21 de agosto de 2025

Morador de Paulo Afonso lidera indignação de músicos baianos com o prefeito ACM Neto; entenda

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Jorge Papapá e Manno Góes (Foto: Reprodução)

Após Receber Um “Calma Aí” Do Compositor Jorge Papapá, Manno Góes Endossa Críticas Do Colega A ACM Neto (Fonte: Bocão News)

 

Após o compositor Jorge Papapá (morando hoje em Paulo Afonso), um dos mais respeitados da Bahia, compartilhar o link de uma matéria do BNews onde o também compositor Manno Góes chama artistas baianos de “um bando de lambe c*”, a história acabou rendendo. Papapá escreveu no post: “calma aí, primo! Atinja o bandido, mas não mate o artista!”. Se engana quem pensa que Manno, que não tem papas na língua, rebateu o colega ou agrediu verbalmente. Ele usou outro post do próprio Papapá que dizia “Neto, o in prefeito não paga direitos autorais! Antes nunca que ‘A TARDE’”, o ex-baixista do Jammil endossou o discurso contra o prefeito.

 

Em um texto postado também no Facebook, Manno começa elogiando o colega: “Jorge Papapá, compositor baiano responsável por grandes sucessos de grandes artistas da Bahia, reconhece que não é justo a cidade da música não pagar os autores”. Continuando, o músico questiona: “Você é autor? Compartilhe a indignação de Jorge Papapá. Quantas pessoas se divertiram com as musicas dele, sem que soubessem que eram dele? Que ele receba, pelo menos, seus direitos autorais. Se a prefeitura de Salvador se recusa a reconhecer o talento e importância de um compositor de Ivete, Daniela e Chiclete, que respeito daremos à nossa música?”.

 

Manno sai em defesa da categoria que tanto defende, já que é conselheiro fiscal da União Brasileira de Compositores (UBC): “Reconheça o autor. Não sai do seu bolso. Basta apenas compartilhar nossa indignação. Mas não deixe esse valor que seria por lei do autor ficar no bolso de quem não respeita a arte baiana. Nos ajude! Somos autores. Não artistas. Não aparecemos em flashes ou programas de TV. Mas temos uma alegria danada em ver uma multidão cantando nossas músicas. Você já cantou músicas de Papapá. Só não sabe disso. Ajude ele – e a todos nós, autores – a sermos recompensados minimamente por isso. Não é nem por lucro. É por um mínimo de dignidade e respeito. Sejamos mais Papapá e menos bla bla bla. O autor existe. Salvador deve 30 milhões de reais aos autores. Para quem vai esse dinheiro, já que os autores nem o Ecad recebem? Compartilhe nossa indignação de morarmos na cidade da música que não paga os autores! Que música haveria sem um autor? Compartilhem! Precisamos muito de vocês! Obrigado”.

 

Jorge Papapá é um dos mais renomados compositores baianos. Já foi gravado por artistas como: Ivete Sangalo, Araketu, Banda Eva, Timbalada, Ricardo Chaves, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Daniela Mercury, Marcia Freire, Zé Paulo, Sine Calmon e mais vários artistas e bandas do cenário local e nacional. No CD e DVD (multishow ao vivo) de Ivete gravado no Maracanã, Papapá consta como autor de “Deixo” (Jorge Papapá e Sergio Passos) e “Ilumina” (Sérgio Passos, Jorge Papapá e Edú Casanova), por exemplo.

 

Veja matéria original AQUI.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. JOSE DE CARvALHO... says:

    VERGONHA.

  2. DJALMA says:

    Esse não só pode como tem total direito de lutar por essa causa.
    Jorge Papapa, além de ser um cidadão sabedor de uma vasta cultura é um compositor excelente e tem colaborado por demais para o engradecimento das artes tanto em paulo afonso como em toda região circunvizinhas.
    quanto a esse “prefeitinho” arrogante… não precisa dizer mais nada.

  3. josineide says:

    quaquaqua, compositor de axe é só compositor de axé. respeitado é foda.

  4. Elio says:

    Não estou entendendo porque uma prefeitura deve pagar direitos autorais de musicas?
    A prefeitura executa ou utiliza alguma musica para pagar direitos autorais?
    Se for nesta lógica, clubes e bares também devem direitos autorais, bem como outras prefeituras, como Paulo Afonso, que tem o evento copa velas, onde vários artistas tocaram musicas de outros compositores, inclusive de Jorge Papapa.
    Acho que as prefeituras nada devem direitos autorais, e sim, os artistas que tocam as musicas de outros compositores. Não é justo, as prefeituras contratarem artistas para animar os eventos culturais, que neste cache pago, deve ta incluso estas despesas, para os artistas repasar os direitos autorais aos compositores.
    Na minha ótica de leigo, estão cobrando ao ente errado, pois quem se utilizou dos direitos autorais, foi quem executou a musica, este sim que obteve lucro com a criação de outra pessoa e não as prefeituras que somente contrataram o artista.
    Se isso for valido, acho que os contratos de artistas, deveria ter uma cláusula para somente tocar musicas próprias de sua autoria ou ficar com a obrigação de recolher os valores devido a titulo de direitos autorais, se executar musicas de outro compositor.

  5. DE OLHO says:

    HÁ UMA EXPRESSÃO CHAMADA “COSTUMES”. NO BRASIL, DE UM MODO GERAL, NÃO É SÓ NA BAHIA, HÁ UM VÍCIO COSTUMEIRO DE NÃO SE RESPEITAR DIREITOS AUTORAIS, DE PROPRIEDADE, ETC… O QUE O TRABALHADOR MÚSICO MANO GÓES ESTA FAZENDO É EXIGINDO QUE SUA PROFISSÃO E O SEU TALENTO DE COMPOSITOR SEJA RESPEITADA. PARABÉNS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!