14 de setembro de 2025

Tensão em Jatobá-PE: Polícia Federal determina saída definitiva de ocupantes de Terra Indígena Pankararu; moradores reclamam de violência (Fotos)

Por

Blogs de Daniel Filho; Gota d'água; de Assis Ramalho e Jornal Folha de Pernambuco




 

 

Desde a manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, acontecem à reintegração de posse no povoado do Bem-querer-de-baixo, em Jatobá, sertão pernambucano. Apesar das mais de 300 famílias que estão no processo de reintegração apenas 12 é para ser cumprida no dia de hoje.

 

Caminhões para mudanças e forças policiais federais e estaduais em conjunto chegaram logo ao amanhecer do dia para executar a ordem da justiça causando terror nos agricultores residentes na localidade, há imagens e declarações da utilização de armas de dispersão usadas em situações de conflitos, gases, balas de borracha e bombas de efeito moral, a gravidade se deu quando mulheres, idosos e crianças sem nenhuma resistência foram os alvos. Moradores em áudios e imagens têm noticiado os fatos, como pessoas sangrando, detidas e crianças submetidas a gás de pimenta ou algo parecido.

 

A Igreja localizada ao centro da comunidade que é o lugar de reunião dos moradores, para onde todos se dirigiam para resguardar suas vidas e dos parentes foi tomada pela força policial com informações de disparos dentro do centro religioso, coisa que nem em guerras como na Síria e Palestina acontecem.

 

 

Este evento simboliza uma das maiores contradições da sociedade brasileira na atualidade, o aumento do autoritarismo e truculência. Uma decisão judicial que determina um processo de reintegração de posse sem o mínimo de infraestrutura e que confere pelo Estado um ar de legalidade às ações policiais contra os ocupantes daquelas residências.

 

Moradores foram retirados de suas casas de forma truculenta pelo aparato policial, do local onde viviam por mais de 200 anos, tendo seu direito à moradia violada – haja vista que não foi oferecida qualquer alternativa, como o algum projeto de habitação e reassentamento e valores irrisórios de indenização.

 

Autoridades estão tentando uma saída pacífica para o conflito. Não se esperava que ocorresse esse tipo de ação da Justiça, uma vez que, todos já se preparavam para deixar a localidade de forma tranquila e aguardavam apenas alguns acordos como a realocação desses moradores em área apropriada.

 

Fernando Ferro ex-deputado federal disse em rede que foi uma “ação precipitada de um juiz que provocou essa ação da Polícia Federal com gente ferida. É mais uma ação truculenta da justiça que desconhece o problema social, um grave problema entre posseiros e indígenas. Uma situação extremamente grave que não respeita os Direitos Humanos, direitos sociais, Direitos Trabalhistas e não tem o sentido da mediação.”

 

Para uma justa reintegração os moradores têm direito a caminhões, oferecidos pelos interessados, para retirar suas coisas, ter acesso às suas moradias para retirar seus bens pessoais, seus documentos, tempo hábil para fazer isso, e, principalmente, a prefeitura ou estado tem que ter cadastrado esses moradores para que eles sejam levados a uma solução habitacional. Mesmo que não haja solução permanente no momento da reintegração, deve-se encontrar uma solução intermediária.

 

Outro fator grave destacado no local foi a ausência do poder público municipal: a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Jatobá – PE não estavam lá para nenhum tipo de assistência aos idosos, crianças, mulheres e doentes, o que aponta para a negação do direito à moradia e ao bem estar social, que é uma garantia constitucional.

 

Mais detalhes

 

1987
O terreno que compreende os sítios de Bem querer de baixo, Bem querer de cima, Caldeirão e Cacheado, foi demarcado e decretado como terra indígena.

 

1993
O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contra os ocupantes/posseiros/não-índios e contra Funai, Incra e Governo Federal para que os ocupantes saíssem, que a Funai e União levantassem as benfeitorias de boa fé, como por exemplo uma casa, uma plantação e pagasse as benfeitorias.

Que o Incra cadastrasse as famílias que têm perfil de clientes da reforma agrária para reassentá-las. Nem todas as famílias que estão lá podem ser reassentadas.

 

2003
Houve sentença e a ação civil foi acatada fixando essas obrigações aos órgãos e ordenando a saída dos não indígenas.

