5 de maio de 2025

Índio Tuchá disputará a Prefeitura de Rodelas nas Eleições 2012

Por

Por Geraldo Alves (ganoticias.com.br)

Na amanhã desta sexta-feira (03.02) o ganoticias.com.br conversou com o jovem indígena Dipeta que falou sobre vários assuntos demonstrando claramente que o município de rodelas necessita de mudanças estruturais com priorização na agricultura familiar. Francisco Carlos (Dipeta Tuchá), 37 anos, Policial Militar, Filho de Agricultor, Agricultor, APOINME Articulação dos povos e Organizações Indígenas do NE, Minas Gerais e do Espírito Santo, Comitê de bacias hidrográficas do Rio São Francisco, Comitê de caatinga do estado da Bahia, IMA – Instituto do Meio Ambiente, CONSEA – Conselho de segurança alimentar do estado da Bahia.

GANotícias: Como você avalia o atual momento político de rodelas?

Dipeta – Temos visto há muito tempo na política de rodelas um rodízio de famílias, nasci um novo modelo de fazer política com um nome vindo dos movimentos sociais e com coragem para lançar um nome para a disputa majoritária. Nosso nome hoje é cotado pelas minorias e os movimentos sociais, nossa agremiação é o partido republicano brasileiro. Agente não tem recurso para fazer frente ao poder econômico o qual representa o atual gestor, mais temos uma candidatura de vem da vontade do povo. Não iremos tomar dinheiro emprestado para depois termos que sacrificar o povo de nossa terra, vamos seguir a linha de trabalho do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, trabalhar para o povo. Estaremos empenhados em discutir e colocar como prioridade de nossa campanha o incentivo a agricultura familiar trazendo de volta os bons tempos em que produzíamos mais de 200 mil toneladas de alimentos ano, discutiremos também a reforma agrária…

GANotícias: Além do PRB existe a possibilidade de haver uma junção entre os partidos de oposição para enfrentar o prefeito?

Dipeta – Rodelas tem 04 pré-candidatos a prefeito, eu, Dipeta Tuchá sou um, o atual prefeito e outro e devemos surgi mais dois. Nossa candidatura nasceu para seguir enfrente, podemos perfeitamente fazer uma junção com o Partido democrático trabalhista – PDT estamos conversando. Queremos desconstruir esse sistema de rodízio que existe entre duas famílias tradicionais de rodelas e vamos apresentar pela primeira vez a candidatura de um índio, filho de agricultor e agricultor e funcionário público seremos a terceira via.

GANotícias: Você fez parte da campanha que ajudou a eleger o atual prefeito. Qual foi sua maior frustração com a gestão do comunista Emanuel?

Dipeta – Política é um momento de euforia, nos estávamos eufóricos pela mudança assim como o povo e ele conseguiu ser eleito por que o povo apostou na mudança. Nós também acreditamos na mudança, no entanto a frustração tomou conta de todos nós. Tínhamos um projeto para ser executado juntamente com o prefeito e ele simplesmente trilho um caminho diferente, se o projeto não foi realizado caminharemos no intuito de fazermos política para o povo e não para um grupo de amigos e familiares.  Os sem terras, índios, quilombolas são cada vez mais vitimas das classes dominantes. Queremos trabalha com projetos que elevem o porte de nossa cidade e acreditamos que projetos náuticos para o turismo de aventura será nossa grande aposta. Avançamos muito na parte de agricultura como no caso do coco e queremos incrementar na parte da agricultura familiar como um todo, são projetos que temos acompanhado de perto. Se trabalhador não tiver a terra como que ele vai sustentar a família dele.

GANotícias: Qual sua mensagem final para nossos leitores?

Dipeta – Pensem bem, dinheiro os “poderosos” tem de sobra e o que vamos enfrentar podemos dizer que é a campanha do “tostão” contra o “milhão”. Não venda seu voto.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!