Por Redação PA4 com Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia)
“Há 15 anos a população de Paulo Afonso aguarda a instalação de uma UTI na cidade, quantas vidas mais precisam ser perdidas para que as autoridades tomem uma providência?”. A declaração é do médico e delegado regional do Sindimed Aristóteles Paiva, morador do município há mais de 30 anos, que tem acompanhado o sofrimento dos pacientes e a angustia dos profissionais que, por falta de estrutura, não conseguem prestar o atendimento.
A instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Paulo Afonso é daqueles casos que viraram uma verdadeira “novela mexicana”, conforme recente declaração do próprio governador do estado, Rui Costa. Diversos foram os governos que sucessivamente se elegeram tendo como peça de campanha a instalação da UTI na cidade, mas só ficou na promessa. O hospital que deveria receber a unidade é o Nair Alves de Souza, administrado pela Companhia hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Entretanto, a informação é de que existe a possibilidade da Chesf, atual gestora do hospital, reformar a estrutura física do Nair Alves para adequar às normas da vigilância sanitária e posteriormente entregar a gestão à Universidade do Vale do Rio São Francisco (Univasf). A universidade, por sua vez, tem como condição básica para assumir a unidade que a estrutura física da UTI esteja pronta. Já o governo do estado tem a incumbência de implantar os equipamentos médicos. E por fim, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ficaria a cargo de realizar concurso para os profissionais da unidade. Portanto, essa conjuntura está causando incerteza sobre os rumos da administração da unidade.
O problema maior dessa “novela” é que o entrave entre Chesf, governo do estado, Univasf, Ebserh e município tem feito vítimas. Em matéria veiculada em uma TV da região, foi feita denúncia sobre a morte de um paciente que precisou ser internado em estado grave e veio a óbito. O fato ocorreu há sete anos, mas de acordo com informações dos profissionais de saúde, outros pacientes já foram vitimizados nestas circunstâncias.
Ainda de acordo com a matéria, desde 2014, existe a discussão para a instalação da UTI. A Chesf, em outubro de 2017, apresentou um projeto para a construção de 30 leitos, mas de lá para cá, nada foi feito. Atualmente os pacientes que precisam desse perfil de atendimento precisam ser transferidos por uma UTI móvel, cedida pelo município, popularmente chamada de “ambulâncioterapia” e são atendidos através da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do São Francisco, chamada “pactuação da Rede PEBA”, que engloba, por exemplo, os hospitais das cidades de Petrolina e Juazeiro.

Ou seja, uma pessoa que esteja necessitando ser internada em uma UTI no município precisará enfrentar aproximadamente 6 horas de viagem para chegar em Juazeiro, que fica a 407 km de Paulo Afonso. Já existe denúncia feita ao Ministério Público sobre esse grave problema, mas ainda sem solução.
Dr. Aristóteles afirma que há vários anos vem denunciando a flagrante falta de vontade política sobre o caso. O médico chamou atenção para o fato de que cidades muito menores em número de habitantes do que Paulo Afonso já possuem UTI. O profissional salientou ainda que o hospital Nair Alves de Souza acaba atendendo não só a população de Paulo Afonso, que é de aproximadamente 130 mil habitantes, mas também das cidades circunvizinhas, o que representa um contingente populacional de cerca de 500 mil pessoas.
Os coxinhas devem ir pedir ao presidente eleito pelo povo Temer, pois segundo o prefeito Luiz de Deus Paulo Afonso tem a melhor medicina do Nordeste, por isso ele foi se tratar em Salvador kkkkkkkkkkkkk.. Se essa UTI for inaugurada esse ano antes das eleições devem aparecer para a festa, Temer e seus ministros…
Pois é! Pois se dependesse dos PeTralhas Pão com Mortadelas não teriamos nunca mesmo. Pois passaram tantos anos no governo federal e no governo do estado e até hoje essa região é tão desassistida em saúde e educação. Um fiasco para essa gente que tem o ladrão que se compara a Jesus Cristo, Tiradentes e Conselheiro. #PTACABOU
Puta merda, esqueceram que o Temer foi eleito pelo pt ao eleger dilmete. Intervenção militar é a solução.
Como diz na reportagem a medicina em Paulo Afonso sempre sera PEBA.
OS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DE NOSSA CIDADE NEM SE PRONUNCIAM……..TODOS CALADINHOS, EU HEM …..! COMO CONFIAR NESSES PROFISSIONAIS, …….
Espero que saim pelo menos aptos.
Os alunos do curso de medicina de Paulo Afonso irão fazer internato médico em Petrolina, sendo assim, a criação do curso de medicina em Paulo Afonso não fez sentido algum. Se a intenção era de formar médicos na cidade para poder fixá-los na região, o tiro saiu pela culatra…pois os alunos fazem os 4 anos iniciais do curso aqui, vão pra Petrolina fazer os 2 anos de prática, se formam por lá e não voltam mais.
Faz sentido isso?
O deputado estadual Paulo Rangel – PT desabafa e mostra o seu descontentamento, com mais uma reunião cancelada pela CHESF, sobre a implantação da UTI em Paulo Afonso.
CHESF suspende reunião sobre UTI de Paulo Afonso
Depois de ter anunciado a realização de reunião com o Governo do Estado da Bahia e a EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, responsável por administrar Hospitais Universitários, nesta próxima sexta-feira (26), na sua sede em Recife, a CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, lamentavelmente, mais uma vez, suspendeu a reunião.