 

2010
A sentença transitou em julgado, não mais podendo haver questionamento.

 

2011
Houve tentativas de conciliação para saída pacífica, mas os ocupantes resistiam. Os posseiros não deixavam a Funai fazer a avaliação das benfeitorias de boa-fé – avaliação de quanto vale um imóvel para pagar a indenização

 

2015 e 2016
Os depósitos da indenização da Funai foram feitos. O pagamento foi realizado para as pessoas caracterizadas pela Funai como de boa-fé – que não sabiam que não poderiam ocupar aquele local.

 

2017
Juiz de Serra Talhada assinou acordo com os posseiros/ocupantes/não-indígenas concordando com a retirada e que a desocupação seria progressiva – 25% a cada três meses.

Em julho de 2017, a Funai percebendo que ninguém havia saído, entrou na Justiça pedindo providências. No acordo, os líderes dos ocupantes se comprometeram a pagar uma multa de R$ 2 mil cada um (duas pessoas) caso não saíssem. Foi pedido bloqueio judicial e eles entraram no Tribunal pra que fosse suspensa esse bloqueio

 

2018
Esgotou-se o prazo do acordo em fevereiro e março deste ano. A Justiça ordenou que a Polícia Federal cumprisse a desocupação à força em 45 dias.

Os não-indígenas entraram com o agravo de instrumento alegando que as terras dadas como indenização não prestavam, que não houve depósito da indenização em conta para suspender essa retirada. Operação estava em curso desde maio, mas foi suspensa pra que se esclarecesse a situação.

Nesta terça (19 de junho), a 4ª turma do TRF negou o agravo dando 90 dias para sair das terras de forma pacífica.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 40

  1. Anônimo says:

    isso e uma vergonha

  2. Márcio! says:

    E o povo ainda acha que votando em Bolsonaro será a solução de todos os problemas…tadinhos, se enganam, pois com as polícias truculentas e despreparadas que temos só ficará pior com a eleição de um facista!
    Me deixe viu!

    • PAULO says:

      VC DEVERIA LER MAIS, UMA DAS PROPOSTAS DE BOLSONARO É REDUZIR A ÁREA INDIGENA QUE ELES NAO OCUPAM. E OUTRA COISA, ELES REALIZARAM UM ACORDO AO FINAL, SE VC LEU A MATÉRIA E, DECISÃO JUDICIAL TEM QUE SER CUMPRIDA. É MELHOR JAIREM SE ACOSTUMANDO

      • Felipe Sampa says:

        Jair pode se acostumando msm com o indice de homicidios altassimo quando esse merda assumi a presidencia pq ele pode ganha agora so não pode fala que ganhou de Lula honestamente, pq o cara pra vira mito pra mim tem que ganha de Lula nas urnas enquanto a isso esse Jair pra mim continua sendo um lixo como sempre foi na politico lixo que nunca servu nem ao proprio estado que foi eleito..

    • zilda says:

      e tú vota em quem? c… vai vender o voto pros Petralhas tb éh ?

    • Jeferson BTN says:

      Márcio, só por curiosidade, vc sabe o que significa a palavra “fascista”, ou só repete feito boneco de ventríloquo o que os seus “líderes” falam? Lembrem-se que este problema atravessou todo os governos dos petralhas sem solução…

      • lenomarley says:

        Ele não sabe escrever nem a palavra correta, vai saber o que é!

  3. Maria says:

    Meu Deus tem misericórdia.

  4. JATOVA FIQUE EM PAZ says:

    Queria saber se o homem que está baleado sem reaçao nenhuma em uma residencia com rola nos videos ficou com vida? Pq pelo desespero de seus parentes creio que não!
    Por que nao divulgaram na materia? Pra nao mostra que foi pior ainda como menciona aqui?
    Infelizmente os malfeitos feitos por aqueles que tem armas nas maos, sejam elas de fogo ou , são omitidos a sociedade.
    Que Deus os abençoe e os protejam e que o resto de todo este processo seja pacifico, e nao repleto de tanta violência e crueldade.

  5. Alice says:

    Enquanto isso os bandidos de Brasília estão lá de boa, usando apartamento funcional, entre muitas outras vantagens. Para que mexer com quem é pobre? Tirar de quem já não tem. O erro dos índios foi ter permitido a entrada de Cabral no Brasil, este sim merecia apanhar! A partir daí o Brasil virou o país das injustiças!

