Menos de 24 horas depois de praticar dois homicídios e tentar estuprar uma mulher, no município de Cipó, o carpinteiro Nelson Jesus dos Santos, o “Galdêncio”, 37 anos, foi preso no domingo (18), por investigadores das Delegacias Territoriais (DT) de Cipó e Ribeira do Pombal. Encontrado escondido em um matagal, Nelson foi conduzido à DT de Cipó, onde confessou os crimes.
No sábado (17), o carpinteiro esteve no bar Recanto dos Amigos Damas de Ouro, na localidade de Fazenda Pau Ferro, na zona rural de Cipó. Nelson costumava frequentar o estabelecimento e conhecia a proprietária Ivangivalda de Santana Ribeiro, 38, assassinada por ele com vários golpes de punhal quando estava distraída falando ao celular.
No depoimento prestado à titular da DT de Cipó, delegada Lígia dos Santos Lima Macedo, Nelson confessou ainda ter tentado estuprar a garçonete do bar, Ana Carla Costa Silva, 31, no momento em que a funcionária retornara ao estabelecimento trazendo uma porção de acarajés encomendada pelo criminoso.
Ameaçando-a com o mesmo punhal que atacara Ivangivalda, Nelson ordenou que a garçonete se despisse. Enquanto o carpinteiro dispensava o punhal para tirar as roupas, Ana conseguiu fugir em direção a rua e pediu ajuda numa casa vizinha. Acionada, a polícia chegou rapidamente ao local, mas Nelson conseguiu se evadir, sendo encontrado pelos investigadores em um matagal próximo ao local do crime.
Na Delegacia de Cipó, o carpinteiro alegou ter atacado Ivangivalda e Ana Carla por acreditar que elas influenciaram no término de seu relacionamento com uma mulher identificada como Amarilda, também conhecida das vítimas.
Latrocínio
Nelson confessou ainda o latrocínio do taxista Antônio Dantas Dias, o “Bigode”, praticado, no sábado (17), com a cumplicidade de José Carlos Cardoso Jesus Santos, o “Periquito”, 25. O taxista, que teve o dinheiro das corridas roubado pela dupla, foi morto com o punhal pertencente ao carpinteiro.
Após o crime, eles esconderam o corpo de “Bigode” num terreno na zona rural de Ribeira do Pombal e depois de repartirem o produto do roubo dispersaram-se. Já na Delegacia de Cipó, Nelson informou aos policiais o destino de “Periquito”, encontrado pouco tempo depois, no centro de Ribeira do Pombal.
Autuado em flagrante por latrocínio, ocultação de cadáver e tentativa de estupro, Nelson ficará custodiado na carceragem da DT de Cipó, à disposição da Justiça. José Carlos, já recolhido ao xadrez da DT de Ribeira do Pombal, foi autuado pelo delegado titular, Equiber dos Santos Alves, por latrocínio e ocultação de cadáver.