20 de setembro de 2025

Mário Galinho recua e votará contra emendas que tratam da suspensão de mandato e prisão de vereadores

Por

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR MÁRIO GALINHO – REFERENTE ÀS EMENDAS QUE PROPÕEM ALTERAÇÕES SOBRE A SUSPENSÃO DE MANDATO E PRISÃO DE VEREADOR.




 

Na sessão ordinária do dia 12 de março, foram lidas EMENDAS SUBSTITUTIVA ao Artigo 18 do Regimento Interno da Câmara Municipal e ADITIVA ao artigo 37 da Lei Orgânica Municipal, com alterações sobre a suspensão do mandato e prisão de Vereador.

 

Diante do exposto acima, quero registrar o meu posicionamento. Em que pese essas matérias ainda se encontrarem em fase de tramitação interna para apreciação das comissões e dos vereadores, as possíveis alterações foram recebidas com indignação pela população que se manifestou por meio de comentários em sites, redes sociais e rádio local, externando o descontentamento com a possibilidade de tais medidas virem a ser aprovadas.

 

Não quero tratar aqui sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade das matérias, tendo em vista estarem as mesmas sob apreciação da Casa Legislativa, mas sim, do compromisso que firmei com a sociedade em não apoiar matérias quando estas tiverem a reprovação expressa do povo e repercussão negativa diante da opinião pública.

 

Desta forma, com todo respeito ao trabalho dos meus colegas Vereadores e às suas posições e, sem nenhuma intenção de estabelecer um confronto com a Casa Legislativa, recuo do apoio às emendas que tratam da suspensão de mandato e prisão de Vereadores, no modelo apresentado ao Plenário, antes mesmo da comprovação sobre sua constitucionalidade ou inconstitucionalidade, atendendo a centenas de mensagens recebidas por este Vereador por entender que ao longo do meu mandato tenho enfatizado o principio da nossa Câmara Municipal que diz “TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO”.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 38

  1. marcos says:

    Cuidado Galinho! Para não deixar influenciar pelos vereadores mais antigos da casa, eles são muito espertos, quem determina seus futuros mandatos é o povo. Muitos deles tem dinheiro para gastar em campanhas, enquanto você, que seja pelos serviços prestados a população de Paulo Afonso. Ninguém, pelo cargo que exerce, deve estar a cima da Lei.

  2. Anônimo says:

    Parabéns

  3. APOLÔNIO says:

    Jogando pra galera! Um pi…tra sem conteúdo e sem ideologia. Um fisiológico

  4. Atenta! says:

    Válido e virtuosa sua atitude de recuar! Parabéns pela atitude de estar do lado certo! Do lado do povo e da honestidade! Mais uma vez você mostra seu valor e sua dignidade! Que a lei seja para todos igualmente aplicada!

  5. Ana says:

    Esse vereador é um diferencial na câmara. Representa o povo e sempre terá nosso apoio.

  6. Ana says:

    Muito bem vereador. continue assim. Vc representa o povo de paulo afonso.

  7. Geraldo Alves says:

    Atitude notável do nobre parlamentar que desde o inicio de suas atividades na casas das leis tem se proposto ao papel incansável de fiscal. Porém é importante frisar que o povo também espera atitudes de liderança diante de fatos que causem impacto direito na rotina da sociedade. Pelo sim, pelo não esse o “recuo” é uma demonstração da necessidade de atentar, para o olhar e o clamor popular. O cargo de vereador é extremamente atrelado a vontade popular e o povo carece de representantes que também possam agir de acordo com princípios fruto de uma base de pensamento em favor da coletividade. O agir localmente não é um aval para o individualismo. O tipo de prioridade dado por esse parlamento em modo geral tem sido uma demonstração de falta de planejamento e de vontade política em fazer funcionar uma instituição que em tese seria “a voz do povo”. Mudar leis para favorecer determinado “amigo” é algo que fala por si só. Episódios semelhantes estão se sucedendo em nosso município, nessa e em outras legislaturas já tivemos mudanças para agraciar determinado cidadão e ou empresa. Fazer vista grossa para isso é concordar. Talvez, minhas opiniões cause chateação, mais enquanto democraticamente mim forem concedidos espaços estarei deixando meus comentários. Grato pelo espaço!
    Paz e bem!

  8. eleitor que não vota nais says:

    Vereador faça uma coisa realmente util rapa, ajude a limpar as baronesas da prainha, porque ate agora tu num fez nada de interessante no mandato que vai acabar em três anos e meio.

    • vOtiii says:

      Agora vereador para fazer algo útil é ir limpar as baonesas da prainha?

      Eleitor faça sua parte útil também, não desperdice e nem polua a água do São Francisco.

    • CAPITÃO HERKULANO says:

      ZE MANE, QUANDO VC FOR FALAR DE UM NOBRE VEREADOR COMO O MARIO GALINHO, LAVE SUA BOCA COM ACIDO E CREOLINA. E QUANDO FOR EXIGIR ALGO DO PODER PUBLICO, EXIJA DA PESSOA CERTA.

