26 de julho de 2025

Aluno diz que UNEB de Paulo Afonso faz pouco caso com o curso de Biologia

Por

OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO
Mensagem enviada através do site em 3/2/2012 – 16h50m
=======================

Nome: Messiah
E-mail: [email protected]

Mensagem: Caro Ozildo Alves, venho através dessa mensagem externar a minha indignação para com as pessoas da UNEB Campus VIII, do curso de Ciências Biológicas, envolvidas no processo do reconhecimento do curso. Há oito anos, quando houve a mudança da grade curricular do curso de Biologia, se fez necessário a formulação de um novo projeto de curso, para ser enviado a UNEB e ao MEC para que o curso de Biologia pudesse reconhecido. No entanto, mesmo após esses 8 anos, esse projeto até o presente momento ainda não foi feito. Sempre que algumas pessoas procuram saber informação sobre o mesmo, são dadas desculpas esfarrapadas de que o projeto está pronto, que foi mandado para Salvador, mas não é o que acontece de fato.

Durante esse período de 8 anos, mais de 100 pessoas já se formaram nesse curso, e no entanto, nenhum deles possui o seu diploma de graduação, fato esse que nos impede de prestar concursos públicos que exijam esse documento, de concluirmos nossas pós graduações (mestrado, doutorado, especialização),de darmos entrada no conselho de classe, CRBio, e de vivermos da maneira que optamos, dentro do mercado de trabalho para biólogos, o que nos deixa de mãos atadas para darmos continuidade aos nossos projetos, nossos ideais.

Se estudamos, batalhamos, muitos destes estudantes estiveram longe das suas casas e familiares, alguns até passando por necessidade, mas nunca desistindo, para alcançar o objetivo de ter um curso superior, nada mais justo que a UNEB se esforce para que o curso seja reconhecido e assim os diplomas possam ser emitidos. O que parece é que não há comprometimento algum por parte daqueles que se dizem "profissionais da educação" e que o reconhecimento desse curso também não faz diferença alguma, pois no final do mês, o salário sempre está na conta dessas pessoas. Para se ter uma ideia, o curso de direito, que é bem mais recente que o curso de biologia, já enviou o seu projeto e o curso está para ser reconhecido.

Os cursos de biologia em outros campi da UNEB já foram reconhecidos, como o de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, mas só o de Paulo Afonso parece estar estagnado, parado no tempo. Enquanto isso, muitos dos que se formaram, buscam outras alternativas para se manter, procuram outras áreas no mercado de trabalho, outros meios de vida, pois como biólogo, a UNEB está nos impedindo.

O que estamos querendo Ozildo,  é somente o que é nosso por direito e mérito, que é o nosso diploma de graduação. Quando prestamos vestibular e passamos, não estávamos lá para brincar de estudar não, estávamos em busca dos nossos ideais. Por isso, venho externar esse fato a toda a sociedade, através do seu veículo de comunicação, para que alguma providencia seja tomada e nós, alunos e ex-alunos, não sejamos ainda mais prejudicados por isso. A educação de qualidade é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, e pessoas com educação deixam de ser e estar alienadas pelos governantes. Estamos lutando pelo que é nosso de direito, uma conquista nossa e gostaria que uma discussão fosse aberta principalmente com os responsáveis lá na UNEB, para que eles possam prestar esclarecimentos sobre o tamanho descaso com o reconhecimento do curso.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!