  6. Miriam says:

    Que Deus tome conta desse povo.

  7. Revoltada says:

    Olha ai que merda

  8. Revoltada says:

    Pra que a Funai que tantas terras bolssonario esta mais do que certo

    • adevogata says:

      concórdo! em outubro é 17 CONFIRMAAA!!!!! JAIR MESSIAS BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL!!!!!!

  9. Francisco says:

    Vai piorar se Bolsonaro for eleito………..

    • Revoltada says:

      Bolsonario falo que NÃO daria nem mais um centimetro de terra pra índio nenhum pra que índio que tanta terra porque e tudo preguiçoso nao cultiva vive as custa do governo funai

      • Indígena says:

        Preguiçoso? Tu achas que tá no país de quem em neo-brazileira imunda, só repete a mesma baboseira feito boneco de ventríloquo, tu não tens opinião própria, não tem argumentação, tás aí a repetir feito disco arranhado, tudo isso que tu falou aí leu de uma página de facebook e quer falar besteira, tu já fostes em terra Indígena, hein acéfala? tu ao menos sabe o que pensamos? fale por você, deve ser uma …pra caramba que …e quer descontar nos outros, o que tu cultiva? tu faz o que da vida? tu vive as custas do governo que eu sei e depois quer falar que os outros adotam esses mesmo modo de vida teu! neobrasileira suja, só repete o que os outros dizem, vai ler algo … do inferno.

  10. Junior says:

    A prefeita deu toda atenção aos que precisavam de ajuda sim, lá estava duas ambulâncias, inclusive uma Samu com médica que trabalha no município , enfermeiro e técnico de enfermagem, que lá estava olhando a pressão das pessoas e dando atenção e mantendo a calma para todos.

    • sério says:

      A PREFEITA TEM FAZER MAIS , É POUCO . POIS O MUNICÍPIO ESTA AS MOSCAS . NÃO DESENVOLVE .

    • Revoltado says:

      Vc mora onde ? Aqui q não é,porque eu sou daqui e essa prefeita q vc fala não deu a mínima pro povo e o SAMU q tava era do corpo de bombeiros q véi junto com a PF,não fale as coisa sem saber

  11. Barrageiro says:

    Esse nosso país é uma merda, tratam muito mal pessoas inocente

  12. j brito says:

    isso e uma palhaçada cade os veriadores prefeito para dar a poio os moradores essa porcaria de gorvenante so qurem saber do povo no tempo de politica manda esses vagabundos e para p….por inferno no dia da eleiçao quando chegar na porta querendo voto joque merda na cara deles os veriadores junto com prefeito sao muitos fraco manda tds eles para p…..que par…..sao tds falso nao merece o respeito de vcs esse e o nosso brasil so tem lei para os fraco indio que terra no mole va trabalhar se tds terra vou do indio brasileiros estao fudidos que porra de indio tds vcs da regiao juntes tds e bota pra quebra

  13. Jan. says:

    Isso é uma falta de absurdo, esses índio nem índio são, tudo folgado se fizer uma triagem 90% não é índio.

  14. Anônimo says:

    Indignada

  15. Denílson says:

    O EUA é uma potência mundial, pergunta lá o que eles fizeram com os Índios, aqui índio usa internet kkkkkkkkk

    • ? says:

      Quer dizer que pra virar uma potência mundial precisa fazer um genocídio com os povos nativos? Isso diz muito de sua índole, você é só mais um infeliz que tenta justificar ódio há um povo todo, cuidado pra isso que você deseja não se volte contra si mesmo.

  16. Marcelo Arcoverde says:

    E os venezuelanos são tratados muito bem enquanto os nossos se ferram.

  17. observador says:

    É ENGRAÇADO TANTAS TERRAS ABANDONADAS E OS ÍNDIOS NÃO TOMA POSSE AGORA AONDE TEM CASA PLANTIO ELES QUERES OCUPÁ-LOS REBANHOS DE PREGUIÇOSOS E APROVEITADORES ISSO SIM

    • Maria. says:

      Essa é a mais pura verdade muitos se dis ser índio só pra aproveitar os benefícios do governo

    • Indígena says:

      engraçados vocês aproveitando essas situações para ofender todos nós, deixem de generalizar isso bando de burros

  18. sério says:

    AQUI NO BRASIL É UMA … , SÓ FUNCIONA PRO PEQUENO..TANTO BANDIDO SOLTO POR AI , JUSTIÇA NADA FAZ , PANELINHA [FIQUEM DE OLHO EM QUEM VOTAR ] PODERIA HAVER UMA FORMA MAIS CLARA DE VOTO . DEUS CONFORTE ESSAS FAMÍLIAS . SÓ EXISTE LEI E INJUSTIÇA PARA OS PEQUENOS .