  9. MUVUCA says:

    SOMENTE TENHO A DIZER.
    ADI 371 DO STF, PESQUISEM.

    • Observador says:

      ADI 371 DO STF –
      È isso mesmo.
      AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CONSTITUÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE, ARTIGO 13, INCISO XVII, QUE ASSEGURA AOS VEREADORES A PRERROGATIVA DE NÃO SEREM PRESOS, SALVO EM FLAGRANTE DE CRIME INAFIANÇÁVEL, NEM PROCESSADOS CRIMINALMENTE SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DA RESPECTIVA CÂMARA LEGISLATIVA, COM SUSPENSÃO DA PRESCRIÇÃO ENQUANTO DURAR O MANDATO. COMPETÊNCIA DA UNIÃO PARA LEGISLAR SOBRE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL.

      1. O Estado-membro não tem competência para estabelecer regras de imunidade formal e material aplicáveis a Vereadores. A Constituição Federal reserva à União legislar sobre Direito Penal e Processual Penal.

  10. Júlio says:

    Temos que ficar de olho , em todos os vereadores ,prá termos a certeza de que estão mesmo ao lado do povo , nada de regalia para ninguém , errou têm que sofrer as consequências do seu ato !!!!!

  11. cidadã pauloafonsina says:

    se realmente tivesse boa intenção teria votado contra de imediato, não depois…

    • R10 says:

      Vdd, manda ele denunciar os podres os vereadores mamando na prefeitura de Paulo Afonso , ele sabe onde tenhe manda ele ir lá na PF ou ministério público, q eu volto nele, mas antes disso é uma Raposo,

    • NABUCODONOSOR says:

      Foi no calor da emoção.
      Isso feito, depois arrependido.
      Mesmo aprovado não teria força de lei pois é inconstitucional, somente se passar pelo congresso.

    • CAPITÃO HERKULANO says:

      O QUERIDA, O NOBRE VEREADOR TEM AS MELHORES INTENSÕES,VISTO QUE ELE E UM HOMEM DE VERDADE, NÃO ESSES OUTROS “MALAS SEM ALÇA E SEM RODINHA QUE SE INTITULAM DE VEREADORES DO POVO.

  12. Ana says:

    Depois que viu a repercussao

  13. Luciel Mariano says:

    Alguém de bom senso, finalmente, nessa câmara… Seria uma alteração “sob medida” pra livrar um vereador enrolado com a justiça…

  14. Evandro says:

    Parabéns vereador….

  15. Anônimo says:

    Parabéns Galinho pela sua decisão

  16. JUSTO!!! says:

    VEREADOR COERENTE!! O POVO AGRADECE. APOIAR ESSE TIPO DE LEI É UMA VERGONHA.

  17. Eleitor! says:

    Parabéns vereador!

  18. Ana luisa says:

    Isso mesmo . Que assim faça também todos os outros vereadores tomem vergonha na cara que é o que estão faltando. Pensando que podem fazer o que quer !

  19. R10 says:

    Parabens

  20. Viuva Chata says:

    Procesossego e interesseiro do povo são engavetados, o caso da EMBASA. Uma lei para ser gerada em regulamentrada para favor um vereador infrator,deve tramitação de forma mais eficiente e segura ;Segura aí único juiz

  21. Melo says:

    Esse vereador merece o respeito do povo.

  22. Anônimo says:

    Se fosse você galinho que tivesse no lugar do Bero será que o povo vai lá lhe apoiar

  23. Eleitor says:

    Esse merece voti

  24. Luiz Carlos says:

    pense antes de tomar decisões…

  25. Cidadão says:

    GOSTARIA MUITO QUE O MEU VEREADOR FIZESSE A MESMA COISA…

  26. DENUNCIAR NO FANTÁSTICO. says:

    ESSE CASO É DIGNO DE DENUNCIA NACIONAL!! VAI REPERCUTIR EM TODO NOTICIÁRIO …

  27. Anônimo says:

    É brincadeira ou piada aprovar uma Lei que proíbe um vereador em ser preso , já que vereador é um cidadão igual a qualquer cidadão , a diferença é que ele tem um cargo eletivo por 4 anos . Está de parabéns o nobre vereador, pela sua coerência , já que tem Deputados presos no Rio de Janeiro , dirá um vereador,já que existem alguns que merece ser presos , por ser desonestos

  28. Deus é justiça says:

    Antes tarde do que nunca. Parabéns vereador. Quem anda correto e na verdade não tem medo de ser preso ou perder o mandato.

  29. Nilton says:

    A maioria destes internautas que comentaram parabenizando o Galindo não entendi de nada!!!Está é lei criada no congresso federal de número 371 ADI e TRF a proteção do próprio parlamentar. O galo tá doido!!!

  30. Junior says:

    Depois que viu que pegaria mal recuou, acho engraçado todos achando bonito, deveria ter pensado antes de ter ido a delegacia apoiar um cara que agiu em defesa de traficantes da família.

  31. Cicera Martins says:

    Mais gosta de se aparecer viu,não cria um projeto bom para Paulo Afonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!