A sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso realizada na manhã desta segunda-feira (05), foi marcada pela presença de dezenas de cidadãos indignados diante da taxa de 80% cobrada pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento pelo serviço de esgotamento sanitário sobre a conta de água do consumidor, definida por todos como “abusiva”.
Os populares de manifestaram com faixas e virando as costas para os vereadores após tomarem conhecimento que o projeto que renova a cessão do serviço de abastecimento de água para a Embasa e por gravidade a taxa de esgotamento sanitário, mais uma vez não entrou na pauta, porque sabiam que não havia votos suficientes para ser aprovado. Com o tumulto a sessão foi suspensa por 5 minutos.
Semana passada ao menos quatro vereadores da base governista deixaram subentendido que votarão contra: Zé Carlos do BTN, Jean Roubert, Zezinho do INSS e Leda Chaves. Assim eles se juntam aos vereadores de oposição na luta contra a tarifa: Mário Galinho, Pedro Macário, Cícero Bezerra, Bero do Jardim Aeroporto, Edilson do Hospital e Morerão.
Ainda na sessão de hoje, vereadores da situação confirmaram que irão reprovar o projeto contrariando os interesses do prefeito Luiz de Deus. Zezinho fez questão de usar a tribuna para declarar o voto contrário sendo inclusive aparteado pelo colega de bancada Zé Carlos que ratificou a intensão de votar contra. Jean Robert também se pronunciou com o “Não” à Embasa. Já em seu discurso, a vereadora Leda Chaves disse que todo projeto que não for de interesse do povo não terá o seu apoio.
Os demais vereadores governistas preferiram o silêncio: Bero do Jardim Bahia, Zé de Abel, Marconi Daniel, Leco e Marcondes Francisco.
Abaixo, vídeos com o povo vaiando e dando as costas para os vereadores e o discurso de Mário Galinho:
Parabéns a população, esse negócio de colocar pro cjdadão pagar a conta não cola mais.
Será vitória do POVO?
Eu duvido muito, pois o POVO só tem voz e vez a cada 2 anos…
Ao ver esse recuo momentâneo “cheira” a barganha futura. Não acredito no posicionamento de muitos dos edis, que por pressão popular recuaram. Sabemos que o modus operandi do gestor vai de encontro a essa incipiente recusa de seus aliados. Porém não poderia aqui deixar de parabenizar ao povo que bravamente ocuparam as galerias do plenário da câmara municipal de Paulo Afonso para expressar toda repulsa á essa famigerada taxa de 80%. Vale ressaltar que grande parte dos lares pauloafonsinos são comandados por mulheres que carecem se desdobrarem para honrar suas contas, e ainda têm acrescidos em suas despesas uma taxa “abusiva” a ser calculada em seu consumo médio de água. Talvez falar em legalidade seja algo minúsculo mediante ao desfalque provocado mensalmente na renda doméstica familiar. Em si tratando de planejamento orçamentário doméstico é algo que deve provocar um debate maduro e sensato. Nosso povo já não dispõe de acesso integral a direitos elementares, por falta de interesse político em melhorar a qualidade de vida de quem menos tem, querem “sugar” o que mais?
@geraldo_ba_alves_13
Essa ação do presidente só mostra que a câmara é realmente um puxadinho da prefeitura. Vereadores da situação que estão com o prefeito realmente estão sem moral com a população de Paulo Afonso.
É mesmo Func da Prefeitura, eles tem que fazer igual aos outros , ficar do lado do povo. Pois vai ser o único jeito de ser reeleito e continuar recebendo altos salários independente de projeto. O único projeto que importa é o de se manter no poder. Interessante essa Politica de Pão e CIRCO!
SE POSICIONEM A FAVOR DO POVO!! FOI PARA ATENDER OS ANSEIOS DA SOCIEDADE PAULAFONSINA QUE VCS FORAM ELEITOS. NÃO OS ELEGEMOS PARA APENAS GANHAREM SEUS ALTOS SALÁRIOS.
Fora Embasa, não precisamos de vcs, deixem os Vereadores tomarem conta do Saneamento. Mário Galinho, Futuro Pefeito.
ADIADO? POR QUE? ESSA NOVELA “EMBASA/PREFEITURA” DEVERIA SER ENGAVETADA HOJE MESMO, TIRADA DE PAUTA IMEDIATAMENTE. O INDIGESTO GESTOR ADIOU POR QUE, MAIS NA FRENTE, ELE VAI TENTAR COMPRAR OS VOTOS DOS “VEREADORES DO POVO”. EU DISSE: “TENTAR”. SERÁ QUE ELE CONSEGUE?
isto é muito errado com o povo pauloafosino se deus!!
Eles vao esperar o momento para da o golpe………..basta o povo relaxar um pouco. Vamos criar vergonha , usar as redes sociais e tirar esses políticos que ficaram ricos .
Verdade
Deixe apenas o vereadores que são pobres!
Com a saída da Embasa, como ficará o abastecimento de água da cidade?
o contrato da embasa com a prefeitura ja acabou ja a muito tempo nao sei o que a prefeitura ainda ta esperando ja era pra ter aberto uma nova licitaçao para a entrada de uma nova empresa de abastecimento de agua na cidade
Esses vereadores que querem retirar a Embasa é quem vão trazer um novo sistema de abastecimento de água para nossa cidade? De que forma??
Ótima pergunta! Creio que esses irresponsáveis não saberão responder… Ruim com ela (EMBASA), pior com ELES!!! Isso é só mais uma barganha política.
PARABENS PARA TODO ESSE POVO QUE ESTÁ DEFENDENDO SEUS DIREITOS OS DIREITOS DE TODOS. NÃO QUEREMOS A SAIDA DA EMBASA SÓ QUE DIMINUA A TAXA DE 80% DE ESGOTO. QUERO DA A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, SÓ NÃO QUERO DAR TUDO A CÉSAR. PAGAMOS IMPOSTO DE TUDO ATÉ DE FOLHA DE CHEQUE QUE EMITIMOS DE UM TALÃO JÁ PAGO. E CÉSAR QUER MAIS , MAIS, E MAIS
Mais uma vez eu pergunto. Uma lei municipal pode derrubar uma lei federal? Não teria esse povo consciente de seus direitos explicar isso à população?
Os vereadores que ficaram em silêncio é os verdadeiros PUXA SACO E BABA OVO do prefeito.
o contrato da embasa com a prefeitura ja acabou ja a muito tempo nao sei o que a prefeitura ainda ta esperando ja era pra ter aberto uma nova licitaçao para a entrada de uma nova empresa de abastecimento de agua na cidade