
Após ter a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve os índices de intenção de voto na corrida presidencial que tinha em dezembro, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira, 31, pela Folha de S.Paulo.
O petista lidera os cinco cenários em que é incluído, com entre 34% e 37% da preferência do eleitorado – mesma faixa do levantamento de dezembro. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem em segundo lugar, com 15% a 18% das intenções de voto – no mês passado, o parlamentar tinha entre 17% e 18%.
A pesquisa foi feita na segunda-feira, 29, e na terça-feira, 30 – após, portanto, o julgamento no TRF-4, que ocorreu na quarta-feira, 24, e que pode tirar Lula da disputa por causa da Lei da Ficha Limpa.
Nos cinco cenários que incluem Lula, o terceiro lugar apresenta empate técnico. Na primeira simulação, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 7% e Joaquim Barbosa (sem partido), 5%. No segundo cenário, Alckmin e Ciro mantêm os 7%, e Alvaro Dias (Podemos) tem 4%.
Na terceira simulação, Marina Silva (Rede) aparece com 8% e Luciano Huck (sem partido) tem 6% – mesmo porcentual de Alckmin e Ciro. Numa quarta hipótese, Marina tem 10%, Ciro, 7%, Dias, 4%, e João Doria (PSDB), 4%.
Um quinto cenário apresenta Marina com 7%, Alckmin e Ciro com 6%, Huck com 5%, Barbosa e Dias com 3% – neste caso, o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ficam com 1% cada.
No segundo turno, Lula venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%) e Bolsonaro (49% a 32%).
ë necessário realizar um questionamento acerca da credibilidade que o Datafolha, no cenário atual. Quem participa dessas pesquisas? onde são realizadas? a quem interressa tal pesquisa? Qual levantamento da ultima pesquisa realizada antes das eleições passadas? Votei no presidente LULA em suas duas eleições que concorreu, e julgo que acertei em meu ato. No entanto o cenário atual é outro, o pais é outro, a maneira de fazer politica é outra. Não podemos se inocentes e ignorantes em não perceber que praticamente toda equipe econômica e partidária e parceiras (empresas) do Ex- presidente LULA estão condenados pela justiça em ultima instancia (José Dircel, Palocci Genuino, Cerverá, Marcelo Odebrech, Bumlai, Sergio Cabral……). O LULA nunca soube de nada? Ele (LULA) já foi condenado em um processo a 12 anos de cadeia e resta a mais 4. Seguimos com olhar voltado para frente na esperança de um Brasil melhor, inclusive com novas opções de candidatos e partidos. Não podemos ficar a mercê de uma politica onde devemos permanecer com as mãos estiradas a procura de uma ajuda provisória, e sim, viver com dignidade.
Relaxe, se alguem acusar vossa pessoa de roubar, tem que mostra as provas, só for de bafor chama-se fofoca etc.
O lula tem razão de está liderando as pesquisas mentirosas, os entrevistados com certeza são todos militantes do PT. É claro que o resultado tem que ser favorável ao sapo barbudo. Porquê não dizer ao presidiário da penitenciária da papuda. BOLSONARO NELE!