
Segundo a prefeitura de Paulo Afonso, a redução da violência nas escolas é fruto de um trabalho eficaz realizado pela Central de Monitoramento, que ao menor sinal de algo suspeito, desloca uma equipe ao local e avisa à polícia.
Nesta terça-feira (20), o prefeito Luiz de Deus realizou uma visita à sala de vídeo monitoramento da Guarda Municipal. O chefe do Executivo esteve no prédio para parabenizar o trabalho realizado pela corporação, uma vez que a implantação das câmeras em diversos pontos da cidade e em 26 escolas municipais conseguiu reduzir em 60% a violência no entorno das unidades escolares.
Para a prefeitura, a redução da violência nas escolas é fruto de um trabalho eficaz realizado pela Central de Monitoramento, que ao menor sinal de algo suspeito, desloca uma equipe ao local e avisa à polícia. Como as escolas são monitoradas 24 horas, inclusive com câmeras na área externa, houve uma inibição dos atos de violência praticados. Além das escolas, o programa de vídeo monitoramento contempla diversas áreas da cidade, com câmeras instaladas em locais estratégicos.
Ainda de acordo com a administração municipal, a gestão estuda agora a possibilidade de implantação do sistema nas unidades de ensino da área rural, que demanda um projeto específico, uma vez que para a execução do monitoramento é necessário internet e cabeamento de fibra ótica.
O comandante do Comsetran, Cleston Andrade Cavalcante, responsável também pelo acompanhamento das imagens junto à Guarda Municipal, explica que o resultado positivo é reflexo de um trabalho constante de aprimoramento dos guardas. “Os guardas municipais responsáveis pelo acompanhamento das imagens passaram por treinamento especial, e estão capacitados para acompanhar as demandas e repassá-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, explicou Cleston.
Ele destaca que as câmeras possuem um controle de giro e de zoom, o que facilita a visualização. “São equipamentos que têm um controle que nos permite uma visão bem ampla. Além disso, podemos observar a situação do trânsito porque, com o zoom, verificamos se houve infração e identificamos as placas dos veículos “, explicou.
A atribuição do monitoramento aos guardas foi regulamentada pela lei nº 13.022, que prevê ações para a classe na prevenção à violência, proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida e patrulhamento preventivo, dentre outros.
q reduziu q nada, as drogas continuam rolando solta nos colégios em todos os horarios
Parabéns comandante Clériston Andrade e sua eficaz equipe.
Tudo mentira desse cara cínica ,ele é muito é odiado pelos guardas e agentes de trânsito. A única coisa que ele sabe fazer e com muita maestria é:puxar saco de secretários,e do prefeito,para se segurar no cargo. Nem competência ele teve para conseguir o emprego,conseguiu atravéz de um colega nosso, que, infelizmente o indicou ao ex procurador do município ,Flávio Henrique,daí o incompetente foi convocado a comparecer na procuradoria para ser admitido.obs: Por indicação e não por competência.
PERGUNTEM PARA PARA ESSE SUPOSTO COMANDANTE, QUANTO ELE JÁ RECEBEU DE VERBAS PARA COMPRAR ESSES EQUIPAMENTOS,NADA, POR NÃO TER MORAL NEM UMA NA PREFEITURA,TUDO COMPRADO COM O DINHEIRO GERADO PELA ARRECADAÇÃO DAS MULTAS DE TRÂNSITO. ISSO NÃO PODE ACONTECER,POIS TAL DINHEIRO TEM QUE SER USADO EM BENEFÍCIO DO TRÂNSITO E NÃO PARA COMPRAR CÂMERAS E TELEVISORES PARA MONITORAR ESCOLAS. ISSO É DESVIO DE FINALIDADE,E CONFIGURA-SE COMO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CUIDADO LUIZ, ESSE RAPAZ PODE TE LEVAR AO FUNDO DO POÇO!
Porque você não leva essa denuncia para o ministério publico? Apesar que aqui na cidade tem um mistério com a família dos Deus……..Com eles tudo faz com eles tudo pode, quem for contra sera transferido para outro município.
Se existe essas câmeras toda por que a droga e os roubos rolam soltos na cidade? Me engana que gosto……….
Mas que notícia inverídica, como pode um canal de comunicação ser tão incompetente como esse. Vão para as ruas e bairros que vocês vão ver a realidade: drogas, roubos a vontade. Que tanta ousadia de querer manipular o povo com essas notícias falsas, o sistema foi montado agora a pouco, já produziu 60% a favor, misericórdia! Vendam essa a proposta ao Rio de janeiro, pra ver se cai 60% lá também. Onde envolve a política, pode ter certeza que nada de bom sai.