Em atividade extraclasse, coordenado pelo Professor de Física e Mestre em Ensino de Astronomia, Manoel Pereira, os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica/CETEPI 1, realizaram os lançamentos de foguetes feitos com garrafa pet com propulsão à água.
Nesta prática, o professor junto com seus alunos, observam os fenômenos físicos que possibilitaram a construção de foguetes que levaram os humanos ao espaço, bem como as relações com os conteúdos vistos em sala, como Leis de Newton, aerodinâmica dos foguetes, Cinemática, Leis dos Gases e as Leis da Termodinâmica.
Para o professor, “fazer esse tipo de atividade, mais que possibilita os alunos verem, na prática, o que só é visto em teoria, mas também permite que os mesmos vislumbrem trabalhar na área da engenharia, aeronáutica, mecânica, segurança do trabalho, mecatrônica ou no desenvolvimento de softwares e hardwares, na construção e funcionamento de naves e veículos, sejam eles terrestres ou espaciais.”
Esse projeto faz parte da programação feita pelo professor Manoel Pereira, para as comemorações dos 50 anos da chegada do homem à Lua que culminará na 2º mostra de Astronomia, a ser realizada no próprio CETEPI, no mês de novembro deste ano.
O Cetepi certamente tem muito a ganhar tendo Manoel no seu quadro. Parabéns. Vi passar alguma coisa estranha aqui por cima das nossas cabeças, cá no Atlântico norte e não sabia que era um dos artefatos dos briosos alunos de Manoel.
Engraçado né, se o homem foi a lua na época que tinha menos tecnologia, então por que até hoje não retornou 🤔
Não retornaram porque nunca foram. Tudo armação…
Essa ida a lua está inserida no contexto da guerra armamentista/tecnológica no período da Guerra Fria. Os EUA queria demonstrar que eram mais capazes do que a URSS.
Com o fim da Guerra Fria não existe mais uma “grande motivação” para se fazer outra viagem dessas. Não se pode esquecer que isso é algo extremamente caro e não é somente um problema de tecnologia.
Muito interessante, só faltou um lançamento… muita selfie e pouca ação.
Parabéns Manoel e aos alunos do CETEPI 1! Pelo brilhante projeto.
O homem nunca foi a lua
Kkkkk, pois é né, vivemos no mundo cheio de tecnologiaa atualmente , e ainda não retornaram pra lá, aí tem coisa…
Parabéns professor👏
Ele é o Bolsonaro da física!
Parabéns!
Faltou um vídeo mostrando as decolagens, mas está tudo certo! Parabéns!
Parabéns professor Manoel!!!!