20 de setembro de 2025

Chesf passa por cima de ‘gafe’ no evento da prefeitura e diz que torce por dias melhores em Paulo Afonso

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

As chesfianas Fátima e Mônica. FOTO PA4.COM.BR



 

Estranhamente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) representada pela gerente Fátima Araújo, entrou muda e saiu calada do cerimonial promovido pela Secretaria de Turismo, ocorrido na última sexta-feira 09, no Memorial Chesf, que lançou luz – perdoe-me o trocadilho, nas questões do turismo que finalmente parecem dá um passo em Paulo Afonso.

 

Cumpre dizer, no entanto, que esse passo precisa sair unido à Chesf ou não vai a canto nenhum. Por mais que os recursos saiam da prefeitura. Na saída do evento o PA4 conversou com Fátima, mas a gerente não quis comentar a ‘gafe’ da prefeitura, desejou-lhe sucesso:

 

“Primeiro eu gostaria de dizer que Paulo Afonso surgiu por conta da vinda dos operários para a construção da Chesf, e que a Companhia sempre contribuiu para o desenvolvimento da cidade; então a Chesf sempre apoiou e vai continuar, mesmo porque o Parque Turístico de Paulo Afonso é a Chesf.  Nós até hoje temos dado concessão aos guias de turismo, antes de eles irem  apresentar as belezas de Paulo Afonso precisam passar por nós.”

 

Os 70 anos que serão comemorados na próxima quinta-feira, 15 de março

 

“Passamos por um momento difícil que é do conhecimento de todos, mas que nós acreditamos que vamos superar e contribuindo como uma grande empresa como sempre foi para o desenvolvimento de Paulo Afonso e de toda região.”







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 17

  1. marcos says:

    … E quanto ao crescimento de Paulo Afonso, no início talvez a CHESF tenha contribuído para o crescimento da mesma, porém de forma acanhada. Haja vista ter se apoderado de quase todo o território de Paulo Afonso, não pagou nenhum centavo, explorando a custo zero todo o nosso potencial de águas… se liga CHESF, você paga caro pelo serviço terceirizado. A CHESF não tem dono, no entanto quem manda são políticos candidatos …

    • Edílson says:

      Nossa cidade tempo um forte point turístico natural graças a Deus e precisamos de mais atividades de lazer como um Park aquático enorme pra todas as familias e mais passeio aquático tbm e até hoje como pode uma cidade deste porte não tem um shopping que é comum em todos os lugares hoje, enquanto Serrinha menor que o BTN tem, vamos amar nossa cidade que é linda e poucos estado tem um lugar assim sou natural dai e louco pra voltar em breve

    • Antônio Alves de Sousa says:

      Primeiramente não foi a custo zero. Desde 1989, de acordo com a LEI Nº 7.990, a Chesf paga royalties que totalizam 6% do valor arrecadado pela energia produzida.
      Segundamente, não é lúcido dizer que a construção de toda uma cidade, desde hospitais até escolas, praças e parques públicos, é uma contribuição acanhada. A verdade é que sem a Chesf a cidade simplesmente não existiria, e hoje Paulo Afonso tem um dos maiores PIBs da Bahia quase que exclusivamente por conta da Companhia.
      Terceiramente, falta esclarecer qual a relação dos vínculos contratuais da Chesf com as empresas prestadoras de serviço e o tema abordado na reportagem.
      Quartamente, a Chesf tem dono sim! E por sinal, somos eu e você e todos que nos leem, pois ainda trata-se de uma empresa Pública, ou seja, do povo.
      Quintamente, diria que a Chesf é uma empresa bastante democrática, onde os funcionários que nela trabalham falam e são sempre ouvidos, salvo as exceções e se não fossem eles, realmente a empresa já teria fechado as portas devido à usura dos políticos pelos cargos executivos, como por exemplo o que acontece desde sempre na APA e em grande quantidade dos cargos da Diretoria Administrativa. A abertura do capital da empresa pode atenuar bastante esse problema.

    • Fancisco Junior says:

      Se você conhece a historia de Paulo Afonso deve saber que quem chegou primeiro foi a CHESF depois de alguns anos foi que nasceu a cidade de Paulo Afonso, então a CHESF não deve nada a Paulo Afonso, a cidade sim quem deve a CHESF, tando que sempre os políticos e o povo se acostumaram a ta pedindo auxilio a CHESF. Paulo Afonso igual a um filho que chegou aos trinta anos e não se emancipou-se dos pais continua em casa no rabo da saia da mae , tem medo e preguiça de encarar o mundo.

  2. Paulo says:

    Quem entendeu qual foi a gafe, me explica aí.
    ?????

  3. Jotinha says:

    A história de Paulo Afonso é a CHESF!

  4. Atenta says:

    Reportagem sem nexo. Onde está a gafe, afinal?

  5. KALLOS XARGAS says:

    TUDO NÃO PASSA DE UMA MEURIDA.

  6. Fancisco Junior says:

    Por que depender da CHESF para uma obra no antigo acampamento onde o mesmo foi repassado para prefeitura, cuja obra segundo o prefeito sera feita com recursos próprios da prefeitura? O representante da CHESF nesse evento não tem autonomia para liberar verbas, pelo que sei a autonomia que tem sempre foi de assinar um cartão para visitação na usina.

  7. JUIZ says:

    …! Tente ser mais clara e objetiva.

  8. Eleitor says:

    A história da Chesf é feita pelos paulafonsinos!! A Chesf existe por causa dos trabalhadores e não o contrário!!

  9. jucilene says:

    e ela vai falar o quê? …?

  10. APOLÔNIO says:

    Foi pra isso que as ruas próximas ao Memorial foram tomadas de carros , alguns caros demais para o bolso de seus donos??????? Atenção Receita Federal!!!!!!!!

  11. Edílson says:

    Nossa cidade tempo um forte point turístico natural graças a Deus e precisamos de mais atividades de lazer como um Park aquático enorme pra todas as familias e mais passeio aquático tbm e até hoje como pode uma cidade deste porte não tem um shopping que é comum em todos os lugares hoje, enquanto Serrinha menor que o BTN tem, vamos amar nossa cidade que é linda e poucos estado tem um lugar assim sou natural dai e louco pra voltar em breve

    • APOLÔNIO says:

      Serrinha não é menor que o BTN. A população aproximada de Serrinha é de 85mil habitantes. A população circundante de Serrinha esta estimada em 400 mil pessoas, portanto mais informação!!!!!

    • Fancisco Junior says:

      Somente festa e diversão não enche barriga de ninguém. Mas aqui o povo gosta de ser enganada com festa, cerveja e circo. E o fumo entrando sem ninguém sentir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!