18 de setembro de 2025

Câmara Municipal de Paulo Afonso debate a privatização da CHESF

Por

Luiz Brito DRT\BA com Assessoria Parlamentar

A privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) será tema de um debate convocado pelo vereador Bero do Jardim Bahia (PT), na próxima segunda-feira, 9, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal do de Paulo Afonso. A proposta, de autoria do vereador e vice-presidente na Casa, visa debater juntamente com os representantes do Sindicato dos Urbanitários, parlamentares, empregados, e com a sociedade civil organizada os impactos negativos que uma possível privatização da estatal poderia render ao Nordeste.

 

“A questão é muito grave e trará prejuízos enormes para a economia de centenas de municípios nordestinos, além de colocar de cabeça para baixo as normas que regem o setor elétrico, influenciando o conceito de energia e a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou o vereador Bero do jardim Bahia.

 

Com o objetivo de aproveitar o potencial energético da bacia do rio São Francisco para a Região Nordeste, a CHESF foi idealizada em 1944. Empresa do Governo Federal ligada ao Sistema Eletrobrás, a Companhia Hidroelétrica representa a maior rede de geração e transmissão de energia elétrica em alta tensão no País. A área de atuação da companhia abrange 347 municípios dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

 

Foram convidados para participar da reunião representantes do Sindicato dos Urbanitários; o ex-deputado Fernando Ferro (PT); o deputado estadual Paulo Rangel (PT), o deputado Estadual por Alagoas, Inácio Loyola, o engenheiro João Paulo, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sinergia, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Pernambuco e da Bahia, além de outras entidades da sociedade civil organizada.

 

SERVIÇO:

 

O evento acontece no Plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, na próxima segunda-feira (9/10), às 9h e é aberto ao público em geral.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Carlos Rodrigues says:

    O que disse o vereador: “colocar de cabeça para baixo as normas que regem o setor elétrico, influenciando o conceito de energia e a qualidade do serviço prestado à população” Acho que o nobre vereador desconhece o que é geração, transmissão e distribuição de energia. A má qualidade do serviço prestado à população está exatamente na distribuição, ou seja, que vende energia aos consumidores, as companhias estaduais, A ex: COELBA, essa sim merece ser motivos de uma audiência pública ou qualquer outra discussão pelo parlamento municipal.

    Paulo Afonso, sobretudo no BTN agora faz jus a uma antiga quadrinha: Aqui um bairro que me seduz, a tarde falta água, a noite falta luz. As vezes é durante o dia mesmo, como ontem!

    Que se privatize tudo! Estado empresário? por que? a nação toda já sabe o porquê! O Estado tem que ser gestor de serviços básicos e com boa qualidade.

  2. Edson says:

    Só terá investimentos se privatizar. Fato.

  3. Pedro says:

    O que foi que a Chesf fez até hoje para revitalizar o rio são Francisco?
    Agora ela bota uma faixa é diz a água é do povo, conversa fiada, sou a favor da privatização,
    Espero que uma empresa da Europa compre a Eletrobras
    Quanto a Chesf já era, sem água não tem geração, a Chesf hoje compra energia e vende, t que privatizar e tirar os parasitas que não trabalham só suga da empresa

  4. MALUQUINHO says:

    E QUAL FOI A MELHORA QUE A COELBA FEZ EM PAULO AFONSO?

  5. SE DEU MAL says:

    O local para este fórum não é na câmara municipal.
    O que vai influenciar privatizar ou não este cabide de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!