18 de setembro de 2025

‘Se não tem alvará da vigilância sanitária, vai ter UTI?’, questiona Galinho a Guiarone, que responde ‘não’

Por

REDAÇÃOPA4.COM.BR

De repente, não mais que de repente, contudo, cumpre observar: com eleições à vista, e no caso peculiar de Paulo Afonso, com um governo novíssimo, está nos anúncios que o município ganhará duas UTIs, uma no Nair Alves de Souza e outra, de responsabilidade do município, no Hospital Municipal, localizado no BTN.

 

Bancada de oposição questionando Guiarone Garibalde. FOTO PA4.COM.BR

 

É preciso dizer que há quatro anos a UPA não saiu dos tijolos. Mas agora que vão construir duas UTIs, uma UPA não significa nada mesmo, não é?

 

Convidado para falar em saneamento básico e saúde (Embasa), Guiarone Garibalde, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), falou bem a respeito do tema, mas escapou para os problemas da sua área de atuação.

 

O vereador Mário Galinho (SD) perguntou então a Guiarone, como se anuncia a construção de duas UTIs, se nem mesmo as unidades hospitalares possuem alvará de vigilância sanitária, disponibilizados pela Anvisa. Nem o hospital da Chesf, e muito menos o municipal possuem essa garantia.

 

Foto: PA4.COM.BR

Guiarone explica:

 

“Para ter alvará da vigilância sanitária é preciso adaptações, reformas, então como se vai instalar UTI em ambiente onde não há alvará?”, respondeu Guiarone.

 

O presidente foi adiante e jogou uma pá de cal nas intensões do município de manter uma Unidade com recursos próprios: “A lei determina que o governo do Estado da Bahia financie a alta complexidade no município, o governo municipal, seja ele qual for, não tem condições de assumir 10 leitos de UTI, o custo é altíssimo ou será público-privado, ou será o governo do Estado da Bahia.”

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 15

  1. Santino says:

    Não entendi? O vereador esticado está tentando atrapalhar que as UTIs sejam instaladas? É o quanto pior melhor, ou vamos melhorar pra não ser pior? De que lado ele está? A imprensa isenta poderia perguntar?
    Tem que ser muito burro para achar que vai se instalar UTI sem as devidas condições sanitárias! Da onde saiu esse menino? De Saramambaia? Filho estamos no século XXI , queira ou não já somos uma cidade com certa evolução social e economica, e porque não, de maturidade política.
    E sim! O município pode sim ter UTI dentro do Pacto de Gestão de Saúde, e o Estado será obrigado a enviar os recursos. Ponto! Vão estudar!

    • Cidadão says:

      Eles está te mostrando q é pura enganação essa história de uti, se não cumpre as exigências legais… Então não haverá UTI

    • Zadquiel says:

      Não amigão o que deu p entender é que o governo está prometendo uma coisa que não tem condições de cumprir, até pode ter grana para construir porém MANTER não, foi o que entendi. Quanto ao vereador vc até tem razão…

      • EU SOU CARvALHO...... says:

        Estás lembrado que nas eleições de 2004 o então governador da Bahia veio em palanque dizer que em 6 meses teríamos UTI.

    • Artur says:

      Parece que sim. É complicado viu. Se tiver uti aqui, eles não terão mais do que falar.

  2. Andre says:

    Flavinho primeiro tentAr consertar que está errado!

  3. SE DEU MAL says:

    UTI, pura balela?
    Ora, ora. ora, para exigir vigilancia sanitaria municipal eles da prefeitura são metidos a serem rapidos e precisos.
    HOTEIS, indo nas instalações da cozinha, na FARMACIAS, exigindo alvarás da prefeitura, dos BARES e RESTAURANTES exiigem também alvarás sanitários, dos FUNCIONÁRIOS destes estabelecimentos estabelecidos na LEI, entenda CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL e MUNICIPAL, sabem exigem atestados.
    Mais dos espetinhos, tapiocas, lanches de modo geral nã tem controle, podem até o pessoal matando cachorro e gatos a grito e não ligam para nada. Pura balela para arrecadar taxas para o ERÁRIO PUBLICO. Não esquecendo também das feiras livres, carne e derivados, horte frutes e demais.
    Então a lição de casa eles não o fazem, os HOSPITAIS “HNAS” e “HPA” não tem alvará como pode isso meus senhores do governo.
    CADE O MINISTÉRIOS PUBLICO ESTADUAL QUE NÃO VEEM ISSO.

