20 de setembro de 2025

Senado aprova projeto que amplia compensação financeira a municípios

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Percentual da compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos dos municípios passará de 45% para 65%, conforme votação do Senado Federal, na quarta-feira (11). Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

Paulo Afonso é um dos mais de 700 municípios que serão diretamente beneficiados com o projeto que altera a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) entre União, estados e municípios (PLC 315/2009).

 

Os municípios impactados pelas construções de usinas hidrelétricas terão um acréscimo de 20 por cento na chamada Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). A decisão foi aprovada por 43 votos, no Plenário do Senado Federal, na quarta-feira (11). Como a proposta (PLC 315/2009) já foi aprovada na Câmara, agora segue para a sanção do presidente Michel Temer.

 

O dinheiro da compensação financeira vem das usinas que utilizam recursos hídricos nos municípios onde estão instaladas e pagam um valor por isso. Então, essa quantia é repassada para a União, estados e municípios. O Projeto de Lei alterou o percentual dos valores recebidos pelos municípios. Dessa forma, os municípios afetados passarão do percentual de 45% para 65%, enquanto os estados terão a sua compensação reduzida de 45% para 25%. A União permanecerá com os 10% restantes (3% para o Ministério de Meio Ambiente, 3% para o Ministério de Minas e Energia, e 4% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Essa compensação é repassada, mensalmente, para 21 estados, ao Distrito Federal e a mais de 700 municípios.

 

Dos 35 municípios da Bahia que serão beneficiados diretamente pelo projeto, quatro são da região:  Chorrochó, Glória e Rodelas através da Usina Apolônio Sales (Antiga Moxotó) e o município de Paulo Afonso com as Usinas: Paulo Afonso I,II,III e IV , Xingó e Apolônio Sales.

 

Após praticamente uma década de trabalhos incessantes, a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) comemora esse grande avanço para as prefeituras de todo o Brasil. O Projeto foi aprovado com o voto de 43 senadores e apenas uma abstenção.

 

Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, essa vitória é resultado da união das forças políticas dos prefeitos. “Hoje é um dia histórico para a nossa Associação e para as centenas de prefeituras de todo país. Essa aprovação faz justiça com esses municípios que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Agradeço a todos os prefeitos, prefeitas, deputados e senadores que lutaram para que esse objetivo fosse alcançado. Quem ganhou foi o nosso país”, afirmou Salmória.

 

Na opinião do vice-presidente da AMUSUH e prefeito de Cotiporã (RS), Antônio Carlos Breda, essa atualização será determinante para as finanças das prefeituras. “Vivemos um dia histórico nesses 24 anos de existência da AMUSUH. Temos a grata satisfação de comemorar essa aprovação. Esse recomposição de cerca de 44% da CFURH para os municípios fará uma grande diferença para os 729 municípios”, declarou Breda.

 

O vice-prefeito de Paulo Afonso, Flávio Henrique de Lima é diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas. (Foto Arquivo: AMUSUH)






WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. INDIANA JONES says:

    MAIS DINHEIRO PARA OS “deuses” ENFIAREM NOS BOLSOS, NAS CUECAS, NAS MEIAS, NAS MALAS, E… EM ONDE MAIS MESMO?

  2. paulo junior says:

    Ja pensou a lava jato na cidade de brogodo city.Ia ser tanto Rato preso que a sede da policia federal vai faltar vagas.kkkkk.Uma pergunta Porque a Policia federal num vez investigar brogodo city?Tem algo estranho aqui.Muita gente ficando Rica ninguem sabe como.Entra ano e sai e ano e num acontece nada.vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!