Como todos são sabedores, a implantação da UTI em Paulo Afonso, conforme acordo, teria participação tripartite entre esses agentes públicos. A CHESF se comprometeu em fazer a reforma física do hospital, com as adequações necessárias; o Governo do Estado entraria com os equipamentos; e a EBSERH, após a reforma, seria responsável por realizar o concurso público para a contratação dos funcionários do Hospital Universitário. No entanto, a CHESF, que seria o agente iniciador desse processo, após conclusão de todos os acertos, vem postergando a realização da reforma e, com isso, comprometendo a instalação da UTI, tão necessária para Paulo Afonso e região.
Trata-se de uma posição comprometedora e descompromissada, beirando a irresponsabilidade administrativa, social e histórica dessa empresa. Registro agora alternativa, conforme já anunciada pelo Governador Rui Costa, de implantar a UTI em convênio com o Governo do município, assumindo assim todas as responsabilidades.
Esse é o Governo TEMER!
Com a palavra os aliados do Governo Federal:
“Com DILMA e LULA era DIFERENTE!”
Caro Nildo da Costa…
Com dilma e lula (minúsculos mesmo) realmente seria diferente, maquiariam tudo e ficaria uma beleza… para receber propinas e mimos… que o diga o triplex, etc.
Vai catar coquinho mané!
Vai te catar criatura(infelizmente!) . Tu sabes lá o que diz. Repetes jargões alheios já que és incapaz de usar o par de neurônio que por erra Deus o deu! Quanto ao Triplex, leva tuas provas pra justiça e pra imprensa corrupta porque até hoje eles não as apresentaram a ninguém!
Quem pensa e é senhor do que pensa e diz mostra a cara. Não se esconde em pseudônnimos!
Tão diferente que estamos aí no HNAS creios de UTIs. O PT sempre gostou de uma bravata. #PTACABOU
Tanto acabou que coisas iguais a vc atacam sorrateiros sem virem à luz temendo serem identificados e supondo perder alguma regalia em futuros governos PTistas. Vs é é uma coisa triste!
Se for depender do prefeito luiz de de deus essa UTI nunca vai sair,,,,,,,,,,,,,,esse governador esta enganado com luiz, o luiz vai trazer Aleluia para levar os votos dos bestas de Paulo Afonso. e depois lancar Paulo de Deus como próximo prefeito para continuar perpetuando sua família no poder
Com certeza que transformando o País em comunismo seria mesmo diferente, veja o exemplo da Venezuela, Cuba e Bolívia, puxa que azar o nosso. Mas pra alegria dos petistas ainda vivemos debaixo do vice, ele ainda não nos vendeu à alma porque não consegue prender. Se bem me lembro da “ditadura”… ô vidão era viver nela, lembra como era em 70, 80 em PA?
Políticos , todos bostas ! Desculpas as bostas, pela comparação
kkkkkkkkk.Enquanto tiver esse governador do PT e o grupo que esta no poder a 12 anos na cidade nunca tera UTI kkkkkkkkkkkkkk
PT, PDT, PMDB, PC do B, DEM,… Vai ser sempre essa novela mexicana…
Eleição chegando e irresponsáveis aventureiros, conhecedores das causas e problemáticas legais que envolvem a instalação de uma UTI em Paulo Afonso começam a se auto promoverem em busca de otários prontos a serem enganados!
Como ocorre a cada 2 anos… Sempre foi e sempre será assim…
O prefeito da cidade e os parente dele só estão preocupado com o dinheiro no final do mês e pronto estão empurrando com a barriga até acabar o mandato já que estar sem condições nenhuma de atuar …
1- não entendo porque no meu comentário anrerior o site cortou os nomes dos políticos locais deixou somente o de Temer, todos os políticos tem que receber criticas positivas e negativas e eu como eleitor tenho meu direito de criticar e não ofendi nenhum deles.
2- com relação a UTI em Paulo Afonso, eu pergunto porque depender da CHESF para implantar uma UTI na cidade se não pode instalar no NAIR então instalem no hospital do BTN.
3- Por que depender da CHESF para instalar uma UTI? a cidade de Salgueiro em Pernambuco segundo entrevista do Dr. Ari ( se o site duvidar confirme com ele, mas por favor não corte minha informação) em uma radio de Paulo Afonso afirmou que la tem quatro UTI instaladas pelo SUS, na cidade de Salgueiro não tem CHESF……….uma cidade menor que a nossa tem UTI.
4- como entender que uma cidade como Paulo Afonso onde a família Luiz de Deus domina a cidade politicamente, sendo ele medico, o prefeito anterior também medico, seus filhos são médicos na cidade e nenhum deles e os vereadores, os alunos do curso de medicina, não fazem nenhum movimento em prol de uma UTI para a cidade de Paulo Afonso? eu acho muito estranho isso.
Obs. Gente vamos refletir quanto aos políticos que votamos para governar nossa cidade, já são quinze anos que se busca uma UTI , o prefeito quando adoeceu foi logo para Salvador procurem saber quantos morreram no NAIR e no hospital do BTN por falta de UTI?
Obrigado
Francisco
Querem mesmo esperar pela Chesf que não tá nem aí com a saúde de Paulo Afonso, querem mesmo Uti no HMPA que tá em crise porque não tem remédios da prefeitura de Paulo Afonso, e nem do governo da Bahia…. Em resumo!!!! Não dá prá ampliar um HNAS que tá cercado de prédios ao seu redor, e não basta ampliar o HMPA no Tancredo Neves…….. Que tal olhar o antigo prédio do INSS agora desativado perto do batalhão da poilícia militar, que virou uma verdadeira boca de fumo repleta de drogas…..
Fechem logo a maior boca de fumo de Paulo Afonso e contrua um hospital novo suficiente prá dezenas de UTI que Paulo Afonso tanto precisa…
A saúde na cidade já está decadente …
Esse tal de… é mesmo um mané. O que fizeste pela cidade que moras e trabalha ? Não pergunte muito que haverá quem diga: NADA!!