE VELAS PODE, MAS LANÇAR UM LIVRO FALANDO DE NOSSA VILA POTY PODE NÃO AH ME POUPE VIU SENHORES COISINHA SEI LA POLITICOS NE?

  18. paulo Junior says:

    Eu quero saber de livro.A camara é para debater os problemas da cidade.que são muitos.Vão lançar livro na praça do milhão ou cima trio elétrico na copa do safadão 270 mil reais.Conversa pra boi dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!