  19. Home de fé says:

    Meu Deus isso tem que ser denunciado as autoridades cabíveis

  20. Messi says:

    Desde 1987 e esse pessoal não saiu. O que não faltou foi paciência por parte da justiça.

    • Indignado says:

      O pessoal não saiu desde 1987 porque a justiça desde esse tempo não se preocupou em reassentar esse povo todo com as devidas indenizações justas, só quer pagar micharia, pra alguns moradores tinha indenização de 50 reais, repito 50 reais de indenização que queriam pagar para alguns moradores pelos imóveis, isso é indenização ou esmola?? Para de falar besteira seu Messi porque você não sabe nem da metade do sofrimento que estes moradores dos sítios bem-querer, caldeirão e caxeado estão passando com essas humilhações seu bobão! !

  21. Mari says:

    Fazem essas brigas por terra pra deixarem abandonada por que ninguém planta nada e as casas os cupins e quem vai acabar. Enquanto os moradores sofrero pra construir e vim gente pra tomar não acho isso certo

  22. Indignado says:

    O pessoal não saiu desde 1987 porque a justiça desde esse tempo não se preocupou em reassentar esse povo todo com as devidas indenizações justas, só quer pagar micharia, pra alguns moradores tinha indenização de 50 reais, repito 50 reais de indenização que queriam pagar para alguns moradores pelos imóveis, isso é indenização ou esmola?? Para de falar besteira seu Messi porque você não sabe nem da metade do sofrimento que estes moradores dos sítios bem-querer, caldeirão e caxeado estão passando com essas humilhações seu bobão! !

  23. Observador says:

    Lendo a noticia e os comentários fica extremamente evidente a falta de sensibilidade, capacidade crítica, conhecimento geral e principalmente EMPATIA! Nenhum de nós gostaria de ter que ser removido de nossas casas após anos de moradia, apego à terra, às pessoas. São prontos a criticar minorias, sob a égide do ” pra que indio quer tanta terra sem produzir!”, ou “indio só serve pra receber dinheiro da Funai”… Um valor irrisório perto do que os “nobres” deputados e senadores recebem anualmente para nos servir. Já que foi citado o candidato que tem costume em criticar índios e quilombolas, aquele mesmo que recebia auxilio-moradia já possuindo imóvel, o mesmo que durante anos teve funcionária fantasma aquela mesma, a Wal do açaí), o mesmo parlamentar medíocre de quase 30 anos de mandatos e produção ínfima, que não possui experiencia alguma em gestão pública nem privada, nunca geriu nada além do próprio gabinete, devidamente ocupado por parentes, mas que vive repetindo que é quase impossível empreender no país sem nunca ter sido empresário, a coisa realmente vai ficar dificil não só pros povos indigenas e quilombolas, mas pra todo mundo. Além de não ter um projeto de união nacional, apoia plenamente a selvageria de posse ilegal de terras por grandes fazendeiros Brasil afora, que são os verdadeiros interessados em desapropriações de terras indigenas e quilombolas. Não nos enganemos. As soluções para o país não são simples e o Brasil não é para amadores.

    • Felipe Sampa says:

      Ainda bem alguem aqui ta com os olhos bem aberto pra realidade politico e social no nosso pais, pq ate aqui OBSERVADOR so vi coisas de pessoas ingnorantes pensando que um parlamenta com 30 anos de carreira politica na vida vai salva a patria.

  24. Só observo says:

    Que nada rapaz esses índios tem direito demais, por que não vão trabalhar pra conquistar,querem tomar o que e dos outros.bando de desocupados.

  25. Márcio! says:

    O candidato facista de extrema direita Bolsonaro é “QUALIFICADO”, pra tal, bastar ver no YouTube a entrevista do mesmo falando sobre à mortalidade infantil, “à mortalidade infantil é culpa das gestantes que nao escovam os dentes”…kkk, hilário!
    Me deixe viu!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!