  4. Paulo says:

    A oposição agora está preocupada porque sabe que o Flávio Henrique vai trabalhar para se reeleger e sabe que o Município tem condições de construir essa UTI e que esse ato garante ao Flávio a reeleição, não tenho partido político mas saber administrar o dinheiro público garante meu voto e todos os vereadores deveriam aplaudir a ideia e cobrar a execução da mesma pois é um bem a todos seja situação ou oposição, alvará é o de menos, esse Mario pensa q o povo ta achando o máximo o trabalho dele de viver em rádio e rede social cobrando as coisas, isso é sua obrigação, e vc ficou muito sujo quando se juntou a esse outro ai que sempre foi do governo atual e agora ta revoltadinho, só sabem fazer alarme, quando estão no poder não usam esse conhecimento para o povo mas sim para si próprios…

  5. Observador politico says:

    Engrassado primeiro todo mundo quer uti!
    Até uma mosca q morria era culpa do prefeito por não ter uti.
    Agora que se tem pelo menos a intenção e estão tendo! Vcs criticam….
    Bando de gente mal informada….
    Um alvará sanitário é um pré requisito… então lógico q eles vão dar um jeito. Mas daí vcs ficar em nessa picuinha….. tem gente q gosta de estrelismo. Que eu saiba ambos viviam falando q Paulo Afonso tinha q ter uti e agora ao invés de cobrarem a execução estão tentando botar p trás?
    Vão lá sentem…. auxiliem….. participem!
    O conhecimento técnico de vcs passa longe de entender q o mais difícil já aconteceu…….. foi tomar a iniciativa! E o que é um papel no caso digo o alvará perto da vontade política que outrora nunca existiu. Aproveitem senhores e sentem junto do governo auxiliem……….. ao invés de ficar desacreditando o povo.

  6. Geraldo Alves says:

    Acho pertinente os questionamentos do nobre parlamentar que tem cumprido seu papel enquanto fiscal do povo. Afinal foi para isso que o povo o elegeu. Postura essa que deveria ser adotada pelos demais edis que ao invés disso, ficam a procurar “cabelo” em ovo. Obviamente surgiram inúmeros questionamentos totalmente compreensivos. Porém, vale a deixa como provocação ao debate em prol de um processo transparente e esclarecedor. Por outro, lado vale ressaltar que para tudo isso torna se realidade se faz necessário ajuste imediatos na busca por atender os pre requisitos básicos para um bom funcionamento de uma unidade hospitalar. Nesse sentido esperamos de coração que a ação não seja apenas “eleitoreira”, pois nosso povo padece de uma saúde pública de qualidade. Sabemos é claro que a bandeira da implantação da U.T.I. para alguns é apenas um “mote”, mais que no geral toda comunidade clama por essa conquista. Resta nos fazermos uma corrente supra partidária em prol da execução enfim. E que o parlamento cumpra sua obrigação de fiscalizar e exigir transparência e eficiência.
    Cordiais saudações!

  7. Cacau says:

    Vereador você tem coragem e pensa no povo então vai discobri e dizer a nós o preco do carro alugado pro secretario … se verdade que e 4 mil de aluguel prque eu to besta com isso.

  8. LAERCIO PAZ says:

    SE A PREMISSA LEGAL PARA FUNCIONAMENTO É OS ALVARÁS, PERGUNTO; PORQUE CARGAS D’ÁGUAS OS HOSPITAIS ESTÃO FUNCIONANDO SEM O DEVIDO ALVARÁ? PELA PERTINÊNCIA LÓGICA-JURÍDICA DEVERIAM ESTAR FECHADOS. A GRANDE MENSAGEM SUBLIMINAR QUE TRANSPARECE É QUE O VEREADOR GALINHO “DEVE ESTAR” – E NÃO JOGANDO AREIA NESSA PRETENSÃO, TENTANDO MOSTRAR QUE É MAIS UMA PROMESSA ELEITORAL NAS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. PAULO AFONSO, NÃO TEM UMA UTI. TALVEZ SE OS AGENTES POLÍTICOS UTILIZASSEM O SUS, E NÃO O SISTEMA PARTICULAR, ESSE PROBLEMA ESTARIA RESOLVIDO NA ERA DE MEU DEUS EM PAULO AFONSO.

  9. Marina J.B.S says:

    pura palhaçada! promessas e mais promessas! todos sabem q nao é de interesse da cúpula da prefeitura, q a uti seja instalada aqui na cidade, pq os APADRINHADOS SAO DONOS DE AMBULANCIAS Q FAZEM REMOÇÃO Á PREÇO DE OURO!

  10. indignado says:

    um hospital que mais parece um chiqueiro abandonado sem nenhuma estrutura para instalação de uma UTI portanto mais uma vez estão simplesmente fazendo o povo de besta. parabens vereador Galinho por fiscalizar esse executivo que só faz promessas e nada cumpre, nem nos PSFS não tem medico imagine se vai ter UTI no hospital!

  11. Alex says:

    UPA é um projeto do Governo Federal, agora o nobre vereador lutou tanto pela UTI quando está pra sair o mesmo quer criar barreiras para que não sejam implantadas ?? Decida-se vereador se está ao lado do povo ou da politicagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!